ONLYOFFICE: Nova versão de editores open source chega ao Brasil com recursos de validação de dados e assinaturas digitais
19 de março de 2021Atualização 6.2 da suíte de produtividade ONLYOFFICE traz novas funcionalidades para planilhas e aprimora as ferramentas de segurança na versão Desktop
As alterações na forma de trabalho e a ascensão do home office acenderam um alerta para as empresas de tecnologia em relação às novas ferramentas de trabalho remoto e colaborativo.
Atentos a estas mudanças, os desenvolvedores do ONLYOFFICE acabam de anunciar a versão 6.2 da suíte de produtividade de escritórios, desenvolvida a partir do modelo open source.
O aplicativo ONLYOFFICE Desktop conta, agora, com validação de dados e assinaturas digitais, tabela de números e novas funções para as planilhas. O ONLYOFFICE Docs, plataforma online que pode ser utilizada a partir do navegador, também recebeu atualizações.
As novidades da versão 6.2 visam facilitar ainda mais o dia a dia dos usuários das ferramentas. Os desenvolvedores buscam se consolidar no mercado, ultrapassando outros modelos, como Microsoft Office e Google Docs, dentro dos escritórios brasileiros.
Validação de dados
O recurso de validação de dados é uma das principais novidades, tanto para o ONLYOFFICE Docs, quanto para o aplicativo Desktop. A aplicação auxilia na restrição de alguns tipos de dados que são inseridos nas células da planilha.
O uso mais frequente dessa ferramenta é durante a criação de listas de drop-down, em que ela limita as opções de entrada para uma célula selecionada e os usuários apenas escolhem um item de uma lista. Isto facilita e acelera o processo, além de reduzir o risco de erros.
Tabela de figuras para organizar ilustrações
Outra facilidade, aplicada em ambas as versões, é a possibilidade de criar tabelas de números. Da mesma forma que nas tabelas de conteúdo, é permitido listar e organizar equações, imagens, gráficos e formas.
Agora também é possível realizar alterações na forma como os valores aparecem na planilha, possibilitando a criação e aplicação de formatos de números personalizados, nos casos em que os existentes não atendam todas as necessidades do usuário.
Novas funções
Para facilitar os cálculos, as planilhas, disponíveis nas plataformas Docs e Desktop, também receberam novas funções:
- GROWTH – Para calcular o crescimento exponencial previsto usando dados existentes;
- TREND – Para calcular uma linha de tendência linear;
- LOGEST – Para calcular uma curva exponencial que se encaixa nos dados e obter uma matriz de valores que descreve a curva;
- UNIQUE – Para obter uma lista de valores únicos a partir da faixa especificada;
- MUNIT – Para obter a matriz unitária para a dimensão especificada;
- RANDARRAY – Para obter uma matriz de números aleatórios.
O editor de planilhas recebeu, também, segmentação para as tabelas dinâmicas. Esta função fornece um filtro rápido e ajuda a indicar o estado de filtragem, para entender quais dados são exibidos naquele determinado momento.
Assinaturas digitais no ONLYOFFICE Desktop
Além de todas as atualizações já mencionadas, a versão offline da plataforma recebeu outras melhorias. Uma das mais importantes é a possibilidade de adicionar assinaturas digitais aos documentos, planilhas e apresentações, com objetivo de verificar se o conteúdo do documento é originário de quem solicitou e se não há alterações.
Caso seja necessário assinar digitalmente o documento na versão online, isso pode ser feito com a integração do DocuSign disponível no ONLYOFFICE Workspace (versão em nuvem e auto hospedada).
É importante frisar que, para assinar um documento online, é necessário um certificado emitido por uma autoridade de certificação.
Conectando o aplicativo de Desktop ao DMS de terceiros
Com a ferramenta Desktop, os desenvolvedores, que estão incorporando os editores online em seus sistemas de gerenciamento de documentos, também têm a oportunidade de implantar a integração do aplicativo usando a API ONLYOFFICE.
Isso significa oferecer aos usuários a capacidade de conectar o aplicativo de desktop ao DMS e usá-lo para edição e colaboração online.
Na nova versão 6.2 da ferramenta Desktop é possível realizar a integração com o Seafile, ou seja, viabiliza a edição de documentos armazenados no Seafile diretamente do aplicativo e até mesmo a colaboração com eles de forma online.
Proteção por senha no ONLYOFFICE Desktop
Por fim, e não menos importante, a versão offline recebeu, também, aprimoramento da proteção e da segurança dos dados. Ou seja, o ONLYOFFICE Desktop obteve a implementação de senhas, garantindo a proteção dos arquivos do escritório local, para que ninguém consiga abrir determinados documentos sem a devida autorização.
Sobre o ONLYOFFICE Editors
O ONLYOFFICE Docs é uma suíte de escritório que inclui editores para documentos, planilhas e apresentações. A plataforma pode ser utilizada online, pelo navegador de internet. A versão Comunity é gratuita e distribuída sob licença AGPLv3. Há também uma versão Enterprise com mais funcionalidades, como controles de conteúdo e comparação de documentos, além de suporte técnico e recursos de clustering.
As versões Comunity ou Enterprise podem ser usadas, também, no ONLYOFFICE Workspace, uma solução de produtividade de código aberto ou integrada com aplicativos populares de sincronização e compartilhamento, como o próprio ownCloud, Nextcloud, Seafile, etc.
Já o ONLYOFFICE Desktop é uma ferramenta offline, ou seja, um aplicativo que pode ser baixado e instalado no computador. A versão Desktop também é gratuita e distribuída sob a licença AGPLv3.
IBM lança serviço de Blockchain baseado em Open Source
Empresas de hospedagem de sites também estão na mira dos ataques de ransomware