Últimas notícias

Fique informado

O uso da Realidade Virtual no cenário pós-Covid

24 de setembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

É necessário aumentar a segurança nos meios de pagamentos digitais

Comprar por aplicativo, pagar pelo QR Code e usar as carteiras digitais, não é mais um problema, mas estamos seguros?

23 de setembro de 2020

A atual pandemia vem influenciando de forma inequívoca a adoção de novas tecnologias virtuais, acelerando a digitalização bem mais que qualquer um dos outros fatores de indução

Por Marcus Granadeiro

Marcus Granadeiro – Presidente do
Construtivo

No mercado de engenharia e construção, a repercussão ocorre em todas as fases. Vemos novos métodos de venda, reuniões de projeto por videoconferência e gestores de obra se reinventando, isso sem falar em todos os impactos no uso e na operação. 

Algumas tecnologias, como videoconferência e assinatura digital, foram claramente incentivadas por motivos óbvios, porém nem todas as tecnologias têm esta relação direta tão óbvia.

Vamos analisar a Realidade Virtual. Como ela ficará? As soluções que têm como premissa a utilização de óculos compartilhados por diversas pessoas terão futuro? Dá para dizer que a Covid-19 será responsável pela morte da Realidade Virtual?

O nosso palpite é que não. É certo que soluções que usam óculos em estandes de vendas de imóveis, por exemplo, e eram compartilhados por clientes devem acabar, pelo menos até se resolver, de uma forma ou de outra, a questão da insegurança trazida pela doença.

Se este dispositivo já enfrentava resistências em função de uma possível transmissão de conjuntivite, por exemplo, imagina no atual cenário. Por outro lado, as soluções baseadas em dispositivos móveis devem aflorar, pois também serão “empurradas” pelas aplicações para a tecnologia 5G.

Quando falamos em análises de projetos, lá fora as soluções de Realidade Virtual estão migrando para a colaboração. Esta deve ser a tendência a partir da realização sofisticada de videoconferências com “passeios virtuais” pelo modelo, em conjunto e de modo síncrono, gerando registros para alimentar o workflow de análises críticas ou integração entre obra e projeto.

A utilização dos óculos, que passarão a ser um acessório pessoal vinculado ao computador, assim como se tem o mouse e o monitor, é um detalhe.

Enquanto o distanciamento social se mantém, as revisões de projetos podem ser exploradas utilizando a Realidade Virtual colaborativa, que permite a profissionais de diversas áreas interagirem para a validação do andamento das obras, que envolve estrutura, geotécnica, mecânica, tubulações, elétrica e automação, entre outras. O processo on-line acelera as rotinas sem a insegurança do contato.

E quando avançamos para as revisões de projetos utilizando a Realidade Virtual dentro do modelo BIM (Building Information Modeling), é possível otimizar o tempo e o custo das áreas envolvidas, tornando o processo mais colaborativo e ágil.

Isso permitirá que o segmento de engenharia e construção consiga evoluir na concepção e entrega de seus empreendimentos mesmo diante da crise.

Os óculos, neste caso, são os grandes agregadores de valor da Realidade Virtual, pois com eles conseguimos ter a real dimensão do que está sendo projetado ou construído, empoderando os profissionais a partir de uma visão tridimensional que apenas poucos engenheiros ou arquitetos possuem.

Vulnerabilidade crítica no Instagram colocaria em risco milhões de usuários em todo o mundo

Sobre o Construtivo.com

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil. Fundado em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 40 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto, CTG Brasil, Mobissom, LPC Latina, Rodobens, State Grid, JHE, PK, Voith, Rumo e Energia Consult, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras. Informações.

Saiba como funciona o eCAC, centro de atendimento virtual da Receita Federal. Ouça

Benner leva aplicativo de Assistente Virtual e Inteligência Artificial para a Fenalaw 2019

Temos outras atualizações sobre realidade virtual e mais, não deixe de conferir as atualizações!

IoT em constante evolução: da captura de dados à Sabedoria(Abre numa nova aba do navegador)