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Soluti é a primeira a implementar novo modelo de emissão de Certificado Digital, após o Instituto Nacional de Tecnologia – ITI publicar a Normativa que regulamenta os procedimentos para a aquisição do Certificado Digital à distância, no âmbito da ICP-Brasil

Por Soluti

Aderindo aos esforços nacionais contra a pandemia de COVID-19 e as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de isolamento social para potencializar a prevenção e contenção do contágio, passamos a emitir Certificados Digitais por videoconferência para pessoas físicas e jurídicas. 


Somos a primeira a implementar esse novo modelo de emissão, após o Instituto Nacional de Tecnologia – ITI publicar a Normativa que regulamenta os procedimentos para a aquisição do Certificado Digital à distância, no âmbito da ICP-Brasil.

Desta forma, as empresas que já possuem Certificado Digital poderão realizar novas emissões e renovações online, otimizando os processos operacionais e evitando aglomerações nos pontos de atendimento autorizados.

Vinicius Sousa – CEO da Soluti

De acordo com nosso CEO, Vinicius Sousa, “Acima de tudo, queremos colaborar para a manutenção da saúde de todos no nosso país durante esse período tão delicado de pandemia. Implementando o modelo de emissão remota estamos contribuindo com as recomendações da OMS e ainda proporcionando praticidade, agilidade e produtividade.”

“A nova norma permite realizar a emissão de Certificados Digitais de forma 100% online, assim como a renovação”.

Vinícius reforça que todo o processo de validação da documentação é feito anteriormente ao atendimento e com os mesmos procedimentos e critérios da versão presencial de emissão, o ganho no modo remoto é na redução do tempo com as validações dos dados, que agiliza o processo todo.

A ferramenta também está disponível para pessoas físicas. O único pré-requisito é que a pessoa possua sua biometria cadastrada na base da ICP-Brasil. Para auxiliar seus clientes, disponibilizamos um canal para a consulta, no qual as pessoas poderão verificar se estão aptas para validar o Certificado Digital de forma remota. 

O cliente que não estiver apto poderá solicitar a visita de um consultor à sua residência ou trabalho.

Júlio Mendes – Diretor Comercial da Soluti

“A medida traz inúmeros benefícios para os clientes, que poderão realizar todo o processo de forma eletrônica, ou seja, sem sair de casa, com maior comodidade e mantendo os altos padrões de segurança.“, explica Júlio Mendes, nosso Diretor Comercial.

Os clientes poderão adquirir qualquer modelo de Certificado Digital na loja virtual da Soluti ou da rede credenciada. Também poderão realizar o agendamento para a videoconferência com data e hora de sua preferência, otimizando seu tempo.

O atendimento remoto será realizado seguindo todos os procedimentos legais, assim como o presencial, sendo feito por um agente de registro autorizado, treinado e apto para realizar as análises e validações dos documentos.

Também estamos empenhados no atendimento aos profissionais da saúde, já que médicos foram autorizados a realizar telemedicina para atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, isso tanto na rede privada como no Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, para as receitas e atestados serem válidos, aos médicos é exigido o uso do Certificado Digital para assiná-los.

“A demanda médica nesse momento é enorme, portanto, é nosso dever cidadão oferecer a máxima praticidade e velocidade no processo e na emissão desses Certificados. A emissão remota de Certificados Digitais para os médicos é uma das nossas principais colaborações nesse momento de união de toda a nação brasileira”, complementa Vinícius, nosso CEO.

Juntamente com nossa rede, possuímos todos os requisitos exigidos para a emissão dos Certificados Digitais de forma remota, com segurança e confiabilidade, ou seja, estamos preparados para assegurar que os meios técnicos utilizados são adequados para a realização da videoconferência.

Fonte: Soluti Responde

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