Últimas notícias

Fique informado

Santa Catarina mapeia o uso de blockchain para transações financeiras

6 de agosto de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Entenda o conceito de SASE, o futuro da cibersegurança, segundo o Gartner

Forcepoint levanta oito pontos fundamentais para compreender o modelo de

23 de julho de 2020

Como golpistas atacam pequenos e médios negócios

Golpistas online estão sempre tentando enganar não apenas usuários comuns, mas também funcionários de empresas. Claro, normalmente é bem mais difícil ludibriar uma empresa que um aposentado, mas a taxa de retorno potencial é bem maior no primeiro caso.

9 de julho de 2020

O Estado de Santa Catarina está promovendo mudanças radicais rumo a digitalização no meio da pandemia de 2020 com o uso de blockchain

Nos últimos dias, SC afirmou que mapeia o uso de várias tecnologias, inclusive a blockchain.

A tecnologia blockchain surgiu em 2009, na prática, com o Bitcoin, que é uma moeda digital criada para a internet. Utilizada como um banco de dados sem ponto de falha central, a tecnologia blockchain trouxe inúmeros avanços para transações financeiras pelo mundo.

Desde que se tornou um termo popular e emergente, a blockchain passou a ser alvo de governos e empresas. Com a pandemia de covid-19, a busca pela digitalização se tornou incessante.

Para melhorar o cenário dessa tecnologia no Brasil, o Governo Digital criou um ambiente interessante para inovações públicas com blockchain, que será utilizada até na PRF.

SC mapeia o uso da tecnologia blockchain para permitir transações financeiras

Desde que o Bitcoin foi criado, a tecnologia modificou o pensamento sobre transações financeiras. Com a capacidade de enviar recursos pelo planeta em questão de minutos, o Bitcoin criou um paradigma interessante, chamado de criptomoedas.

A segurança das criptomoedas, e o registro de suas transações, são na maior parte dos casos realizados na blockchain de cada moeda. Além do Bitcoin, a criptomoeda Ethereum também possuí blockchain para armazenar históricos de transações.

Além de armazenar as informações das criptomoedas, a blockchain já foi percebida como uma tecnologia disruptiva. Isso porque, qualquer informação pode ser gravada nesses bancos de dados descentralizados, sendo impossível remover esses registros após sua gravação.

Em meio a pandemia, as empresas e governos tem buscado crescer as inovações digitais. Com burocracias e vários desafios a serem superados, o estado de Santa Catarina tem buscado fazer parte das inovações.

Iniciativa parceira do estado SC, o laboratório Nidus mapeia o uso de várias tecnologias com potencial, sendo que a blockchain foi uma das apontadas em estudo. De acordo com um comunicado institucional do estado de Santa Catarina, a blockchain poderia ser utilizada para realizar transações financeiras na região.

O estudo ainda está em andamento e nada está definido, será possível até participação de empresas interessadas em prover serviço para o estado de SC.

Em conversa com o Livecoins, a assessora Krislei Oechsler afirmou que a iniciativa de mapear tecnologias tem sido importante no estado do sul do país. Isso porque, impactos positivos para a população podem sair desses levantamentos, como já aconteceu.

De acordo com Krislei, a busca por tecnologias tem estado em alta durante a pandemia do COVID-19. O laboratório Nidus, inclusive, já mapeou 25 soluções que podem impactar diretamente na área da saúde no estado. O Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Felix Fernando da Silva, acompanha os projetos de perto.

A iniciativa do laboratório Nidus está integrada com startups do ambiente de tecnologia catarinense, facilitando o acesso do governo a novas tecnologias. Quem trabalha com tecnologia, inclusive, consegue oferecer ao governo do estado de Santa Catarina serviços e soluções tecnológicas, que beneficiem a população, direta ou indiretamente.

O estado de Santa Catarina já viu recentemente alguns estudantes do estado receberem premiações internacionais com uma solução blockchain. Chamada de Immuno Lynk, o projeto auxilia o combate ao covid-19, com uso da tecnologia blockchain, para profissionais da área de saúde.

Investimentos em tecnologia estão em alta no mundo, apontam executivos

De acordo com a Reuters, em uma matéria recente sobre tecnologia, foi detectado que as empresas têm buscado investir no setor. Conceitos novos, como a tecnologia 5G, cidades inteligentes, entre outros, estão em alta pelo mundo.

O crescimento de investimentos em tecnologia tem sido exponencial durante a crise. Inclusive, um setor que estava em alta antes da crise, que era o de energia renovável, já perde em volume de investimentos durante o COVID-19.

As soluções com blockchain são facilmente integradas com as demais tecnologias emergentes hoje, garantindo maior segurança para elas. Ou seja, o mercado para quem desenvolve e acredita no potencial das criptomoedas, e blockchain, é imenso, sendo 2020 um ano importante para apresentar esse conceito pelo mundo.

Fonte: Livecoins

Criptomoedas e blockchain são tema de curso online da OAB

IBM lança ferramentas de criptografia totalmente homomórfica (FHE) para Linux

Entenda como o FBI busca Bitcoin dentro da deep web

Leia mais em nossa coluna sobre Blockchain!