A Carteira de Identidade Europeia na visão de Jan Rochat, cofundador da AET Europe
24 de junho de 2022A carteira de identidade: nenhuma razão para pés frios
Por Jan Rochat, Cofundador e Líder de Inovação da AET Europe
Um artigo em resposta a uma notícia holandesa no nu.nl, onde são expressas preocupações sobre os planos para uma carteira de identidade europeia: Gabinete e Câmara dos Representantes têm objeções à identidade digital europeia.
A União Europeia quer que todos nós tenhamos uma carteira de identidade. Uma carteira digital com espaço digital para uma carteira de motorista digital, um cartão de biblioteca digital ou qualquer outra coisa digital que você costuma manter em sua carteira física.
Existe um certo cepticismo em relação a esta ambição europeia. Vou explicar abaixo porque os pés frios não são necessários.
A Carteira de Identidade está no seu celular, então fica fraternalmente ao lado da sua carteira física no seu bolso. Portanto, ele não é armazenado em algum lugar em um sistema central, como sugere o artigo sobre nu.nl. Afinal, a Carteira também deve funcionar se você quiser usá-la sem conectividade com a Internet disponível.
É um equívoco que, para usar uma carteira de identidade, todos nós precisamos de um ID digital europeu.
A comparação com uma carteira normal também se aplica aqui. Assim como um holandês pode ter uma carteira de motorista holandesa em sua carteira física e uma carteira de motorista digital holandesa em sua carteira digital, um alemão pode ter as contrapartes alemãs dessas carteiras.
A ideia da Carteira de Identidade é que você faça acordos sobre as características do que você coloca na Carteira. Compare-o com os recursos dos diferentes cartões de plástico em sua carteira física. Para poder distinguir o cartão de biblioteca digital da carteira de motorista digital, você deve concordar com o que torna esse cartão um cartão de biblioteca ou uma carteira de motorista.
Além disso, você precisa ter um método para determinar quem emitiu a carteira de motorista digital. Para isso, pode ser usada uma assinatura digital, um método confiável que já foi providenciado na Europa (para entusiastas; EIDAS).
Você então concorda em quais assinaturas digitais você confia e a carteira de motorista digital em sua Carteira é um fato.
Ao repetir este método para outros ‘casos de uso’, você pode começar a preencher e usar sua Carteira de Identidade.
Para concluir, gostaria de fazer uma última comparação com a carteira física. Usamos o termo carteira de identidade acima. Você pode pensar que todos nós usamos o mesmo aplicativo para esta carteira, como se houvesse apenas uma opção. Mas mesmo este não é o caso.
O que precisa acontecer a nível europeu é que façamos acordos sobre como uma carteira de identidade se comunica com o mundo exterior. Cada país pode criar uma ou mais carteiras de identidade que podem coexistir.
Como você pode ver, pouco resta das objeções que são levantadas!
Se você ainda tiver dúvidas depois de ler esta resposta, não hesite em entrar em contato comigo ou com um colega da AET Europe É nosso trabalho diário lidar com os desafios da confiança (digital). Estamos felizes em ajudar.
Jan Rochat, Cofundador e Líder de Inovação AET Europe
Artigo orginal: The Identity Wallet: No Reason for Cold Feet
AET Europe é líder global na área de soluções de segurança digital.
Fundada em 1998, é especializa na criação de soluções seguras em identificação, autenticação, assinatura digital, consentimento e gerenciamento de credenciais
Fornecemos soluções de segurança para identificação de usuários, autenticação e assinaturas digitais. Outras informações https://aeteurope.com
Leia outros excelentes artigos da AET Europe aqui!
AET obteve o certificado ISO 27001 e ISO 9001 este mês
Como melhorar a segurança no uso de e-mail?
O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.