Últimas notícias

Fique informado

O que a Inteligência Artificial tem a ver com a prevenção do coronavírus?

6 de fevereiro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Inteligência Artificial e o desafio dos riscos jurídicos e éticos

Dois pilares estão se consolidando com a necessidade de uma política pública para os sistemas de Inteligência Artificial: o legal e o ético.

3 de fevereiro de 2020

Segurança dos sistemas de Inteligência Artificial prevista como tendência de TI para 2020

A ManageEngine reuniu uma lista de seis tendências significativas para o setor de TI em 2020, incluindo Inteligência Artificial.

23 de janeiro de 2020

Em um mundo altamente tecnológico, de que forma soluções inovadoras como a Inteligência Artificial podem auxiliar na prevenção?

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Hong Kong estima que o coronavírus tenha infectado mais de 75 mil pessoas. O número é quase quatro vezes maior do que o reportado por autoridades de saúde da China – 20 mil. De acordo com os pesquisadores, a diferença em relação aos números oficiais estaria relacionada com o tempo que o vírus leva para ser detectado, além do tempo entre o contágio e a apresentação de sintomas.

Enquanto muitos países trabalham para conter o vírus com uma série de iniciativas de conscientização, quarentenas, tratamentos e desenvolvimento de pesquisas, a pergunta mais frequente é: em um mundo altamente tecnológico, de que forma soluções inovadoras como a Inteligência Artificial podem auxiliar na prevenção?

Atualmente, várias Universidades e institutos de pesquisa utilizam o processamento de linguagem natural (PNL) e o Machine Learning (ML) para processar grandes quantidades de dados não estruturados, em vários idiomas, para rastrear surtos de mais de 100 doenças diferentes. A análise das informações permite que os especialistas em saúde identifiquem os riscos de doenças infecciosas e ajam rapidamente, em vez de gastarem tempo e energia coletando e organizando os dados.

Colleen Greene – Gerente geral de Healthcare da DataRobot

De acordo com Colleen Greene, gerente geral de Healthcare da DataRobot, a Inteligência Artificial pode prever o número de novos casos potenciais por área e quais populações podem ser mais afetadas. “A tecnologia pode ser utilizada para alertar viajantes e populações vulneráveis para que utilizem máscaras durante a viagem e adotem outras medidas preventivas”, ressalta Greene.

A executiva explica que a Inteligência Artificial pode prever como o vírus se espalhará com base nas condições ambientais, no acesso aos cuidados de saúde e na maneira como será transmitido. Os insights obtidos com IA podem ajudar a responder muitas dúvidas sobre a natureza do vírus, permitindo uma atuação mais rápida e eficiente dos órgãos de saúde.

A Inteligência Artificial também é capaz de analisar padrões de vírus semelhantes e detectar atributos que devem ser considerados no desenvolvimento de uma nova vacina, oferecendo aos médicos uma probabilidade maior de acertos. “Com IA, podemos otimizar a leitura de documentos clínicos e estabelecer conexões com os pacientes que possuem ou não o coronavírus”, explica a executiva da DataRobot.

Outra vantagem é que a tecnologia pode identificar rapidamente as opções de tratamento, correlacionar os melhores resultados e orientar os órgãos de saúde no desenvolvimento de diretrizes clínicas para conter surtos e atuar preventivamente.

“A Inteligência Artificial na saúde é capaz de garantir maior precisão na coleta de dados dos pacientes e nos diagnósticos, além de otimizar o armazenamento de informações e atuar diretamente na prevenção. Certamente é uma tecnologia que poderá auxiliar no controle e prevenção do coronavírus em todo o mundo”, complementa Colleen Greene.

Sobre a DataRobot

A DataRobot é a empresa líder em Inteligência Artificial e Machine Learning. As organizações em todo o mundo utilizam a DataRobot para capacitar suas equipes, implementar rapidamente modelos de Machine Learning. Com uma biblioteca de centenas dos mais poderosos algoritmos de aprendizado de máquina de código aberto, a DataRobot reúne as melhores práticas e guardrails para acelerar e escalar os recursos de ciência de dados, maximizando a transparência, a precisão e a colaboração.

Ao tornar os profissionais mais produtivos e permitir a democratização da ciência de dados, a DataRobot ajuda as organizações a se transformarem em empresas orientadas por Inteligência Artificial. Com escritórios em todo o mundo, inclusive no Brasil, a DataRobot recebeu mais de US$ 225 milhões em investimentos de empresas de primeira linha, incluindo New Enterprise Associates, Sapphire Ventures, Meritech e DFJ. Para mais informações, visite o site.

Cresce onda de malware oportunista explorando o Coronavírus como isca

Inteligência Artificial alia dados científicos a evidências colhidas na prática para criar o futuro da saúde

Dia Nacional do Combate ao Câncer: inteligência artificial ajuda na detecção precoce e diagnóstico da doença

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! 

  Explore outros artigos!