Últimas notícias

Fique informado

Quais foram as atualização do E-CAC? Saiba mais sobre o assunto. Ouça

26 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Saiba como a DMED funciona e como emiti-la com o Certificado Digital. Ouça

Em meio a esse cenário, ainda existem obrigações fiscais próprias do setor, como é o caso da Declaração de Serviços Médicos e da Saúde (DMED)

10 de setembro de 2020

Seguindo com o movimento de modernização e digitalização dos serviços oferecidos ao cidadão, o Governo Federal promoveu mais uma atualização do e-CAC, em julho de 2020

Dessa vez, as principais mudanças estão relacionadas com o padrão de ingresso ao sistema, isto é, ao procedimento utilizado pelo usuário para ter acesso aos serviços da plataforma.



Diante dessas alterações, tanto o cidadão comum, pessoa física, quanto as empresas e os profissionais que lidam diariamente com os serviços do portal e-CAC deverão se atualizar com as novas regras de acesso, caso queiram usufruir de todas as suas funcionalidades.

Como sabemos que o portal e-CAC tem uma grande relevância no contexto empresarial e, também, da contabilidade, preparamos este artigo para mostrar a você quais foram as principais mudanças implementadas no sistema nessa última atualização. Continue a leitura e saiba mais!

O que muda com a última atualização do e-CAC?

Como destacado, a principal mudança no portal e-CAC, implementada em sua última atualização, se relaciona com a forma como o usuário da plataforma deverá proceder para autenticar a sua identidade e ter acesso ao sistema.

A partir de agora, quem quiser acessar o e-CAC utilizando o Certificado Digital deverá estar cadastrado no portal do Governo Federal, dispor do selo de confiabilidade e proceder com a autenticação exclusivamente pelo portal “gov.br”.

Essas mudanças já estão em vigor desde setembro de 2020. Assim, quem ainda não se ajustou à alteração, notará que o acesso com o Certificado Digital será feito de uma forma diferente — embora permaneça com a mesma segurança e validade.

Vale destacar, ainda, que os serviços disponibilizados via e-CAC não sofreram mudanças. Assim, todos os processos digitais acessíveis por essa plataforma, como procurações eletrônicas e o cumprimento de obrigações junto ao Fisco, seguem funcionando da mesma maneira.

Na prática, o que muda é só a forma como o usuário deverá se autenticar para acesso o e-CAC que, a partir de agora, depende de cadastro e login no portal “gov.br”. No mais, o Certificado Digital segue como elemento indispensável para a efetivação de muitos serviços dentro da plataforma.

O que é portal “gov.br”?

Nos últimos anos, gradativamente, o Governo Federal vem centralizando os seus serviços dentro da plataforma digital “gov.br”. Na prática, esse portal funciona como uma ponte entre os cidadãos e os serviços públicos oferecidos pelo governo digitalmente.

O “gov.br” já reúne um grande número de funcionalidades e serviços, além de garantir uma autenticação bastante segura do usuário. Ele permite que se acesse, a partir de um único lugar, todos os serviços que estejam integrados à plataforma.

Para se ter uma ideia da amplitude do portal, atualmente, são ofertados 3.927 serviços dentro da plataforma. Desse total, 62% correspondem a serviços digitais. Além disso, o percentual de avaliações positivas do portal é de 71%.

Outro ponto que merece ser mencionado é que, com o acesso ao e-CAC a partir do “gov.br”, os usuários que não têm Certificado Digital ou estão desobrigados a prestar a Declaração do Ajuste Anual do IRPF também poderão ter acesso ao sistema.

Procedimento de cadastro

Com a mudança no procedimento de acesso ao e-CAC com o Certificado Digital, o responsável pelo e-CNPJ ou pelo e-CPF, a partir de agora, deverá ter uma conta no portal “gov.br”. Além disso, a conta precisa estar verificada, com o selo de confiabilidade ativo para o uso do Certificado Digital.

O cadastro na plataforma é rápido e gratuito, podendo ser realizado direto no portal. É importante mencionar que somente pessoas físicas com CPF ativo poderão se registrar. No caso das empresas, o acesso precisa estar sempre vinculado a um CPF.

Procedimento de acesso

Com o cadastro devidamente efetivado, o selo de confiabilidade ativo e, caso aplicável, o vínculo ao e-CNPJ, o acesso poderá ser realizado a partir da página do e-CAC, como já era feito antes da atualização.

No entanto, na página inicial, junto à opção de entrada via “código de acesso”, será apresentada a janela para “entrar com o gov.br”. Como visto, é opção que deve ser selecionada por quem deseja utilizar o seu Certificado Digital.

Como fazer login no e-CAC com Código de Acesso?

Mesmo após a atualização do e-CAC, a opção de login por meio de Código de Acesso permanece válida, podendo ser utilizada pelo usuário normalmente. Logo, quem não tem Certificado Digital, pode utilizar essa alternativa.

É importante deixar claro que a entrada por meio desse código não permite ao cidadão fazer uso de todos os serviços e funcionalidades do e-CAC — o que só é possível quando se acessa com o Certificado Digital. Por exemplo, com o Código de Acesso, é possível solicitar o Extrato da DIRPF e realizar a Pesquisa de Situação Fiscal.

O procedimento para gerar o Código de Acesso mudou um pouco, visto que muitas páginas e domínios da Receita Federal do Brasil foram integrados ao modelo do “gov.br”. Assim, para gerar o código, basta seguir os seguintes passos:

  1. acessar a página da RFB dentro do “gov.br”;
  2. selecionar a opção “gerar Código de Acesso”;
  3. selecionar a opção “gerar código de acesso para pessoa física”;
  4. na página que será exibida, informar o CPF, a data de nascimento e inserir o código apresentado;
  5. na tela seguinte, será necessário informar o Número do Recibo IRPF e cadastrar uma senha — que deverá conter de 8 a 15 caracteres;
  6. feito isso, basta clicar em “Gerar Código”.

Feito isso, basta retornar à página inicial do e-CAC e inserir o CPF/CNPJ, o código de acesso gerado e a senha cadastrada. Se tudo estiver correto, o acesso será concedido ao usuário.

O Governo Federal tem se empenhado para modernizar a prestação dos serviços ao cidadão, aumentando a eficiência dos processos a partir da digitalização. Com o cenário gerado pela pandemia, a demanda pelos serviços digitais cresceu bastante.

Por essa razão, o governo procedeu com a atualização do e-CAC, a fim de viabilizar o acesso aos usuários que não têm Certificado Digital, isso a partir da validação via portal “gov.br”.

No entanto, mesmo que seja possível ter acesso ao e-CAC sem Certificado Digital e sem o Código de Acesso, a maior parte dos serviços ainda depende da tecnologia de Certificação Digital, dada a grande segurança que ela oferece.

Nesse sentido, a Soluti, Autoridade Certificadora (AC) líder no mercado nacional, pode ajudar você a aproveitar todas as facilidades e vantagens que o portal e-CAC oferece.

A empresa conta com um portfólio amplo de soluções em Certificação Digital, atendendo às necessidades de pessoas físicas e jurídicas com agilidade, precisão e total confiabilidade.

Fonte: Soluti Responde

Quais são os impactos da LGPD na experiência do cliente? Entenda aqui. Ouça

Soluti fala sobre como os pagamentos digitais já estão mudando o mercado. Ouça

Gigantes do setor saem na frente na utilização de Assinaturas Digitais. Ouça

Não deixe de conferir a coluna da Soluti aqui no Crypto ID!