Últimas notícias

Fique informado

Nova regra de prevenção a fraudes do Banco Central responde ao que os correntistas esperam dos bancos

13 de novembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Fim de ano registra aumento de 126% em fraudes monetárias on-line

Com a chegada do Natal, criminosos virtuais aproveitam para lançarem ataques em busca de dados sigilosos e fraudes monetárias

1 de dezembro de 2022

Cuidado com os golpes na internet durante a Copa

Faltam poucos dias para o início da Copa do Catar e, de acordo com a Meta Foresight, cerca de 85% dos brasileiros irão acompanhar o evento

17 de novembro de 2022

Fraudes eletrônicas: estudo revela que 60% das empresas são responsabilizadas por golpes, mesmo não tendo conhecimento dos crimes

O estudo feito pela Deep Legal coletou dados do judiciário brasileiro, em cerca de mil processos em curso envolvendo fraudes eletrônicas

13 de janeiro de 2022

Pesquisa Faces of Fraud, do SAS, aponta que 97,8% dos brasileiros acreditam que as organizações deveriam fazer mais para protegê-los de golpes financeiros

De acordo com o estudo Faces of Fraud: Experiências do Consumidor com Fraude e o Que Isso Significa, divulgado em setembro pelo SAS, líder em IA e analytics, 97,8% dos brasileiros acreditam que as instituições financeiras deveriam fazer mais para protegê-los de fraudes, sendo que 93,8% deles têm medo de serem vítimas de golpes financeiros.

Não à toa, 85,7% admitem ser mais cautelosos com fraudes do que no passado, principalmente nos canais digitais. 

Como medida para aumentar a prevenção a fraudes financeiras contra clientes de diversos bancos e usuários de sistemas de pagamentos, o Banco Central (BC) colocou em vigor, desde 1º de novembro, a Resolução Conjunta nº 6, que prevê a criação de regras para instituições financeiras compartilharem dados entre si sobre indícios de contas e transações fraudulentas. 

O especialista de Fraude e Security Intelligence do SAS, Robson Ohosaku, explica que a proposta visa dar um acesso mais democrático e rápido para todas as instituições financeiras, melhorando assim a velocidade da prevenção a fraude e reduzindo a chance de o fraudador aplicar a mesma fraude em diversos bancos. 

“As instituições financeiras já têm diversos métodos e tecnologias para analisar fraudes em escala em suas próprias operações. A oportunidade agora está em enriquecer estas estratégias com mais uma informação adicional bastante valiosa, que são as fraudes confirmadas por outras instituições”, explica. 

Experiência digital do correntista 

A boa notícia para as organizações é que, mesmo que alguma nova etapa de consentimento de compartilhamento de dados seja necessária, os consumidores estão mais flexíveis a aumentar fricção nos canais digitais desde que isso se reflita em maior segurança.

A pesquisa do SAS também revela que 86% dos brasileiros concordariam com mais atrasos e verificações nas transações para melhor proteção contra fraudes. 

A nova regulamentação do BC exige que alguns dados mínimos de contas suspeitas devem ser compartilhados entre as instituições financeiras, como nome, CPF ou CNPJ, data, horário e valor da tentativa de fraude, assim como a identificação do aparelho eletrônico usado, identificação do destinatário, entre outros. 

“Neste cenário, o uso de analytics e inteligência artificial (IA) continuam sendo ferramentas essenciais para o sucesso nessa batalha contra a fraude, ao mesmo tempo em que se oferece a melhor experiência para o cliente. Quando falamos em analytics, quanto mais dado e informações valiosas agregamos aos modelos estatísticos, melhores são os resultados” afirma Ohosaku. 

Sobre o SAS

O SAS é líder em analytics. Por meio de software e serviços inovadores, o SAS capacita e inspira clientes em todo o mundo a transformar dados em inteligência. SAS lhe dá “THE POWER TO KNOW”.

Importância da colaboração dos bancos no combate à fraude mediante à Resolução 06 do Banco Central

Mantendo as fraudes bancárias sob controle: melhores práticas para garantir transações financeiras

Biometria e Tokenização: a dupla dinâmica contra fraudes bancárias

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.