Últimas notícias

Fique informado
Órgãos públicos terão dois anos para implantar processo eletrônico

Órgãos públicos terão dois anos para implantar processo eletrônico

9 de outubro de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Assinatura Digital |O que é “Política de Assinatura” ?

É comum ouvirmos a frase “a ICP-Brasil exige assinatura com

15 de outubro de 2015

Treinamentos sobre Criptografia e Identificação Digital | CryptoID

O  CryptoID anuncia  seu programa de Treinamentos sobre Criptografia e Identificação Digital

7 de outubro de 2015

Os 222 órgãos da administração federal têm dois anos para implantar sistemas de processo eletrônico. A determinação está no Decreto 8.539, publicado nesta sexta, 9/10, que busca uniformizar parâmetros e procedimentos dentro do governo.

Embora não seja compulsório, há um claro incentivo pela adoção do Sistema Eletrônico de Informação, a solução criada na Tribunal Regional Federal da 4a Região (os três estados do Sul) e que se tornou referência no Judiciário em geral e passou ao Poder Executivo.

“Temos um acordo de cooperação com o TRF 4 para disponibilizar sem custo. Não há porque licitar uma solução privada, a não ser que o órgão exija uma função muito específica que o SEI não atenda e justifique bem isso”, afirma o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert.

Criado em 2009 para atender juizados especiais, o sistema eletrônico em seguida ganhou a Justiça Federal de São Paulo e virou o padrão no Judiciário. No Executivo, o Ministério das Comunicações foi o primeiro a informatizar 100% o processo eletrônico com o uso do SEI, no ano passado, quando também a Anatel adotou.

“Já são 14 órgãos em produção com o SEI e cada um deles estava regulamentando seu próprio uso. Quisemos produzir um Decreto para harmonizar as práticas”, explica Heckert. Nas contas da SLTI, outros 34 órgãos já escolheram o sistema e outros 61 estão avaliando o SEI.

O Decreto, no entanto, deixa margem para a adoção de outras soluçoes de processo eletrônico. Mas segundo a SLTI isso é voltado a acomodar aqueles órgãos que já contavam, mesmo antes do SEI, com algum sistema desse tipo, como é o caso do Banco Central, Receita Federal e órgãos vinculados à Previdência Social, além e agências como ANTAC e ANTT.

Fonte Convergência Digital

Você precisa se atualizar sobre IoT segura, configuração de SSL, autenticação forte, segurança de email, processos eletrônicos, assinatura digital, guarda de documentos eletrônicos, política de assinatura, normas e padrões brasileiros?

Receba informações dos Treinamentos sobre Criptografia e Identificação Digital do CryptoID. Compartilhe com seus amigos e com a área de treinamentos da sua empresa! Também ministramos treinamentos customizados “in company” em todo o Brasil.

Inscreva-se agora para receber informações sobre nossos cursos!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

 

CATEGORIAS

Destaques