Uso de Certificado Digital nas operadoras de turismo. Ouça
19 de agosto de 2020Tecnologia já utilizada em uma série de segmentos econômicos, a assinatura digital pode estar presente também nas operações das empresas do segmento turístico
Esse é um setor que vem mudando rapidamente, sobretudo nos últimos anos, com um crescimento dos sites especializados em serviços turísticos. Tais como aqueles que oferecem reservas de hotéis, pousadas, voos, locações de veículos e dos grandes “hubs” on-line, que oferecem pacotes customizáveis com todos esses serviços com acesso digital.
Para as empresas mais tradicionais do setor, enfrentar a concorrência e se preparar para navegar nesse novo universo acaba sendo um enorme desafio. Afinal, no mundo conectado, o cliente exige cada vez mais praticidade e segurança.
Nesse sentido, uma pesquisa da Serasa Experian realizada em fevereiro deste ano mostrou que 26% dos sites das operadoras de turismo não possuíam o chamado certificado digital de segurança SSL (sigla em inglês para Secure Socket Layer).
Essa “camada de proteção” garante uma conexão segura entre o servidor e os dados trafegados, tudo utilizando um sistema de criptografia. Os riscos de navegar pelo site de uma operadora sem o certificado digital são grandes; os dados inseridos no site para a compra podem ser roubados por hackers.
Para as operadoras, a modernização deve ocorrer em todas as frentes. Desde a já mencionada e fundamental garantia da segurança nas operações até a oferta de tecnologias que facilitem a vida do cliente.
Sendo uma delas o uso da assinatura digital, que permite ao cliente que está adquirindo um pacote de viagem assinar toda a documentação sem a tramitação física do papel.
Isso, claro, facilita a vida do consumidor, mas na outra ponta traz benefícios também à operadora, na medida em que, por exemplo, reduz os custos com papel e armazenagem e ao mesmo tempo minimiza o risco de desistências (na medida em que o processo todo é mais rápido).
Quer saber mais como o Certificado Digital podem ajudar sua empresa?
Vale lembrar, por fim, que “assinatura eletrônica” é um termo amplo, do qual a assinatura digital é uma espécie, que, por sua vez, é atrelada a sistemas criptográficos e extremamente seguros.
Fonte: Blog da Serasa Experian
Ficou mais simples emitir Certificado Digital para PJ. Ouça
Futuro da Certificação Digital no Brasil. Ouça
Como digitalizar documentos com validade jurídica? Ouça