Últimas notícias

Fique informado

Reconhecimento facial elimina fraudes ideológicas em plano de saúde

14 de fevereiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Saúde aposta em low-code para sistemas online de laudos

A programação low-code traz agilidade, reduz chances de brechas na segurança e permite um sistema integrado

15 de dezembro de 2022

Entrevista com Sérgio Muniz e Octavio Cazonato Neto sobre o cenário brasileiro da cibersegurança no setor de saúde – Parte II

Iniciamos a 2ª parte da entrevista com a Thales e Trasmontano falando sobre as vantagens e vulnerabilidades dos dados armazenados em nuvem.

8 de dezembro de 2022

Entrevistamos Sarra Ghaïb da HID sobre o uso da biometria nos setores: público, saúde e varejo

Sarra Ghaïb é gerente de novos negócios na HID para o Brasill. Ela nos trouxe um panorama completo do mercado da Tecnologia Biométrica.

23 de novembro de 2022

Reconhecimento facial agrega agilidade, precisão, rastreabilidade e segurança jurídica às instituições de Saúde

Hospitais utilizam a tecnologia biométrica como identificação eficiente dos pacientes, profissionais de saúde e no gerenciamento de visitantes

10 de novembro de 2022

A FCamara desenvolveu uma solução de reconhecimento facial 100% off-line e integrada ao ecossistema do hospital e eliminou 98% das fraudes

Software da FCamara eliminou 98% das fraudes decorrentes do uso indevido de dados, elevando NPS do hospital a uma zona de excelência

A cada R$ 100 pagos pelos planos de saúde a hospitais, clínicas, laboratórios e médicos, R$ 15 correspondem a algum tipo de fraude, de acordo com uma pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e da empresa PwC Brasil.

Destes, a maioria é praticada pelos próprios usuários dos planos, como o empréstimo de carteirinha e pedidos de reembolso indevidos.

Pensando nisso, a FCamara desenvolveu uma solução de reconhecimento facial 100% off-line e integrada ao ecossistema do hospital, cuja identificação e validação são feitas em menos de 3 segundos, com alta taxa de confiabilidade.

“Com o reconhecimento facial, eliminam-se as fraudes, otimiza-se a jornada do atendimento ao paciente e reduz-se o tempo de espera no local”, conta Marcos Moraes, diretor da vertical de saúde da FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente.

Traduzida em números, de acordo com a FCamara, a solução eliminou em 98% as fraudes decorrentes do uso indevido de dados. Isso impactou na redução do tempo de permanência nas unidades em 36% e na elevação do NPS da instituição a uma zona de excelência. 

A solução chegou a pedido de uma unidade de saúde, que enfrentava altos prejuízos financeiros com a apuração e identificação de fraudes no uso do plano dos pacientes.

“Ao sermos reportados por um hospital que o número de fraudes ideológicas era muito alto, causando assim, prejuízo financeiro, passamos a pensar em uma melhor estratégia para reduzir esse tipo de atitude. O hospital em questão tinha um grande desafio de conectividade e, por isso, a solução off-line resultou em grande eficácia no problema reportado”, afirma Marcos.

Consultórios e hospitais tendem a solicitar, junto com as informações do plano, um documento original com foto para comprovação.

No entanto, isso não anula uma possível fraude, porque nem sempre os colaboradores têm as ferramentas necessárias para identificá-las.

O objetivo da solução é automatizar o processo de check-in do paciente, escaneando seu rosto na recepção, para não haver equívocos na identificação do paciente nas etapas seguintes de atendimento.

“Foi uma solução criada sob medida, mas que pode ajudar outras unidades de saúde com problemas semelhantes”, conclui Marcos.

A carteirinha do plano de saúde é um documento pessoal e intransferível. Emprestar ou ceder a identificação para outra pessoa é crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro. 

Sobre a FCamara 

A FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras.

Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. 

Foi eleita 4 vezes como a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm e é líder em soluções digitais, sendo considerada hoje a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina.

Hoje, o grupo conta com filiais no Brasil, Portugal e Reino Unido e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. 

Médico aponta 5 tendências para a saúde digital em 2023

Reconhecimento facial agrega agilidade, precisão, rastreabilidade e segurança jurídica às instituições de Saúde

Cresce necessidade de cibersegurança e tecnologia na saúde

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.