Últimas notícias

Fique informado

Na Câmara, Célio Ribeiro afirma que a estruturação da CIN é fundamental para combater fraudes e subtração de recém-nascidos

1 de setembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a FrenID promoveu uma Audiência Pública com o intuito de debater o Programa de Identificação do Brasil

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, data marcada como o Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, a Frente Parlamentar Mista para Garantia do Direito à Identidade (FrenID) promoveu uma Audiência Pública com o intuito de debater o Programa de Identificação do Brasil. O foco principal do encontro foi a identificação neonatal e o combate à subtração de crianças e adolescentes em todo o território nacional.

Célio Ribeiro, durante sua fala na Audiência Pública. Imagem: Inter ID

O evento, presidido pela deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), coordenadora-geral da FrenID, ocorreu na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

A audiência contou com a participação de diversos especialistas e autoridades, incluindo o diretor-presidente do Instituto Internacional de Identificação (InterID), Célio Ribeiro.

Com quase 30 anos de dedicação ao tema da identificação no Brasil, Ribeiro ressaltou que o Dia Internacional da Pessoa Desaparecida não é uma data para comemorações, mas para reflexões profundas sobre a realidade nacional.

“Temos hoje crianças recém-nascidas sendo subtraídas de maternidades para o tráfico humano. O projeto da Carteira de Identidade Nacional (CIN) acaba com vários problemas, desde os rombos na casa dos bilhões de reais da Previdência Social, até a subtração de crianças”.

O diretor-presidente do InterID apontou que a questão da identificação vai além de números e estatísticas.

“Uma única criança separada de sua família é muito mais grave do que os recursos desviados com fraudes em identificação”, declarou, concluindo com um pedido à casa legislativa: “Esta casa precisa estar atenta, trabalhando junto ao Executivo Federal, e unir forças para que exista uma estrutura profissional dedicada ao tema da identificação no Brasil”.

O debate reforçou a necessidade de uma cooperação interinstitucional sólida para garantir avanços significativos na identificação e proteção dos cidadãos, em especial das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A audiência promovida pela FrenID não só trouxe à tona a urgência de se falar sobre identificação no Brasil, mas também reforçou a necessidade de ação concreta para garantir o direito básico à identidade de todos os brasileiros.

Por fim, Célio Ribeiro fez um apelo direcionado a Pedro Pontual, que ocupa as posições de coordenador-geral da Câmara Executiva Federal de Identidade do Cidadão (CEFIC) e de secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República.

Ribeiro solicitou que Pontual intervenha a favor da criação de uma estrutura específica dedicada ao projeto da Carteira de Identidade Nacional (CIN), enfatizando a importância dessa medida para o sucesso e eficácia do projeto em questão.

Célio Ribeiro, diretor-presidente do InterID, Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do MGI, e Pedro Pontual, coordenador-geral da Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC) e secretário-executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República

Confira a íntegra da fala do diretor-presidente do InterID:

Abaixo, seguem links para as falas dos demais participantes:

Marta Volpi, conselheira do CONANDA

Sílvia Cristina Xavier, coordenadora na Secretaria de Justiça do Paraná

Pedro Pontual, secretário-adjunto da Casa Civil da Presidência da República

Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital

Marli Souza Rocha, Diretora Substituta do Departamento de Análise Epidemiológica de Doenças Não Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente

Tula Vieira Brasileiro, coordenadora de promoção de registro civil e nascimento do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania

Rafael Perseghini Del Sarto, papiloscopista da Polícia Civil do Distrito Federal 

Fonte: Inter ID

InterID reúne autoridades em Seminário e lança Frente Parlamentar para garantia do direito à identidade

InterID integra grupo de trabalho sobre erradicação do sub-registro e melhoria do acesso à documentação

InterID comenta a reportagem do Fantástico – TV GLOBO sobre as fraudes na Previdência Social

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.