Últimas notícias

Fique informado
Prefeitura desiste de recuperar sistema invadido por hackers

Prefeitura desiste de recuperar sistema invadido por hackers

4 de setembro de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Ransomware | FBI diz para pagar resgate

Tem o seu computador ‘refém’ de hackers? O FBI diz

28 de outubro de 2015

Prefeito de Pratânia criou outro sistema ao invés de pagar ‘resgate’. Hackers invadem site da prefeitura; portal já voltou ao normal.

hackers_marilia_1

Prefeitura desistiu de resgate e resolveu criar novo sistema

A Prefeitura de Pratânia (SP) desistiu de ter o serviço de informações recuperado após que hackers invadiram e bloquearam o sistema interno do município.

O prefeito do município do interior de São Paulo com pouco mais de 5 mil habitantes, Roque Joner, optou em criar um sistema novo, ao invés de pagar o “resgate” que era pedido pelos criminosos em dólar.

Os serviços administrativos da prefeitura estão suspensos desde domingo (30) e um especialista na área foi contratado para resolver o problema, mas sem sucesso.

“Nós vamos jogar a toalha, literalmente. Só que nós não vamos pagar os hackers porque a prefeitura não tem como e quem me garante que amanhã eles pedem mais cinco mil dólares, depois mais e ficam extorquindo a gente”, questiona Joner.

Para ter acesso a sistema é necessário uma senha. Por uma mensagem em inglês, o grupo pediu um “resgate” de três mil dólares e diz ainda que não aceita pedido de desconto do valor e ainda agradece no final.

Sem licitação
O projeto de novo sistema começa a ser elaborado a partir de sexta-feira (4). Pela urgência do caso, nenhuma licitação será aberta para definir quem faz o serviço de criação dos novos dados. “É muito demorado, você abrir uma licitação nova. Como é emergência, dá para resolver imediatamente. Isso para que nós possamos girar tudo aqui dentro da prefeitura de novo”, explica o prefeito.

Alguns departamentos fizeram, no começo do mês, o back-up de arquivos bloqueados pelos hackers. Usando uma linguagem mais simples, os arquivos não estavam guardados apenas no sistema que foi invadido. O que significa que nem todo o histórico administrativo da Prefeitura de Pratânia foi perdido.

senah

Sistema pede senha para acesso (Foto: Reprodução / TV TEM)

Pagamentos
O pagamento dos 214 servidores municipais, que deveria ser feito nesta quinta-feira,  atrasou, mas a prefeitura refez a folha de pagamento com ajuda da agência bancária e garantiu que na sexta-feira (4) os salários serão depositados.

“Amanhã todos poderão ir ao banco que o dinheirinho deles está lá, certinho, vão receber. Lógico que vão ficar algumas pendências com o INSS, o PIS/Pasep, mas isso a gente resolve assim que instalar”, afirma Joner.

 

 

 

 

Fonte- G1

CATEGORIAS

Destaques

TAGS

hackers