Últimas notícias

Fique informado

Reforma tributária traz avanços, mas há preocupações

7 de julho de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Luís Alberto Pereira reconhece que a reforma tributária amplia a regulamentação do setor cooperativista e que serve para corrigir problemas

A votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados segue nesta sexta-feira, a fim de deliberar os últimos pontos destacados do texto para votação em separado, mas que não mais afetam o artigo referente ao ato cooperativo.

Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o sistema cooperativo obteve avanços com a aprovação de ontem do texto-base da reforma tributária, ao ampliar a regulamentação do setor.

“O texto aprovado cita, por exemplo, a possibilidade de as cooperativas terem um regime específico de tributação e define o conceito do ato cooperativo, além de remeter para lei complementar as hipóteses de não incidência e aproveitamento de crédito”, explica.

 No entanto, o presidente do Sistema OCB/GO pondera sobre alguns pontos que podem ser prejudiciais. “Permanecem as preocupações, já expressadas por nós, quanto à perda de receita, investimentos e de autonomia dos entes federados”, analisa.

Para Luís Alberto Pereira, a mudança da tributação para o princípio do destino puro beneficia os Estados com maior número de consumidores e maior poder aquisitivo.

Pelas contas preliminares, sete Estados vão ficar com mais da metade da arrecadação sobre o consumo, enquanto o restante será dividido entre os outros 20.

“Não podemos ser condenados a continuar puxando o carro da produção, sem a necessária agregação de valor. Se for assim, exportaremos impostos, renda e empregos para outros centros. Além disso, muitas indústrias no nosso Estado deverão migrar para regiões mais próximas dos grandes centros consumidores do Brasil. Corremos o risco de voltar aos padrões de desigualdade regional de décadas passadas”, alerta.

O dirigente reconhece que a reforma tributária é importante e necessária, mas ressalta que ela deve servir para corrigir os problemas atuais e, não, amplificar outros.

“É urgente simplificar, eliminar a cumulatividade, corrigir distorções como a regressividade e ter uma carga tributária mais justa”, adverte.  

Ato cooperativo

Atos cooperativos são aqueles praticados entre cooperativas e seus associados e por cooperativas associadas entre si.

Entre eles não há relação de comércio ou negócio, porque a cooperativa é de propriedade do seu associado e não tem fim lucrativo.

Por isso, o sistema cooperativista considera que a incidência tributária deve ser apenas no cooperado, que fica com a renda do seu trabalho.

“É preciso entender e respeitar as particularidades do nosso setor. O cooperativismo é uma força que, só em Goiás, teve faturamento de cerca de R$ 27 bilhões no ano passado e insere no mercado cerca de 400 mil cooperados. Portanto, tributar a cooperativa e o cooperado numa mesma operação é flagrante caso de bitributação”, enfatiza o dirigente.

Reforma tributária coloca em risco empregos no setor de tecnologia e compromete capacidade do Brasil de competir globalmente

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.