Muitos servidores públicos estão trabalhando em casa. E a segurança, como fica?
12 de abril de 2021Conheça a opção de desktop virtual que aumenta a segurança, facilita a mobilidade e padroniza estações de trabalho de órgãos públicos
A pandemia levou muitas empresas a adotarem o teletrabalho em algum grau. No setor público, cerca de 25% dos servidores exercem trabalho remoto desde 2020, contra aproximadamente 8% das pessoas no setor privado. A informação foi apontada por uma pesquisa divulgada pela Agência Brasil em novembro do ano passado.
Com tanta gente usando computadores particulares para acessar dados de órgãos públicos, a questão da segurança se impõe. Como se prevenir contra ataques virtuais, que também aumentaram com a pandemia?
Medidas como o uso de antivírus atualizado, além de cuidados com as senhas de acesso, estão na ordem do dia. Mas a adoção de uma solução como o desktop virtual em nuvem agrega camadas a mais de segurança ao proporcionar:
- tráfego de rede criptografado
- ambiente monitorado e auditado
- redes segmentadas
- firewall corporativo
- duplo fator de autenticação
- ambiente de trabalho oficial e protegido
A virtualização de ambientes de trabalho é um dos serviços oferecidos pelo Serpro, batizado como Escritório Virtual em Nuvem. Trata-se de uma estação virtual que o servidor público pode acessar a partir de seu computador particular, o que permite trabalhar em casa com a mesma segurança que haveria em uma máquina no escritório ou repartição de origem.
Isso significa permitir que, de casa, o servidor acesse documentos, softwares e dados como se estivesse na máquina localizada no órgão público.
Além da segurança, há também integração com redes locais e possibilidade de auditar os acessos a documentos e serviços. O servidor público utiliza uma interface padronizada pelo órgão e a instituição ganha em escalabilidade, podendo replicar estações de trabalho com facilidade.
Formas de acesso com segurança
O acesso ao ambiente virtual pode se dar por meio de estação de trabalho comum ou por dispositivos compatíveis com o cliente, de acesso virt-viewer (recurso que permite visualização do console de máquinas virtuais).
Todo o serviço disponibilizado passa por uma camada de segurança que garante o acesso aos recursos mediante o uso de credenciais válidas.
Órgãos públicos conectados à Rede Serpro, seja através da rede local, infovia-bsa ou rede de longa distância, terão acesso de forma direta, via liberação de regras de firewall. Os clientes que acessarem o Escritório Virtual em Nuvem por meio da internet terão acesso ao Ambiente com a utilização de certificado digital.
Quer saber mais sobre o serviço?
Solicite uma apresentação para nossa equipe e entenda como o serviço pode facilitar o trabalho órgãos públicos. Acesse a página do Escritório Virtual em Nuvem do Serpro.
Fonte: Serpro
Segurança em primeiro lugar: 3 avanços-chave para o futuro da criptografia
Eterno lockdown: como o Covid-19 afetou a cibersegurança
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!