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Vitrines inteligentes analisam comportamento do cliente para personalizar sugestões

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20 de maio de 2024

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21 de janeiro de 2023

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18 de janeiro de 2023

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21 de dezembro de 2022

Tecnologia de recomendações inteligentes no e-commerce pode ser solução assertiva para fidelizar clientes e enaltecer a experiência

Você sabia que uma experiência ruim pode ser um fator determinante para afastar potenciais consumidores e comprometer os resultados do seu negócio no e-commerce? Isso é o que revelou um estudo da consultoria Gartner.

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados possuíam grandes chances de migrar para concorrentes se expostos a experiências desconfortáveis.

Pensando em oferecer uma boa jornada aos usuários, os lojistas têm buscado estratégias para atrair e fidelizar os consumidores, algumas delas usando a inteligência artificial a seu favor. Um bom exemplo são as vitrines inteligentes.

Elas são como vendedores virtuais recomendando produtos de forma inteligente dentro da loja online. Fazem parte de um sistema de recomendação que utiliza algoritmos, análise de dados e inteligência artificial para sugerir itens relevantes para os consumidores.

“No e-commerce, essas vitrines servem para atrair potenciais clientes ao seu negócio. Como são intuitivas, elas devem apresentar os produtos para atrair a atenção e trazer destaque em meio a concorrência”, detalha Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina.

Para quem ainda tem dúvidas sobre os benefícios das vitrines inteligentes para o e-commerce, Schiavini destaca que a ferramenta aumenta a experiência de compra dos usuários, fideliza clientes, melhora o giro de estoque, além de aumentar a taxa de conversão e o ticket médio. A seguir, o executivo explica os três principais tipos de vitrine inteligente. Confira:

Vitrines personalizadas – Funcionam como os vendedores das lojas físicas, sugerindo produtos e indicando similares.

O sistema de recomendação analisa quais são os produtos que o cliente está procurando no campo de busca, em quais está clicando para ver mais detalhes, se algum produto foi adicionado ao carrinho de compras, entre outros comportamentos. Com esses dados, faz recomendações de acordo com as preferências do usuário.

Vitrines não personalizadas – Aqui, a loja virtual também vai fazer sugestões para os consumidores, mas sem se basear nos dados de navegação de cada um.

Você terá acesso aos produtos dispostos na vitrine padrão do site e a plataforma também vai fazer recomendações, mas provavelmente serão itens em lançamento, produtos mais vendidos, mais vistos, últimas unidades ou ofertas – o que ele mostraria a qualquer cliente.

Vitrines autônomas – Essa é uma versão mais eficiente das vitrines de recomendação. Graças a um sistema de recomendação com inteligência artificial, que faz análises em tempo real, as vitrines mais interessantes para cada usuário se posicionam sozinhas, nos lugares mais estratégicos e sem a necessidade de configuração.

Até mesmo as seções mais genéricas, como a de lançamentos e de ofertas, podem ser ajustadas automaticamente, com base nas preferências do consumidor.

Sobre a SmartHint

Fundada em 2017, a SmartHint é o maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, e tem como foco principal elevar a experiência de compra online. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Grupo Magalu.

Combinando busca e recomendação proativa, com vitrines que agem como “vendedores virtuais” e pop ups de retenção, suas soluções ajudam a aumentar em cerca de 30% as vendas online das marcas.

A SmartHint trabalha com mais de 25 segmentos e possui integração com mais de 35 plataformas de vendas pela internet. Suas ferramentas são usadas por empresas como Multilaser, Philco, Wine, Lego, Kabum, Kipling e Diesel.

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