Últimas notícias

Fique informado

O que esperar da tecnologia 5G nos negócios?

29 de março de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Estamos na era da transformação digital e, por isso, é preciso que muitos empreendedores estejam atentos às mudanças que virão nos próximos meses e anos. Uma delas é a tecnologia 5G

Muito tem se falado sobre ela, principalmente, sobre as possibilidades que estão vindo para as mais diferentes áreas nos próximos anos. Você sabe quais são?

Continue lendo e mostraremos tudo que precisa saber sobre a tecnologia 5G e tirar suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é um avanço nas gerações de internet móvel, sendo uma evolução da 3G e 4G. Ela trará um aumento considerável de velocidade em comparação com os modelos anteriores. Suas vantagens são:

  • mais estabilidade;
  • maior velocidade de upload e download;
  • cobertura mais ampla;
  • maior número de dispositivos conectados por metro quadrado.

Para compararmos a evolução das tecnologias, a 4G, modelo que utilizamos atualmente, tem uma velocidade média de 45 Mbps. A geração anterior, 3G, tinha velocidade média de 8,82 Mbps. Estima-se que a 5G possa alcançar até 10 Gbps.

Para isso, a tecnologia utiliza frequências mais altas (entre 3,5 GHz a 26 GHz) e comprimentos de onda menores. Por isso, a necessidade de utilizar um maior número de antenas nesse tipo de conexão.

O 5G chegará ao Brasil?

A resposta é sim. O modelo nacional exige que ocorra um processo de licitação para a ocupação da faixa de radiofrequência em que a 5G atua. Por isso, no presente momento, não temos efetivamente a tecnologia.

As operadoras que afirmam isso estão operando com outras faixas de radiofrequência já liberadas, mais ágeis do que a 4G tradicional, mas ainda sem toda a potencialidade da 5G. Para isso, está previsto para o primeiro semestre de 2021 o leilão da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Ele seria realizado em 2020, mas diante das questões geradas pelo novo coronavírus, foi adiado para o ano seguinte. A partir do leilão, os vencedores poderão já atuar na instalação de antenas e operar com a velocidade 5G.

Assim, é provável que ainda em 2021 tenhamos a implementação dessa tecnologia no país. As operadoras têm se demonstrado profundamente interessadas em fazê-la começar a operar o quanto antes.

Quais as áreas mais afetadas pelo 5G?

O impacto chega, em primeiro lugar, às áreas que estão mais ligadas com tecnologia e, portanto, podem ter vantagens com a comercialização de itens para as empresas que, logo em seguida, são as mais afetadas pela adoção da 5G. Os setores que se beneficiarão mais com as mudanças são:

  • agronegócio (chegada de conexão de qualidade para o produtor rural);
  • indústria (com a possibilidade de adoção da Internet das Coisas nas rotinas internas e ter um maior controle sobre a produtividade);
  • saúde (possibilidade de, por meio de wearables, ter acesso aos dados dos pacientes em tempo real, permitindo um melhor monitoramento dos usuários);
  • empresas que tenham por objetivo expandir suas atuações para regiões distantes da matriz e, até mesmo, sua internacionalização.

Ainda podemos acrescentar mudanças significativas na vida pessoal, como a aplicação da 5G em carros autônomos. No futuro, poderemos dirigir veículos que, por meio de sensores e conexão de qualidade à rede, não precisarão de nossa intervenção direta (apenas nos casos de falha na rede).

O que muda nos negócios com a chegada do 5G?

Se pensarmos bem, todas as evoluções de geração de internet trouxeram algum tipo de mudança para nossas rotinas, tanto pessoais quanto profissionais. Por exemplo, a 3G permitiu a conexão de internet nos dispositivos móveis, o que potencializou o desenvolvimento tecnológico dos smartphones.

A 4G proporcionou uma melhor qualidade de conexão e, assim, impulsionou o desenvolvimento dos aplicativos mobile que utilizamos atualmente, e que têm uma profunda importância nas nossas ações organizacionais.

Afinal, poder utilizar as ferramentas de conversação instantânea facilitou muito as trocas informacionais, principalmente, para quem está em trabalho remoto, não é mesmo?

A chegada da tecnologia 5G não só permitirá, mas também, incentivará as empresas a investirem em inovação. Afinal, ela favorece a adesão, por exemplo, da Internet das Coisas (IoT) e de outras tecnologias que virão para revolucionar a forma como lidamos com o nosso dia a dia nas organizações.

Assim, por exemplo, uma empresa pode:

  • coletar dados em tempo real, facilitando aos especialistas em segurança da informação a intervir mais rapidamente em caso de ciberataque;
  • melhorar o relacionamento com o cliente, permitindo acompanhar mais de perto o processo de compra;
  • auxiliar em tomadas de decisões mais certeiras.

Outras melhorias que seu negócio pode ter com a adoção da 5G, tornando-o mais estratégico, são:

  • melhorias nos serviços que já são implementados atualmente, como as tecnologias na nuvem, que poderão ser acessadas mais facilmente a partir de qualquer dispositivo, mesmo as soluções mais robustas. Assim, não haverá problemas com conexões mais lentas ou que não suportem o sistema;
  • chamadas de vídeo com melhor qualidade. Na pandemia do novo coronavírus, percebemos a importância desse tipo de possibilidade, já que precisamos realizar uma série de videochamadas para fazer reuniões com pessoas isoladas fisicamente;
  • resoluções contratuais a distância, com a possibilidade de acelerar processos de assinaturas de contrato, principalmente, com o uso das Certificações Digitais;
  • criação de aplicações mais robustas para os clientes, relacionadas com o core business da empresa, já que as conexões suportarão soluções mais complexas e com mais recursos;
  • mais criatividade para o desenvolvimento de serviços e formas de empreender, já que abrirão novas possibilidades para inovação.

Assim, não é só uma navegação mais rápida que essa evolução proporciona, mas também, mudanças significativas. Muitos passarão a trocar a conexão fixa, existente atualmente, pela conexão móvel, podendo ser uma substituta da banda larga.

É importante ressaltar que, para se adequar aos novos tempos, é fundamental que os aparelhos sejam compatíveis com a tecnologia 5G. Portanto, avalie se os equipamentos utilizados pelos seus colaboradores nas atividades estão, de fato, preparados para essa mudança.

A tecnologia 5G será revolucionária. Por isso, é fundamental que os gestores que desejem aproveitar os benefícios o quanto antes definam um plano de implementação. Esse processo demandará investimentos e recursos para esse fim.

Maior velocidade e flexibilidade na comunicação são apenas alguns dos benefícios que a nova geração de internet poderá trazer, abrindo portas para a inovação, permitindo a criação de tecnologias mais precisas e de maior alcance remoto. Podemos aguardar um novo passo importante na evolução digital. Fique atento para isso!

Fonte: Soluti Responde

Soluti dá 7 dicas de como manter seus e-mails seguros de verdade!

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.

Soluti patrocina Jornada do Contador 100k

Mês da Mulher: Os desafios das mulheres na área da tecnologia. Ouça