Últimas notícias

Fique informado

Segue para Câmara projeto que amplia a MP 2.200-2 e incluí o reconhecimento do Certificado de Atributo

4 de maio de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Vai à Câmara texto que facilita certificado digital para representantes de empresas e incapazes

A alteração tem o objetivo de atender à administração pública e àqueles que têm a função de representar pessoas incapazes.

30 de março de 2023

Anda no Senado a tramitação do PL que inclui o reconhecimento de atributos de representação em certificado digital à MP 2.200-2/01

Certificado de Atributo é uma credencial eletrônica, emitida por EEEA – que podem ser empresas públicas ou privadas.

23 de março de 2023

PL 3983/2019 acrescenta o § 3º ao art. 10 da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para prever o reconhecimento de atributos de representação em certificado digital.

O senado aprovou proposta (PL 3.983/2019) do senador Irajá (PSD-TO) que determina que sistemas de certificação digital que utilizem a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) devem ter capacidade de relacionar pessoas físicas aos órgãos e pessoas jurídicas por elas representados, além de casos de assistência ou representação de incapazes.

A alteração afeta desenvolvedores e mantenedores de softwares, que passam a ter de processar a informação sobre quem está praticando o ato e se o faz representando alguém ou alguma entidade.

A Medida Provisória (MP) nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, representa um importante marco para a segurança de documentos que tramitam eletronicamente. No entanto as aplicações que reconhecem os certificados digitais ICP-Brasil não para identificarem atributos.

O Certificado de Atributo é um recurso que pode trazer facilidades em termos de segurança e interoperabilidade na gestão de documentos eletrônicos (GDE), agregando não só segurança técnica, mas principalmente segurança jurídica aos processos eletrônicos. O Certificado de Atributo podem ser usados para as mais diversas finalidades.

O texto final, que segue agora para a Câmara, é fruto de emenda do senador Esperidião Amin (PP-SC). Ele determina que sistemas que exijam ou aceitem a certificação digital no padrão ICP-Brasil devem “reconhecer, ao menos, os certificados de atributos de representação de órgão público, de pessoa jurídica de direito público ou privado, bem como de assistência e representação de incapazes, desde que emitidos nos mesmos padrões estabelecidos pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil”.

Senador Esperidião Amim

O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, senador Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina, explica o alcance da medida. Esperidião – Entidades certificadoras e os certificados atuais em nada serão afetados. Cria-se um dever para que os desenvolvedores de sistemas façam com que os softwares que aceitam certificação digital passem a reconhecer os atributos complementares de tais certificados.

Essa alteração resolverá um problema concreto, que toca especialmente à administração pública, mas também interessa àqueles que têm a função de representar pessoas incapazes. 

Emenda de Esperidião Amin acatada na CCJ prevê que a lei aprovada entre em vigor após um ano de sua publicação e não em 180 dias como propôs o autor.

Os certificados de atributos a serem utilizados no âmbito do processo de certificação digital devem obedecer aos padrões aprovados pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, entidade que tem a atribuição legal de estabelecer as diretrizes e normas técnicas de certificação.

A emenda permite ampliar e modernizar o sistema de certificados digitais, além de evitar eventuais questionamentos jurídicos quanto às atribuições do Comitê Gestor da ICP-Brasil. O projeto de lei foi enviado para análise na Câmara dos Deputados.

Os certificados digitais ICP-Brasil válidos e a serem emitidos não são afetados pela mudança, uma vez que já podem conter informações sobre poderes de representação.

Certificado de Atributo e suas aplicações

Certificado de Atributo é uma credencial eletrônica, emitida por Entidades Emissoras de Atributo (EEA) – que podem ser empresas públicas ou privadas. A EEA é a entidade responsável por identificar e qualificar as informações contidas em um certificado de atributo estabelece quando, onde e em que situações essas credenciais de identificação serão reconhecidas pelos sistemas.

A AET Europe, líder global na criação de soluções seguras em identificação, autenticação, assinatura digital, consentimento e gerenciamento de credenciais, preparou um ebook para publicação exclusiva no Portal Crypto ID com o objetivo de apresentar as inúmeras possibilidades de aplicações de uma das mais versáteis credenciais eletrônicas que é o Certificado de Atributo. É um documento completo sobre esse recurso. Leia aqui! O eBook é gratuito e você não precisar preencher formulário!

Com informações da agencia Senado.

Anda no Senado a tramitação do PL que inclui o reconhecimento de atributos de representação em certificado digital à MP 2.200-2/01

Saiba tudo sobre o Certificado de Atributo, a credencial mais versátil do mercado para autenticação eletrônica.

Primeira versão do assinador de certificados atributos é apresentada em reunião ao ITI

A identidade digital do Reino Unido e a estrutura de confiança de atributos

Entenda o Universo dos Certificados de Atributos – Por Viviane Bertol.