Últimas notícias

Fique informado

Nos Estados Unidos, 86% dos empresários planejam aumentar investimentos em nuvem híbrida e multicloud

2 de fevereiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Pesquisa conduzida pela The Harris Poll, encomendada pela Microsoft, visa compreender as decisões estratégicas voltadas ao uso da nuvem

A pandemia pressionou mais empresas a adotarem o uso amplo da tecnologia de computação em nuvem. Isso é o que reforça uma pesquisa recente realizada pela The Harris Poll, e patrocinada pela Microsoft, que constatou que 86% de todos os entrevistados planejam aumentar seus investimentos em ambientes híbridos ou multicloud, e 95% dizem que essas tecnologias são fundamentais para seu sucesso. 

Os resultados da pesquisa realizada com líderes empresariais, profissionais de TI e tomadores de decisão de TI em empresas de médio a grande porte dos EUA demonstram a oportunidade em 2022 da tecnologia em nuvem resolver necessidades complexas do mundo dos negócios. 

De acordo com Erin Chapple, vice-presidente corporativo de Azure Core PM & Design da Microsoft, a “pesquisa e as nossas próprias observações ressaltam como as empresas estão enfatizando o trabalho remoto, aumentando a demanda por eficiência e, como sempre, enfrentando pressões competitivas para reduzir custos.

Embora a pandemia já tenha acelerado o uso da tecnologia em nuvem, os entrevistados compartilharam que continuarão a investir de forma proativa e estratégica em tecnologias de nuvem, especificamente híbrida e multicloud, nos próximos anos”. 

Tudo se resume ao resultado final: as tecnologias são fundamentais para o sucesso dos negócios, possibilitando novos cenários, melhorando a eficiência dos recursos e aumentando a agilidade das operações.

As empresas que usam essas tecnologias tiveram maior probabilidade de gerar aumento na receita nos últimos 12 meses, com 83% das que operam em ambientes híbridos e multicloud relatando crescimento da receita, em comparação a apenas 58% para os usuários que não utilizam ambientes híbridos ou multicloud.  

Embora algumas empresas possam chegar a essa configuração ideal de nuvem organicamente, a pesquisa mostra que a maioria das organizações está escolhendo essas tecnologias como um fator estratégico.

As empresas estão implantando nuvens adicionais para fins específicos, como uma nuvem apenas para IA. 

Flexibilidade e escolha surgiram como necessidades claras das empresas que não estão apenas adotando uma única nuvem, mas a mistura certa de nuvens e as ferramentas que as acompanham.

Quase todos os entrevistados concordaram que precisam ser capazes de adotar a nuvem em algumas áreas de negócios, mantendo outras informações comerciais no ambiente local, principalmente por razões regulatórias.

Quase nove em cada dez dizem que aumentarão os gastos com ambientes híbridos ou multicloud nos próximos três anos para atender às demandas dos negócios, incluindo escalabilidade, gerenciamento de riscos e capacidade de governança de dados e autonomia digital.

A maioria dos entrevistados dizem que é provável que façam mudanças em suas infraestruturas em nuvem no próximo ano, incluindo metade, que planeja aumentar o número de provedores de nuvem que estão usando. 

Confira mais detalhes da pesquisa e das novidades de nuvem da Microsoft no News Center. 

Entrevistamos André Mello, CEO da RTM sobre tendências, cloud, crescimento das fintechs e de serviços digitais em 2022

O impacto da tecnologia 5G na aceleração da adoção da nuvem nas empresas

Segurança em nuvem: O que é Cloud Security Posture Management (CSPM) e quais os seus benefícios para as empresas?