Últimas notícias

Fique informado

Seminário reúne especialistas internacionais para debater segurança e privacidade do cidadão na aplicação de políticas públicas

13 de abril de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Gestores e servidores públicos, além dos demais interessados no assunto, poderão participar gratuitamente do seminário

Como obter a máxima potencialidade da digitalização de serviços públicos tendo como prioridade a preservação da privacidade do cidadão?

Para responder a esse desafio, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia reúne no dia 28 de abril alguns dos maiores especialistas do mundo no assunto, Barbara Ubaldi, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e Siim Sikut, da Estônia, além de uma mesa redonda com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

O Seminário Internacional de Proteção de Dados será virtual e poderá ser acompanhado gratuitamente na plataforma GOV.BR .

Em debate estará o princípio ‘once only’ (em português: apenas uma vez), conhecido internacionalmente no ambiente da transformação digital e que o governo brasileiro estabeleceu como prática em suas ações com o ‘Cadastro Base do Cidadão’.

Esse princípio dispõe o seguinte: uma vez que o cidadão preste certa informação a seu respeito para um serviço governamental, essa informação não precisa ser novamente fornecida para qualquer outro serviço do governo federal solicitado pela pessoa.

A ação presume uma integração ágil entre as diferentes bases de dados do governo com vistas a minimizar o tempo gasto pelo cidadão fornecendo informações ao próprio governo.

Por isso, o Seminário Internacional avança no assunto ao expandir o princípio original para: ‘Once-only, but privacy first’ (ou seja: apenas uma vez, mas a privacidade vem primeiro).

Luis Felipe Monteiro – Secretário de Governo Digital

“A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018, nos exige mais transparência e gestão adequada dos dados dos cidadãos, além da agilidade com que já trabalhávamos no atendimento às demandas da população por políticas públicas”, destaca o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

“Para aplicar as ações de governo e facilitar a vida do cidadão, já tratávamos os dados que estavam aqui no próprio governo, mas avançamos na coordenação da proteção desses dados e na garantia da privacidade das pessoas”.

O aperfeiçoamento da plataforma GOV.BR desde que foi lançada, em julho de 2019, é fundamental para a proteção dos dados do cidadão e para que ele exerça o direito de saber inclusive quais órgãos do governo estão utilizando seus dados e como estão usando na aplicação de políticas públicas.

Hoje, o GOV.BR dispõe de informações e orientações sobre os mais de 4,2 mil serviços do governo federal – 67% deles totalmente digitalizados. A meta é a digitalização de 100% dos serviços até o final de 2022.

Entre eles, está a entrega da Identidade Digital, considerada um passo fundamental no caminho para a adoção integral e segura do princípio do ‘apenas uma vez’.

Público de servidores no seminário

Mauro Sobrinho - Diretor do Departamento de Governança de Dados e Informações da Secretaria de Governo Digital - edição Crypto ID
Mauro Sobrinho – Diretor do Departamento de Governança de Dados e Informações da Secretaria de Governo Digital

O Seminário Internacional é voltado especialmente aos servidores públicos envolvidos na proteção dos dados do cidadão – como gestores responsáveis pelas bases de dados e sistemas de informação que apoiam a plataforma de serviços digitais do governo, profissionais da área de segurança da informação e profissionais envolvidos na implementação da LGPD em seus respectivos órgãos.

Mas está aberto ao público em geral interessado no assunto. O apoio é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

“Queremos reforçar ainda mais a percepção, principalmente entre os gestores públicos, da necessidade de concepção de sistemas e métodos de acesso e troca de dados que priorizem a privacidade como condição sine qua non para a expansão dos serviços públicos digitais”, acrescenta o diretor do Departamento de Governança de Dados e Informações da Secretaria de Governo Digital, Mauro Sobrinho.

O quê: Seminário Internacional de Proteção de Dados (virtual)
Quando: 28 de abril, 9h às 12h
Participação gratuita.

Em breve será informado link para participar.

Webinar internacional debate impacto das iniciativas Govtech no combate à Covid-19

2021 traz cenário animador para GovTechs no Brasil

GOVERNO E TECNOLOGIA

Aqui no Crypto ID você acompanha as principais ações do Governo Brasileiro e de outros Países relacionadas a privacidade, proteção de dados, serviços eletrônicos, formas de autenticação e identificação digital e Cibersegurança.

Acesse agora e conheça nossa coluna GovTech!

Rastreabilidade em serviços de mensagens prevista no projeto de fake news é criticada em seminário

Quase 100 milhões de brasileiros já usam o portal único de serviços do governo