Últimas notícias

Fique informado

Profissões do presente: entre de vez na era digital com novos cursos do SENAI

12 de setembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Arcos Dorados e Cisco fecham parceria para oferecer cursos gratuitos de tecnologia

Conteúdos como IoT e Cibersegurança, além de conceitos básicos de informática, serão oferecidos para funcionários da rede de restaurantes e abertos para a comunidade

27 de abril de 2020

Cisco Networking Academy oferece cursos online gratuitamente

A Cisco está oferecendo cursos online do Networking Academy para quem deseja continuar aprendendo nesse período de distanciamento social.

3 de abril de 2020

Conhecimentos fundamentais da indústria 4.0, como robótica colaborativa, computação em nuvem e digitalização de processos são algumas das novidades entre os cursos oferecidos

A era digital é agora. A indústria está em acelerado processo e transformação e precisa, cada vez mais, de profissionais que compreendam essas mudanças e que estejam capacitados para trabalhar em ambientes com tecnologias da chamada quarta revolução industrial.

Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) lança este mês uma carta de novos cursos de aperfeiçoamento totalmente voltados aos conhecimentos necessários para a indústria 4.0.

Com valores a partir de R$ 35, os cursos são 100% a distância, tem duração média de 40 horas, e as inscrições podem ser feitas no Mundo SENAI.

Há outros três cursos totalmente gratuitos: Desvendando a Indústria 4.0Desvendando a Blockchain e Desvendando o BIM (Building Information Modeling).

Na indústria contemporânea, o processo de produção está cada mais baseado em dados em tempo real. Essas informações são capturadas por sensores, lançadas em ambientes virtuais, analisadas, para só então se partir para a tomada de decisões. Se feita de forma correta, a análise dos dados pode contribuir de forma substancial para o aumento da produtividade e da eficiência de uma empresa.

Os dezenove cursos que o SENAI passa a oferecer têm como objetivo capacitar os profissionais nas competências exigidas por esta nova indústria. Entre as áreas de conhecimento, está a computação em nuvem, essencial para o armazenamento dos dados capturados por sensores na linha de produção. Neste curso, o profissional aprende a fazer a migração dos dados e armazená-los de forma segura em um ambiente virtual (da nuvem).

“As empresas tendem a migrar para este tipo de armazenamento de dados porque é mais acessível e flexível, o que possibilita uma melhor dinâmica de trabalho em todo mundo, com atualização em tempo real para toda a equipe”, explica Felipe Morgado, gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI.

Entre as novidades, destaca-se o curso de Robótica Colaborativa. Os robôs já fazem parte da vida das indústrias, mas, até então, o trabalho deles era feito de forma isolada, sem grandes interações com pessoas. Na indústria 4.0, os robôs já fazem parte do processo de forma integrada.

Ou seja, trabalham em conjunto com humanos. Neste curso, você vai entender como isso funciona e vai aprender qual a melhor forma de integrar esses robôs ao sistema de produção, tornando-o mais ágil e produtivo.

SENAI oferece curso sobre digitalização de processos industriais

Com o objetivo de apresentar este universo digital das indústrias, sensibilizando as pessoas de seus aspectos mais impactantes, o SENAI também lança o curso Desvendando a Digitalização dos Processos Industriais.

E seguindo uma trilha de aprendizagem, pode aprofundar os conhecimentos fazendo o curso de digitalização de processos Industriais, para aprender, na prática, o processo de produção, visibilidade e análise de dados, essencial para a tomada de decisões sobre os processos produtivos.

No curso Explorando Big Data, o aluno poderá compreender a evolução da informação digital até chegar ao que hoje conhecemos como Big Data e apreender as possibilidades da conversão de dados em valores.

Assim, o aluno aprenderá a usar ferramentas e técnicas das atividades de coletar, armazenar e analisar os dados, sabendo identificar padrões e interpretar o que os dados dizem sobre a produção.

Há curso sobre a integração de sistema de produção

O curso Sistemas de Execução da Manufatura ensina a integrar sistemas de produção de forma inteligente, gerando aumento na produtividade e a competitividade da empresa. No curso de Manufatura Aditiva, o participante vai aprender tudo sobre impressão 3D, técnica cada vez mais presente na indústria.

“Nesse tipo de equipamento você incorpora técnicas de impressão na linha de produção, podendo produzir desde peças simples até as mais complexas, então, é um equipamento que está se tornando indispensáveis nas indústrias”, explica Morgado.

E essa indústria contemporânea e digitalizada também precisa simular cenários, experimentar coisas novas e olhar para o futuro. Por isso, o SENAI também já lançou o curso de Desenvolvimento de RA (realidade aumentada) e RV (realidade virtual). Esses conhecimentos são fundamentais para criação de rotinas virtuais para segurança, operação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais.

Confira a lista de novos cursos:

  • Desvendando a Indústria 4.0
  •  Inteligência Artificial (IA: aplicações na indústria)
  •  Desvendando a Blockchain
  •  Conectando-se a Indústria 4.0
  •  Explorando o BigDATA
  •  Programação Móvel para IoT (Internet of Things)
  •  Segurança Cibernética aplicada a Indústria 4.0
  •  Sistemas de Execução da Manufatura
  •  Robótica Colaborativa Aplicada
  •  Cloud computing: Arquitetura e Aplicações
  •  Manufatura Aditiva Aplicada
  •  Desenvolvimento de Aplicações em Realidade Virtual e Aumentada
  •  Desvendando o BIM – Building Information Modeling
  •  Desvendando o Lean Manufacturing
  •  Ferramentas do Lean Manufacturing
  •  Softskills: Competências do Profissional da Indústria 4.0
  •  Desvendando a digitalização dos processos industriais
  •  Digitalização dos processos industriais
  •  Microsoft Azure AI Engineer Associate
  •  Prático de simulação hiper-realista de ataques cibernéticos

Thales abre as portas para estudantes do ensino médio e oferece cursos profissionalizantes

Google adiciona ao Chrome recursos de segurança com uso de biometria

Fortinet disponibiliza gratuitamente todos os seus cursos on-line sobre segurança cibernética

Crypto ID é o maior canal sobre criptografia no Brasil!

O QUE É CRIPTOGRAFIA?

A criptografia protege a segurança pessoal de bilhões de pessoas e a segurança nacional de países ao redor do mundo.

A criptografia de ponta-a-ponta (end-to-end encryption ou E2EE) é um recurso de segurança que protege os dados durante a troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário. 

Criptografia Simétrica

Criptografia Simétrica utiliza uma chave única para cifrar e decifrar a mensagem. Nesse caso o segredo é compartilhado.

Criptografia Assimétrica

Criptografia Assimétrica utiliza um par de chaves: uma chave pública e outra privada que se relacionam por meio de um algoritmo.  O que for criptografado pelo conjunto dessas duas chaves só é decriptografado quando ocorre novamente o match.  

Criptografia Quântica

Criptografia Quântica utiliza algumas características fundamentais da física quântica as quais asseguram o sigilo das informações e soluciona a questão da Distribuição de Chaves Quânticas – Quantum Key Distribution.

Criptografia Homomórfica

Criptografia Homomórfica refere-se a uma classe de métodos de criptografia imaginados por Rivest, Adleman e Dertouzos já em 1978 e construída pela primeira vez por Craig Gentry em 2009. A criptografia homomórfica difere dos métodos de criptografia típicos porque permite a computação para ser executado diretamente em dados criptografados sem exigir acesso a uma chave secreta. O resultado de tal cálculo permanece na forma criptografada e pode, posteriormente, ser revelado pelo proprietário da chave secreta.