Dia Mundial das Doenças Raras: empresa polonesa disponibiliza plataforma gratuita com IA para pessoas realizarem diagnóstico
29 de fevereiro de 2024Algumas doenças raras possuem sintomas que podem ser confundidas com doenças comuns, dificultando o diagnóstico
No último dia de fevereiro, 29, é comemorado o Dia Mundial das Doenças Raras, data com o objetivo de conscientização, reforçar a importância do diagnóstico precoce e buscar incentivos para o desenvolvimento de pesquisas. Pensando na data, a Saventic Health, empresa polonesa – que iniciou operação no Brasil em 2023 – de tecnologia que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para acelerar o diagnóstico de doenças raras, disponibilizou gratuitamente uma plataforma para que pessoas com algum sintoma ou limitação, ainda sem diagnóstico, possam realizar uma avaliação.
Segundo a empresa, para pedir a avaliação, o paciente compartilha seu histórico médico, sintomas, entre outras informações sobre estado de saúde, além de anexar resultados de exames já realizados. Os algoritmos da plataforma vão “ler” estas informações e estimar a probabilidade de alguma doença rara. Os interessados poderão acessar a plataforma gratuita através do site.
“Com base nas informações compartilhadas pelo paciente e na análise gerada pelo algoritmo, a nossa equipe médica, composta por clínicos gerais, imunologistas, geneticistas, entre outras especialidades, irá analisar cada caso individualmente. Havendo médio ou alto risco de doenças raras, podemos encaminhar o paciente para a realização de exames ou para um Centro de Referência, a depender da suspeita”, diz Szymon Piatkowski, fundador e CEO da Saventic.
É considerado uma doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em uma margem de 100 mil indivíduos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente não há um número preciso de doenças raras, mas estima-se que existam cerca de sete mil tipos diferentes em todo o mundo. Cerca de 80% das doenças raras no mundo são de causa genética e 20% de causas ambientais.
Algumas doenças raras possuem sintomas que podem ser confundidas com doenças comuns, dificultando o diagnóstico. “A maioria das doenças raras não têm cura, mas possuem tratamentos que ajudam a controlar os sintomas, oferecendo maior qualidade de vida ao paciente. Na plataforma é possível encontrar uma descrição dos sintomas, causas e procedimentos disponíveis para as doenças”, finaliza Piatkowski.
Sobre a Saventic Health
Fundada em 2019 na Polônia, pelo Szymon Piatkowski e o Profº Grzegorz Basak, a Saventic é uma empresa de tecnologia que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para acelerar o diagnóstico de doenças raras. Com base nas informações compartilhadas pelo paciente – através de sintomas, históricos e exames já realizados – e na análise gerada pelo algoritmo, a equipe médica, composta por clínicos gerais, imunologistas, geneticistas, entre outras especialidades, irá analisar cada caso individualmente. Havendo médio ou alto risco de doenças raras, podem encaminhar o paciente para a realização de exames ou para um Centro de Referência, a depender da suspeita. A Saventic tem operação na Polônia, Alemanha, Canadá e iniciou suas atividades no Brasil em 2023. A empresa ainda pretende expandir sua operação para França, Espanha, México, Colômbia, Chile e Argentina, ainda em 2024.
Nutrindo um amanhã promissor: o imperativo para uma adoção abrangente de IA na indústria
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.