O Open Finance vai proporcionar mais opções e segurança as pessoas, afirma CEO da Adiq
5 de janeiro de 2024Segundo a empresa de pagamentos, o Open Finance representa um passo significativo na evolução do setor financeiro brasileiro.
Em um movimento revolucionário, o Open Finance surge como uma evolução do Open Banking, não apenas permitindo o compartilhamento de dados entre bancos, mas expandindo essa colaboração para diversas entidades do mercado financeiro. Segundo a pesquisa “Open Finance Brasil 2023”, desenvolvida pela TecBan e a Ipsos, aponta que há um interesse significativo em compartilhar os dados financeiros.
Os resultados indicam uma evolução notável ao longo dos anos: em 2018, a taxa de interesse estava em 39%, aumentando para 44% em 2019 e atingindo 52% em 2023.
Essa mudança pode ser influenciada por fatores como a crescente confiança nas plataformas online, o desenvolvimento de medidas robustas de segurança cibernética e a compreensão aprimorada dos benefícios associados ao compartilhamento de dados para personalização de serviços financeiros.
O CEO da Adiq, José Mario Ribeiro, explica que o Banco Central é o protagonista na criação deste ecossistema financeiro mais aberto, competitivo e inovador, que visa oferecer aos clientes acesso facilitado a produtos e serviços personalizados.
“Este movimento serve não apenas para proporcionar mais opções, facilidade e segurança nas transações financeiras, mas também promover a inclusão e educação econômica, além de proteção ao consumidor,” complementa.
O Open Finance representa um passo significativo na evolução do setor financeiro brasileiro, promovendo não apenas inovação, mas também capacitando os clientes para uma experiência financeira mais personalizada e vantajosa. Se
A pesquisa também revela que metade dos entrevistados compartilhariam informações financeiras para obter serviços. Apesar da crescente promoção do Open Finance pelos bancos, o ícone nos aplicativos bancários ainda não é totalmente compreendido pela maioria dos usuários. Além disso, houve uma queda na preocupação com compartilhamento dos dados ao longo doas anos, passando de 60%, em 2018 para 34%, em 2023.
Segundo Ribeiro, nos bastidores, essa evolução no setor financeiro impulsiona inovações e comodidades para o usuário final, especialmente no setor de e-commerce.
“Contudo, existe uma lacuna de compreensão entre bancos, empresas e clientes sobre a utilização do Open Finance, indicando a necessidade de maior conscientização e educação”, ressalta.
Para o CEO da Adiq, acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas requer um esforço conjunto das empresas na promoção do entendimento do Open Finance, assegurando não apenas a aceitação, mas a confiança e participação plenas dos consumidores. “A transformação digital deve ser uma prioridade, e as empresas devem investir em esforços significativos para conscientizar e educar sobre o Open Finance”, finaliza.
Sobre a Adiq
A Adiq é uma empresa inovadora de adquirência, fundada em 2015 em um mercado altamente competitivo de pagamentos. A empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil, conectada com as principais bandeiras de cartão e pioneira na oferta de adquirência como serviço. Se
Com uma plataforma própria e white label, a adquirente une toda sua expertise e desenvolve soluções de pagamentos inovadoras para seus parceiros. Como tal, captura, processa, registra e liquida o pagamento de todas as transações eletrônicas feitas com cartões de crédito e débito, em lojas físicas ou no e-commerce.
A Adiq atua de forma independente e está presente em todo o Brasil com suas soluções de pagamento sob medida.
Em seu portfólio, está sua robusta e escalável plataforma que compreende toda a arquitetura de softwares e soluções necessárias para que qualquer player tenha uma solução de pagamentos integrada ao seu negócio, com gerenciamento em tempo real de todas as transações e da agenda de liquidação.
Além disso, a empresa possui soluções digitais, com foco em e-commerce e marketplace, como o split de pagamento e o motor de recorrência, ferramentas essenciais para o gerenciamento automatizado de seu e-commerce ou marketplace, e para quem gerencia lojas ou franquias, a Adiq disponibiliza um portal com funcionalidades distintas para o gerenciador e outro para o lojista.
Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech. Siga a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!
Você também pode se interessar por Criptomoedas e Tokenização. Dá uma olhadinha!
Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital
O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!
Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.