Projetos latino-americanos se destacam no desafio em blockchain, BlockchAngel
11 de novembro de 2020Foram selecionados os vencedores do desafio da fundação everis, em parceria com o BID, na busca de uma solução blockchain para combater a violência na América Latina e Caribe
Com um vencedor e três projetos reconhecidos – incluindo um mexicano – entre os melhores foi concluído o desafio Blockchangel ( Blockchain – Challenge – Angel).
Lançado pela fundação everis e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para encontrar soluções de prevenção, redução e controle de abuso, maus-tratos e violência contra crianças, mulheres e pessoas idosas na América Latina e Caribe utilizando a tecnologia blockchain.
O objetivo da iniciativa é proteger os grupos mais vulneráveis de agressores potenciais e o projeto vencedor HeHop – permite que os registros realizados com o dispositivo móvel da vítima tenha valor jurídico, o que é um diferencial do produto, pois na maioria dos casos de violência doméstica as provas acabam sendo descartadas e o agressor ficando impune.
“Cerca de 80% dos casos de violência doméstica denunciados não viram processos por falta de provas. Nosso aplicativo possibilita gravar e salvar arquivos para serem usados como prova legal utilizando a tecnologia blockchain”, diz Sandy Becky, co-fundadora do HeHop.
A vitória do projeto HeHop foi anunciada, recentemente em um evento virtual, assim como três outros projetos bem avaliados pelo júri, incluindo duas soluções da Espanha e uma da América Latina.
Na cerimônia, Irene Arias Hofman, gerente geral do BID Lab, fez um reconhecimento especial a todos os finalistas e enfatizou que “a inovação e a tecnologia blockchain podem ser grandes aliadas ao oferecerem oportunidades sem precedentes às populações vulneráveis. Por isso, apoiaremos os projetos vencedores para gerar um impacto em larga escala no combate à violência contra crianças, mulheres e pessoas idosas”, ressaltou Irene.
Noemí Sanín, presidente da fundação everis, por sua vez, destacou que “nós gostaríamos de criar por meio da tecnologia blockchain um “anjo da guarda” que, de forma anônima, invisível e permanente, protegesse as vítimas de violência doméstica.
Isso porque um dos nossos propósitos na fundação é buscar soluções tecnológicas, baseadas em talento, inovação e empreendedorismo para os problemas mais importantes da sociedade.”
Puderam participar desta iniciativa do Blockchangel (Blockchain – Desafio – Anjo), empreendedores, empresas, startups, ONGs e fundações da América Latina e Caribe.
O lema é que, com base na tecnologia blockchain, eles desenvolvam soluções para reduzir a violência. Este ano, entre os sete finalistas estavam representantes dos seguintes países: Argentina, Bélgica, Espanha, EUA, França e México.
O vencedor HeHop e os outros três projetos com destaque especial ganharam um pacote completo de aceleração para suas iniciativas, que inclui apoio econômico, técnico e tecnológico por parte da fundação everis e do BID, para o codesenvolvimento e implementação de sua ideia.
Assim, eles serão capazes de se tornarem ferramentas essenciais para a luta contra os problemas sociais que mais os preocupam a humanindade.
Aduanas do Mercosul já estão conectadas pelo blockchain
IBM e R3 unem forças para expandir recursos e serviços de blockchain de nuvem híbrida
Sobre a fundação everis
Fundada em 2001, a fundação everis tem o compromisso de estimular o espírito empreendedor, promover a inovação e fomentar o talento das pessoas. blockchain
Esses três pilares permitem à instituição retornar à sociedade o que recebe dela, graças ao compromisso voluntário e capacidade transformadora das pessoas que formam a everis nos países nos quais a consultoria de TI e Negócios está presente na Europa e nas Américas.
Comprometida com a sociedade, a fundação everis apoia, em colaboração com a comunidade acadêmica e científica, pesquisas em áreas suscetíveis de melhorias ou desenvolvimento. Canaliza, de forma altruísta, as capacidades daqueles que fazem a everis para projetos de educação, ciência, inovação e empreendedorismo.
Ajuda fornecendo trabalho voluntário para que o talento seja transformado em proposições de valor para a sociedade. Todos os seus esforços são voltados para que a sociedade reconheça o valor do talento e elimine barreiras sociais, geográficas e econômicas que impedem seu desenvolvimento.
Sobre a everis
A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e serviços de terceirização.
A empresa, que conduz suas atividades nos setores de bancos, seguros, indústria, telecomunicações e saúde, obteve um faturamento de 1.5 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, conta com mais de 27.00 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 17 países. blockchain
A NTT DATA é uma prestadora de serviços de TI e parceira de inovação global líder de mercado, sediada em Tóquio, com operações comerciais em mais de 50 países. Nosso foco está no compromisso de longo prazo, combinando alcance global com intimidade local para fornecer serviços profissionais de primeira, que variam de consultoria e desenvolvimento de sistemas a terceirização. Para mais informações, visite https://www.nttdata.com .
Sobre o BID Lab
O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo BID. Mobiliza recursos, conhecimentos e conexões para catalisar inovação para a inclusão na América Latina e no Caribe. blockchain
Acredita que a inovação é uma poderosa ferramenta para transformar nossa região, oferecendo oportunidades, sem precedentes, a populações em situação de vulnerabilidade em função de fatores econômicos, sociais ou ambientais.
Sobre a LACChain
LACChain é uma iniciativa do BID Lab, uma aliança global para o desenvolvimento do ecossistema blockchain para a América Latina e Caribe, que objetiva promover o uso desta tecnologia maximizando o potencial impacto na inclusão social.
Um propósito que tem atraído a atenção e a colaboração das entidades que lideram o desenvolvimento incipiente de ecossistemas blockchain nos países da região, como as autoridades do governo digital na Argentina, Colômbia e Costa Rica, assim como várias das principais entidades globais de blockchain, como Adhara, Alastria, AidTech, Blockchain Research Institute (BRI), Consensys, everis, Grupo Sabra, Idemia, ioBuilders, LegalBlock, Multiledgers, MIT Media Lab, NTT Data, RSK, Tradel, World Data e o BID.