Últimas notícias

Fique informado

Tecnologia é vetor para agricultura regenerativa

8 de novembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O futuro do uso de dados no agronegócio

Podemos esperar protagonismo das empresas especialistas em dados e das agtechs no futuro do agronegócio, setor de crescente importância

23 de dezembro de 2022

Tendências de tecnologia para o agronegócio em 2023

Soluções sobre tecnologia terão foco no aumento da produtividade do campo e na redução dos custos de produção

15 de dezembro de 2022

As 8 Principais Conclusões Sobre Desenvolvimento para a Internet das Coisas

Por Matthew Gharegozlou – Vice-presidente da Progress para a América

17 de agosto de 2015

Técnicas que contribuem com a recuperação do solo e aumentam a produtividade no campo são essenciais para a segurança alimentar do planeta

A população global segue em franco crescimento e com esse aumento, a necessidade por alimentos também aumenta.

De acordo com projeções da ONU, em 2050, seremos 9,7 bilhões de habitantes no planeta. No entanto, hoje, com 7,8 bilhões, já enfrentamos um desafio: cerca de 2,4 bilhões de pessoas estão em escassez alimentar.

Alternativas para otimizar a produção de alimentos e reabilitar o solo já estão sendo colocadas em prática, como a agricultura regenerativa.

A medida é parte das estratégias para mitigar as mudanças climáticas e potencializar os processos ecológicos nos sistemas agrícolas, promovendo a saúde do solo e a biodiversidade.

Aliada a este processo, a tecnologia surge como a força propulsora, trazendo ferramentas decisivas, como Inteligência Artificial e Machine Learning, para otimizar recursos e trazer mais assertividade às produções, para alcançar o volume necessário para alimentar a população mundial.

De acordo com o diretor para Setor Comercial, Indústria, Agro e Saúde, da dataRain, Wagner Barbieri, a integração e análise do crescente volume de dados captados pelas tecnologias agrícolas e sua correlação direta com informações de mercado e clima é fundamental.

“Um exemplo disso, é o uso de imagens de drones e satélites, que fornece informações assertivas, garantindo a otimização dos recursos utilizados. É um caso prático em que Machine Learning e Inteligência Artificial são essenciais para analisar esses dados, transformando-os em informações para a criação de modelos preditivos benéficos ao ecossistema agrícola”, disse.

Barbieri ressalta o papel de tecnologias como imagens espectrais, constelação de satélites de órbita baixa como o Project Kuiper da Amazon monitoramento ambiental por satélites , como o realizado pelo INPE, e investimentos em drones como ferramentas essenciais para a geração de dados, alimentando modelos de IA e ML.

“A coleta e análise de dados são a espinha dorsal para tomadas de decisão de produtividade e para aprimorar o manejo sustentável das terras na agricultura regenerativa. Isso direciona ações corretivas nos solos, determina necessidades de irrigação e correlaciona decisões com questões financeiras e de mercado”, destaca o especialista.

O emprego de tecnologias de irrigação inteligente, segundo Barbieri, desempenha um papel indispensável na redução do desperdício de água e no direcionamento das práticas agrícolas, permitindo a previsão e controle precisos dos recursos hídricos.

“A análise de dados e a criação de modelos permitem interpretação das reais necessidades de cada área de plantio, auxiliando na redução do uso de produtos químicos e fomentando práticas mais sustentáveis”, aponta.

Os benefícios econômicos para os agricultores que adotam tecnologias avançadas na agricultura regenerativa são significativos.

Essas ferramentas oferecem consistência nas decisões, minimizando eventos imprevistos e fornecendo previsibilidade, favorecendo equilíbrio técnico e financeiro.

“O avanço tecnológico permite a criação de sistemas agroflorestais, diversificação de culturas e tomada de decisões estratégicas com menor impacto ambiental, oferecendo previsões financeiras e técnicas”, complementa Barbieri.

No entanto, aponta o especialista, a adoção generalizada da tecnologia na agricultura enfrenta desafios relacionados à cobertura de sinal e à capacidade financeira.

“A colaboração entre setores, como a indústria de tecnologia e a agricultura, é crucial para impulsionar a agricultura regenerativa, destacando a importância de empresas e do governo no apoio técnico e financeiro para garantir acesso e compartilhamento de tecnologia.”

Sobre a dataRain

A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à Computação em Nuvem, CyberSecurity e Gestão de Dados/Inteligência Artificial com experiência real obtida em centenas de projetos bem-sucedidos.

Com grande foco em inovação e transformação digital, atuanos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farma, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Varejo e Comércio Eletrônico, Manufatura, Energia e Utilities e Agronegócio.

Ostenta mais de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe. Com segurança, confiabilidade, inovação, agilidade e escalabilidade, a dataRain é reconhecida por seu compromisso com o sucesso e o crescimento dos seus clientes e pela excelência técnica de seus serviços.

Drone pode carregar órgãos, vacinas e transportar materiais do agronegócio

Inteligência Artificial: têm impactado o agronegócio brasileiro

Broto fecha parceria com Agrotoken e passa a receber em grãos digitais

O Agronegócio tem uma coluna especial no Crypto ID. Acesse aqui e acompanhe tudo relacionado a Segurança da Informação e tecnologia de identificação digital, mobilidade e documentos eletrônicos aplicados a esse setor que move o Brasil!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.