Já foi mais fácil ser criança, no tempo em que ninguém precisava se preocupar com a loucura da vida atual e viver com os riscos à sua privacidade pelo uso da Internet. Por outro lado, pra quem se criou na vida digital a exposição desenfreada pode parecer natural. Não podemos esquecer que por trás de toda a diversão e interatividade em ambientes digitais públicos os “lobos em pele de cordeiro” estão á espreita, e precisamos redobrar a atenção para proteger nossos filhos.
Privacidade no mundo da interação ultra-inteligente
Siri foi a primeira assistente super inteligente, seguido pelo Google Now e Cortana. Sua chegada trouxe um poder de interação através de linguagem natural falada como nunca tínhamos testemunhado antes. O que parecia ficção científica, de uma hora para outra, se popularizou e começa a ser o motor das TVs inteligentes e da maioria dos produtos de consumo da próxima geração.
E a segurança nos dispositivos conectados?
Já vivemos um “boom” de dispositivos conectados à Internet nos nossos lares, e se tomarmos como exemplo o recente escandalo das TV Samsung, podemos esperar que os produtos entregues pelos grandes fabricantes no curto prazo apresentem duas características: Baixa preocupação com segurança dos dados coletados (em trânsito e provavelmente no armazenamento), e acordos de privacidade (que ninguém lê) que violam completamente as expectativas dos consumidores.
O Risco para as crianças
Com o lançamento da nova Barbie “capaz de ouvir a criança, processar a informação na Internet por meio de uma conexão wi-fi e dar uma resposta lógica” a Mattel acaba de invadir a ultima fronteira da privacidade infantil.
Imaginar que tudo que os seus filhos dizem na intimidade de suas brincadeiras, será transmitida e armazenada de maneira insegura na Nuvem, provavelmente para sempre, é de deixar qualquer um de cabelos em pé. E não esqueça que basta que os amiguinhos tenham brinquedos como esse para expor a privacidade de nossas crianças.
Diferente de uma exceção acredito que brinquedos super inteligentes e ultras conectados serão a próxima grande moda, e a privacidade infantil será apenas mais uma lembrança de um passado distante.
Sérgio Leal
- Ativista de longa data no meio da criptografia e certificação digital.
- Trabalha com criptografia e certificação Digital desde o início da década de 90, tendo ocupado posições de destaque em empresas lideres em seu segmento como Modulo e CertiSign.
- Criador da ‘ittru’: Primeira solução de certificação digital mobile no mundo.
- Bacharel em Ciências da Computação pea UERJ desde 1997.
- Certificações:
– Project Management Professional (desde 2007)
– TOGAF 9.1 Certified
– Oracle Certified Expert, Java EE 6 (Web Services Developer, Enterprise JavaBeans Developer)- Sérgio Leal é colunista e membro do conselho editorial do CryptoID.