Últimas notícias

Fique informado

TRT/RJ abre procedimento para apuração de fraude

14 de novembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Entrevista com Célio Ribeiro sobre as fraudes envolvendo certificados digitais no TRT do Rio de Janeiro

A ICP-Brasil é extremamente robusta e confiável. Com certeza, uma das ICP mais eficientes do mundo. Em termos sistêmicos, é totalmente confiável

14 de novembro de 2022

TRT/RJ abre procedimento para apuração de fraude

Data de publicação: 13/11/2022 08:46:00

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) instaurou, nesta sexta-feira (11/11), procedimento para apurar fraude em processos da 80ª Vara do Trabalho da capital.

O motivo foi a expedição de alvarás para pessoas jurídicas estranhas aos processos, por meio de acesso ao sistema por um token com dados de magistrado, obtido de maneira fraudulenta.

O TRT/RJ ressalta que seu sistema não teve sua invulnerabilidade afetada

O que se apurou foi o uso de certificado digital falso, obtido em empresa certificadora regularmente habilitada.

Tão logo ciente do fato, a presidente do Tribunal, desembargadora Edith Tourinho, acionou a Polícia Federal e oficiou o Tribunal Superior do Trabalho, a Agência Nacional de Proteção de Dados, o Ministério Público Federal, o Tribunal Estadual de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 2ª Região. 

Clique aqui para ler o ofício enviado pelo TRT-1 à Procuradoria da República no Rio de Janeiro

Como medida de segurança, foram retirados do ar os sistemas de pagamento de alvarás eletrônicos pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (SIF e SisconDJ), de modo a evitar novas fraudes. 

O TRT/RJ está trabalhando com seus técnicos da Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (STI) junto às autoridades competentes para auxiliar na localização dos responsáveis e na análise, junto à empresa de certificação, das possíveis causas.

O Regional ressalta que os sistemas judiciais não foram afetados – nem violados – e o processo judicial eletrônico (PJe) segue funcionando normalmente.

Segundo o Conjur as Fraudes na expedição de alvarás judiciais que já ultrapassam R$ 4 milhões, segundo os levantamentos preliminares, foram constatadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ). Vários órgãos estão mobilizados para a apuração dos crimes. Dentro desses esforços, a Agência Nacional de Proteção de Dados se reunirá em caráter de urgência com os responsáveis pela emissão do certificado digital utilizado nos golpes.

Por precaução, o sistema de pagamento de alvarás eletrônicos foi suspenso pela corte fluminense.

Presidente do TRT-1, a desembargadora Edith Tourinho enviou no sábado (12/11) ofícios com idêntico teor aos juízes do Trabalho vinculados à corte e ao procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro, Sérgio Luiz Pinel Dias. Nos documentos, Tourinho informa que soube da emissão fraudulenta dos alvarás na quinta-feira (10/11), durante sessão do Tribunal Pleno e afirma que as fraudes superam a marca de R$ 4 milhões.

Nessa oportunidade, a presidente autorizou a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) a averiguar o caso. Em menos de 24 horas, a STI apurou que foram expedidos oito alvarás, assinados digitalmente, por meio de um certificado com as credenciais da juíza titular da 80ª Vara do Trabalho.

O TRT-1 é composto por 146 varas, dez turmas e duas seções especializadas, além do Tribunal Pleno (composto por 54 desembargadores), do Órgão Especial (16 desembargadores), da presidência, da Corregedoria Regional e de unidades de apoio administrativo e judiciário.

Com informações do TRT RJ e Revista CONJUR

Nota do Crypto ID

Até o momento não há nenhuma conclusão sobre emissão fraudulenta ou clonagem de certificado digital ICP-Brasil, mesmo porque, tecnicamente é impossível que um certificado digital ICP-Brasil emitido em um hardware criptográfico seja clonado.

Aguardamos as apurações oficiais e pareceres de órgãos competentes sobre o ocorrido em relação ao certificado digital ICP-Brasil e publicaremos oportunamente uma nota esclarecedora.

Entrevista com Célio Ribeiro sobre as fraudes envolvendo certificados digitais no TRT do Rio de Janeiro

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

CATEGORIAS

Destaques Notícias