mobileID: Como instalar o Certificado Digital no celular ou tablet. Ouça
28 de julho de 2020Além do token, do cartão inteligente, do computador e da nuvem, o smartphone e o tablet também podem armazenar um Certificado Digital
Por Certisign
Assim, para aqueles que estão sempre em deslocamento e precisam utilizar a tecnologia com frequência, o Certificado Digital para dispositivos móveis pode ser bastante conveniente, pois é só levar consigo o seu celular, por exemplo, – um aparelho difícil de esquecer nos dias de hoje, convenhamos – e conectá-lo a um computador.
Certificado Digital no celular ou tablet
Tão fácil quanto carregá-lo e utilizá-lo é a sua instalação, que é feita por meio de um aplicativo e alguns cliques. Ou seja: em poucos minutos você sai com o seu Certificado emitido e pronto para ser usado.
Quer saber mais como instalar o Certificado Digital no celular? Então acompanhe as instruções a seguir.
Instalação do Certificado Digital em celular/tablet – mobileID
1. Baixe o aplicativo em seu celular ou tablet
• Depois de ter feito a etapa do atendimento por videoconferência ou presencial, vá até a App Store ou Google Play e digite “Certisign” na barra de buscas. Feito isso, você encontrará o aplicativo “mobileID”.
• Faça o download do aplicativo “mobileID”.
2. Emita o Certificado Digital no celular ou tablet
• Com o App já baixado e aberto, clique na opção “Minhas identidades”.
•Em seguida você criará uma senha, a qual será solicitada toda vez que utilizar o seu Certificado Digital. Portanto, memorize-a.
• Feita a definição da senha, vá em “Novo” e, depois, em “Emitir Certificado”.
• Coloque o número do pedido e o Código de Emissão 1 (entregue/mostrado ou enviado pelo Agente de Registro durante o atendimento) e o Código de Emissão 2 (enviado por e-mail após o atendimento). Após inserir as informações, clique em “Buscar pedido” e, depois, em “Emitir Certificado”.
• Digite novamente a senha, definida no início do processo, e pronto! Seu Certificado está emitido.
3. Baixe o DesktopID
Por fim, em seu computador, instale o DesktopID. É este programa quem fará a conexão entre o seu Certificado e a aplicação que você acessar.
Ele pode ser instalado nos sistemas operacionais:
• Windows 7 ou superior;
• macOS 10.12 ou superior
Posso instalar o Certificado Digital em qualquer celular ou tablet?
Não, pois alguns sistemas operacionais não são compatíveis com a tecnologia. Para usar o Certificado no celular/tablet mobileID é preciso que ele seja:
• Google Android 5.0 ou superior; ou
• Apple IOS 8.1 ou superior;
Posso exportar meu Certificado mobileID?
Sim. O Certificado Digital mobileID é do tipo A1 e pode ser exportado, realizando o que chamamos de “cópia de segurança“. Para isso, basta acessar seu aplicativo mobileID, ir em “Configurações” e depois em “Exportar Certificados“.
Feito isso, basta conectar seu celular no computador e exportar o Certificado.
Ah, em celulares Android, basta acessar a pasta “Certisign” para a retirada da cópia de segurança. Já em celulares Apple iOS, no momento da exportação, é possível salvar no iTunes ou compartilhar a cópia.
Meu celular ou tablet quebrou/foi formatado. É possível recuperar meu Certificado?
Não há como recuperar o Certificado Digital que estava instalado no dispositivo. No entanto, se você salvou uma cópia de segurança, você pode instalá-la em seu novo dispositivo.
Fonte: Certisign Explica
Marcio D’Avila fala sobre a redução do prazo de validade dos certificados TLS
Descontinuação do protocolo TLS 1.0 e 1.1: seu site está preparado? Ouça
Como verificar se a assinatura digital de um documento está válida? Ouça