Últimas notícias

Fique informado

Pix, o sistema do Banco Central que vai permitir pagamentos instantâneos 24 horas por dia

17 de fevereiro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

DINAMO é selecionada pelo Banco Central – Ouça

A DINAMO Networks foi selecionada pelo Banco Central para oferecer hardwares de segurança a seu sistema interno de pagamento instantâneo.

2 de janeiro de 2020

“Blockchain vai inovar mundo financeiro”, diz presidente do Banco Central do Brasil

Campos Neto contou na Câmara que tinha estudado e se dedicado intensamente ao desenho de como será o sistema financeiro do futuro.

28 de março de 2019

Durante uma entrevista no Globo News na terça-feira (12), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, revelou o nome do sistema de pagamentos instantâneos que será lançado pela autarquia — vai se chamar Pix

No entanto, Campos Neto, que falava à emissora sobre novas tecnologias para o setor econômico, disse que acabou revelando o nome sem querer. Ele mesmo abriu o assunto, quando comentou que o Banco Central estava prestes a lançar um sistema de pagamentos instantâneos e que sua equipe inclusive tinha escolhido um nome no dia anterior.

Roberto Campos Neto | Foto: Raphael Ribeiro/ BCB

O comentário, então, causou curiosidade dos jornalistas. “Qual é? O que significa isso?”, perguntaram.

“Pix”, respondeu.

Logo que revelou o nome, Campos Neto também foi convidado a descrever como iria funcionar o novo sistema. No entanto, por conta do descuido, o presidente então se sentiu um pouco inseguro.

Ele alegou que não sabia se poderia ter revelado o nome ainda, mas mesmo assim, resolveu dar mais detalhes, ao que ele respondeu:

“Pagamento instantâneo significa que você vai poder pagar entre uma pessoa e outra, 24 horas por dia, sete dias por semana, e o dinheiro vai cair imediatamente na conta da outra pessoa”, descreveu, acrescentando que será um sistema automático feito por meio de um aplicativo.

Segundo ele, o ‘Pix’ vai funcionar com a tecnologia QR Code e deve ficar pronto até o final deste ano. Para exemplificar seu papel no sistema de transferências, Campos Neto abordou também outro tema que BC tem focado, que é o Open Banking.

O Open Banking é uma solução que conecta bancos e fintechs (como a tradução dos próprios termos revelam: banco ou sistema bancário aberto) para melhorar a experiência do cliente.

“Então você tem de um lado um sistema interoperável — porque todo mundo vai se comunicar com todo mundo por esse sistema — e do outro lado você tem o open banking, que vai abrir o sistema. Então você tem: interoperável, mais instantâneo, mais aberto”, explicou.

Por meio desses sistemas integrados, Campos Neto disse que a competição que se forma lá na frente é um mundo financeiro muito diferente do atual. E reiterou, acrescentando as fintechs.

“Lá na frente você encontra: interoperabilidade com ‘instantâneo’, com ‘aberto’, com fintechs”.

Fonte: Portal do Bitcoin

Banco Central adquire solução da DINAMO Networks para pagamento instantâneo – Ouça

Hoje foi dia de discutir pagamentos instantâneos – Ouça

Banco Central desenvolverá plataforma nacional de pagamentos instantâneos

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! banco

  Explore outros artigos!