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Tecnologia em meios de pagamento é aliada em momento que especialistas pedem para evitar contato

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Popularização de pagamento por aproximação é alternativa em potencial em momento em que especialistas da área de saúde aconselham evitar contato físico e cuidado com higiene das mãos

Países ao redor do mundo estão fechando fronteiras e colocando os cidadãos sob quarentena, em uma tentativa de conter o novo surto de coronavírus, considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a propagação da Covid-19, especialistas estão chamando a atenção para a segurança e limpeza de atividades rotineiras que passam desapercebidas e, ao mesmo tempo, evitar o contato.

Um exemplo da adaptação das empresas à nova realidade são as plataformas de entrega de comida e outros serviços, que estão implementando iniciativas “entrega sem contato” para ajudar a reduzir a disseminação do vírus. Da mesma forma, diversas empresas estão pedindo para que suas equipes trabalhem de casa.

Neste cenário, os pagamentos por aproximação têm se mostrado como uma alternativa para evitar que o usuário se exponha a superfícies comuns, como o teclado da máquina de cartão e o dinheiro em espécie, por exemplo.

Luiz Ramos – Vice-presidente de Vendas da WEX

“O pagamento por aproximação já é uma tendência mundial e deve alterar o comportamento dos consumidores nos próximos anos. Além disso, em um momento de pandemia como a que estamos vivenciando, a solução acaba sendo uma ótima opção aos seus usuários”, afirmou Luiz Ramos, vice-presidente de Vendas da WEX (NYSE: WEX) para América Latina.

Há mais de 30 anos a companhia é líder em serviços de tecnologia de pagamentos ao redor do mundo e, mais recentemente no Brasil, anunciou que o multibenefícios YEX adotaria a tecnologia contactless.

Com ela é possível realizar compras por aproximação, sem precisar inserir o cartão na maquininha, digitar senha em compras até R$ 50 ou mesmo manusear dinheiro, combinando praticidade e segurança na hora de efetuar pagamentos.

O YEX facilita a gestão de pagamentos de salários de organizações a seus colaboradores que, em sua maioria, possuem renda de até três salários mínimos.

“Ao promover a inclusão financeira de uma parcela de brasileiros que muitas vezes são ‘excluídos’ de inovações já bem conhecidas de outras classes, a solução permite que eles tenham acesso a benefícios, como compras online e parcelamento, além de contratação de serviços de mobilidade, delivery, como Uber e iFood, e outros serviços de streaming, como Netflix e Spotify”, explicou Ramos.

Nesse sentido, aplicativos de delivery recomendam, por exemplo, que seus usuários prefiram usar meios digitais de pagamento, evitando manusear cédulas ou moedas.

Dados da empresa mostram que entre fevereiro e março houve um aumento nas transações bancárias (transferências) entre os mais de 200 mil usuários do YEX, de 8%. O mesmo aconteceu com pedidos de entrega de comida e assinatura de serviços de streaming de música, filmes e novelas, que aumentaram de 45% e 18% na quantidade de transações comparando o mesmo período de fevereiro, respectivamente.

“Observamos um aumento significativo na demanda de nossos usuários do YEX por delivery e serviços online, muitos estão seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde de permanecerem em casa e diminuírem o contato o máximo possível”, disse o executivo.

“Os pagamentos por aproximação e o YEX aparecem como aliados quando permitem pagamentos digitais e até mesmo transações bancárias ao invés de pagamento de boletos e dinheiro entre brasileiros de com renda até três salários mínimos”, concluiu.

Especialistas afirmam que o risco de os consumidores serem infectados por tocarem materiais como celulares, teclados, máquinas de cartões, corrimão ou usar apoio quando em transporte público ainda é baixo, embora recomendem limpar superfícies com lenços desinfetantes e lavar sempre as mãos.

Popularização dos pagamentos por aproximação

No Brasil, mais de 4.970 municípios já realizaram ao menos uma transação por aproximação, sendo as capitais São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte destaques no ranking dos maiores mercados de utilização do contactless.

A popularização dos pagamentos por aproximação impacta vários outros segmentos, em especial o varejo e, entre os principais estabelecimentos comerciais, estão redes de fast-food, restaurantes, postos de gasolina e lojas de conveniência. No entanto, ainda há muito espaço para crescer e as administrações públicas já observam e começam a adotar a tecnologia em outros serviços, como o transporte público de massa.

Em 2019, o metrô do Rio de Janeiro passou a aceitar o uso de cartão contactless, eliminando a obrigatoriedade de carregar bilhetes de transporte. No mesmo ano, 200 ônibus começaram a circular pela cidade de São Paulo permitindo o pagamento de tarifas com cartões de crédito, débito e pré-pago por meio de aproximação.

Em 2020, a tecnologia vai ser ampliada para as demais linhas da capital paulista. “É mais praticidade e conveniência para quem usa transporte público. O YEX com tecnologia contactless é a melhor opção para o usuário que, se precisar sair de casa, consegue pegar um ônibus ou fazer uma compra sem a necessidade de manusear outros objetos”, disse Ramos.

O Covid-19, por exemplo, sobrevive por horas e até dias em determinadas superfícies – e pode infectar outras pessoas a partir delas; por isso, a higienização tanto de materiais quanto das mãos está entre as recomendações dos infectologistas.

Mais segurança ao realizar pagamentos

A tecnologia contactless veio para trazer mais rapidez nas transações comerciais e transmitir mais segurança aos usuários na hora de realizar uma compra. O YEX utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication, em inglês) ou, em tradução livre, comunicação por campo de proximidade.

Essa forma de pagamento existe há pelo menos dez anos no Brasil, mas foi somente nos últimos anos que a tecnologia começou a ficar mais conhecida com os avanços das fintechs e contínuo lançamento de inovações no setor. O NFC é um sistema de criptografia que muda a cada transação, isso significa que a comunicação entre a máquina e o cartão é codificada, o que dificulta golpes como clonagem e acesso aos dados.

Outra possibilidade para aumentar a segurança do cartão é ainda utilizar uma carteira especial com bloqueio RFID.

 

Sobre a WEX

Alimentada pela crença de que sistemas complexos de pagamento podem ser simplificados, a WEX (NYSE: WEX) é fornecedora líder de soluções de tecnologia financeira em um amplo espectro de setores, incluindo frota, viagens e assistência médica. A WEX opera em mais de 10 países e em mais de 20 moedas por meio de mais de 5 mil associados em todo o mundo.

Os cartões de frota WEX oferecem 14,9 milhões de veículos, segurança e controle de pagamento excepcionais; o volume de compras em suas soluções corporativas e de viagens cresceu e atingiu US$ 39,6 bilhões em 2019; e a plataforma de tecnologia financeira da WEX Health ajuda 390 mil empregadores e 31,8 milhões de consumidores a gerenciar melhor as despesas com saúde.

No Brasil a WEX atua com as linhas de Benefícios, Corporate, Virtual Payments e Frete. Para mais informações, visite www.wexinc.com.br.

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