Segurança dos sistemas de Inteligência Artificial prevista como tendência de TI para 2020
23 de janeiro de 2020A ManageEngine, divisão de gerenciamento de TI da Zoho Corp, reuniu uma lista de seis tendências significativas para o setor de TI em 2020, incluindo Inteligência Artificial
“Graças ao surgimento de novas tecnologias e à evolução contínua das já estabelecidas, a maneira como as pessoas trabalham mudará em 2020”, diz Rajesh Ganesan, vice-presidente da ManageEngine. “Os departamentos de TI verão estratégias de privacidade, segurança e gerenciamento de custos, juntamente com Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), desempenhando papéis essenciais”.
1. As empresas perceberão a importância de proteger seus sistemas de Inteligência Artificial
À medida que mais organizações implementarem a IA em suas funções comerciais, será reconhecida a necessidade de proteger estes sistemas.
•As empresas verão valor em investir em tecnologias de IA explicáveis, aquelas em que o sistema fornece as razões de suas ações e decisões para que as equipes de TI possam revisá-lo e corrigi-lo em tempo real:
•Os dados de treinamento de Inteligência Artificial e os modelos de ML precisarão ser protegidos por técnicas como criptografia homomórfica, que executa operações matemáticas complexas em informações criptografadas sem descriptografá-las primeiro;
•As organizações precisarão proteger seus modelos de IA contra desvios de conceito, pois isso pode torná-los irrelevantes e fazer com que o sistema perca o controle.
2. 2020 testemunhará o aumento da hiper-automação
A hiperautomação elevará um pouco o crescimento da tecnologia no Brasil em 2020, à medida que as empresas começarem a investir em inteligência impulsionada por Inteligência Artificial e ML, juntamente com a engenharia autônoma movida pela automação de processos robóticos e cognitivos. A hiperautomação será utilizada principalmente para tornar processos comerciais dinâmicos e complexos, como reclamações de seguros, processamento de empréstimos e despacho de armazém, mais rápidos e precisos, sem aumentar os custos.
3. Funcionários assumem a responsabilidade pela adesão às leis de privacidade
Mais países, incluindo o Brasil, estão trabalhando na implementação de uma lei de proteção de dados semelhante ao GDPR da União Europeia. Nesse cenário, as empresas precisarão aderir a vários requisitos destinados a garantir o tratamento adequado de informações confidenciais. Como partes interessadas vitais nas operações comerciais, os funcionários terão de assumir parcela da responsabilidade de cumprir a lei.
É provável que as organizações tomem medidas concretas para educar e treinar seus funcionários sobre novas preocupações com a privacidade.
4. As empresas recorrerão à personalização para oferecer experiências customizadas aos clientes com Inteligência Artificial
As organizações usarão seus vastos conjuntos de dados para criar imagens claras e completas de seus clientes e, assim, fornecer experiências personalizadas com o uso de Inteligência Artificial. Esta personalização ajudará as empresas a responder às necessidades exclusivas de cada cliente, para que a cada interação seja oferecido o produto, serviço ou suporte certo e garantindo que as pessoas certas da empresa estejam envolvidas.
5. A proteção do terminal será uma prioridade máxima
Com o número e o tipo de dispositivos de terminal cada vez maiores e com dispositivos se tornando mais “inteligentes”, os terminais viraram alvos críticos e ainda mais vulneráveis a ataques externos. Aplicativos móveis podem muito bem ser a fonte da próxima violação de segurança corporativa em larga escala, especialmente à medida que o afluxo de trabalhadores não tradicionais e seus dispositivos remotos continua.
Considerando as ameaças à segurança pairando nos terminais, as organizações terão que melhor gerenciá-los e prestar mais atenção às técnicas de proteção, como prevenção de perda de dados (Data Loss Prevention, DLP) e detecção e resposta de pontos de extremidade (Endpoint Detection and Responde, EDR).
6. Empresas restringem os gastos em nuvem
Este ano, as empresas trabalharão para otimizar seus custos. Embora a nuvem, especialmente o SaaS, tenha possibilitado a democratização da tecnologia em todas as funções de negócios, também resultou em organizações gastando mais do que o necessário. No entanto, soluções estão surgindo para oferecer aos líderes de negócios melhor controle e visibilidade.
Inteligência Artificial: o que é, como funciona e para que serve?