Últimas notícias

Fique informado

O PagTesouro implementa o Pix como uma das formas de pagamento por serviços públicos e conta com a segurança da ICP-Brasil

17 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O PagTesouro utiliza o Certificado Digital ICP-Brasil do tipo A1 para autenticação mútua, a fim de garantir a Confidencialidade, Integridade e Autenticidade dos dados trafegados

pix

A partir desta segunda-feira dia 16 de novembro entrou em operação o Pix, sistema de pagamentos instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Também a partir dessa data, o PagTesouro, plataforma de pagamento digital do Tesouro Nacional, passou a disponibilizar o Pix como forma de pagamento das taxas, contribuições e demais serviços públicos.

Neste primeiro momento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/MAPA) já estão preparados para oferecer a nova modalidade de pagamentos. Outros órgãos estão em fase de desenvolvimento das suas aplicações tecnológicas para integração com o PagTesouro.

A expectativa é que até o fim deste ano outros serviços sejam disponibilizados para recolhimento na plataforma.

Além disso, o Tesouro Nacional realiza os ajustes finais para o lançamento de edital para o credenciamento de empresas Prestadoras de Serviços de Pagamentos (PSP’s) que ofertarão a modalidade de pagamento cartão de crédito no PagTesouro.

portaria com detalhes sobre o decreto que instituiu a plataforma foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

O que é o PagTesouro?pix

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e com o Serpro, o PagTesouro é a plataforma digital por meio da qual o cidadão realizará o pagamento às entidades da Administração Pública Federal por serviços como importação de produtos, certificação, registro de patentes, emissão de passaporte, além das multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições de cursos e concursos.

Será possível escolher a forma de pagamento mais conveniente, dentre elas, o Pix. A compensação da transação será imediata, permitindo que a experiência do cidadão seja completamente digital, sem interrupções no que se refere ao pagamento pelo serviço público.

A entidade pública poderá verificar o efetivo recolhimento da taxa, serviço ou qualquer valor devido em fração de minutos e, desta forma, prosseguir com o fornecimento do bem ou serviço demandado.

A partir do montante de boletos de GRU recolhidos anualmente é possível estimar o alcance da solução.

Apenas em 2019, por exemplo, foram pagas cerca de 37 milhões de GRU em favor de 258 entidades públicas, o que representou ingressos de recursos na Conta Única do Tesouro Nacional da ordem de R$ 120 bilhões.

Bruno Funchal – Secretário do Tesouro Nacional

“É um avanço bastante significativo para a vida das pessoas. Um processo em construção que tende a ser ampliado. É muito importante avançar no contexto tecnológico e desburocratizar a economia”, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

“Nosso grande desafio agora é conectar o maior número de serviços a esta plataforma. Para isso, vamos intensificar a articulação com todos os órgãos públicos para acelerar o desenvolvimento e a integração de seus sistemas com o Pix.

E a integração do PagTesouro com o Pix é a transformação digital na prática. Ganha o cidadão, e ganha o governo. É isso que queremos: tornar a relação do governo com o cidadão mais simples. Um governo. Um cidadão”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade.

Gileno Barreto – Presidente do Serpro

Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, essa solução é mais uma iniciativa para impulsionar a transformação digital do Brasil e vai ao encontro dos objetivos do Governo Federal de desburocratizar os serviços para o cidadão.

“É a evolução do pagamento da GRU para facilitar o acesso do cidadão a serviços de governo”, afirmou ele.

A segurança do PagTesouro

É aplicado ao PagTesouro os seguintes requisitos de segurança:

Uso de conexão criptografada via HTTPS – HyperText Transfer Protocol Secure.

Utilização do protocolo TLS 1.2 pelo HTTPS para garantir a autenticidade e a criptografia dos dados das mensagens criptografadas. Não são suportadas versões anteriores do TLS.

Restrição de uso somente aos IPs dos PSPs credenciados (whitelist) para o consumo do serviço de Notificação do Pagamento.

Utilização de certificado digital ICP-Brasil do tipo A1 para autenticação mútua, a fim de garantir a Confidencialidade, Integridade e Autenticidade dos dados trafegados.

O certificado deve ser emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ da pessoa jurídica titular do Certificado digital no campo otherName OID=2.16.76.1.3.3 e ter a extensão Extended Key Usage com permissão de “Autenticação Cliente”. O CNPJ do PSP será validado (estar ativo) no PagTesouro.

A chave do certificado deverá ser no mínimo de 2048 bits.

Fonte: Com informações do Ministério da Economia

Levantamento da FGV destaca que mais da metade das PMEs se considera preparada para o PIX

Instituições iniciam hoje a operação plena do Pix

Registrato passa a contar com o Pix