Últimas notícias

Fique informado

Linguagem R mantém crescimento e pode se tornar a mais popular de 2020

10 de agosto de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

4 maneiras reais de vazar os dados da sua empresa

Algumas histórias sobre como é fácil acidentalmente vazar informações e dados sensíveis para o público.

22 de julho de 2020

Dez dicas da Forcepoint para potencializar o home office sem riscos à cibersegurança

Forcepoint alerta para riscos que companhias correm ao adotar o trabalho remoto sem a estrutura de segurança necessária, leia mais sobre.

18 de março de 2020

Pesquisas em universidades podem ter impulsionado popularidade de linguagem R durante a pandemia, indica índice Tiobe

A classificação de linguagens de programação mais populares da Tiobe tem um favorito para o top de popularidade de 2020. A subida expressiva do R no índice fez com que a linguagem saltasse 12 pontos de agosto de 2019 – quando ocupava o 20º lugar – a agosto deste ano.

Ela ocupa o oitavo lugar pelo segundo mês consecutivo. Go, Swift e SQL lutam pela posição #10 no índice Tiobe.

R tornou-se a única linguagem a entrar no top 10 desde o ano passado. Em maio deste ano, caiu do top 20 pela primeira vez em três anos. Segundo o site ZDNet, não há um consenso sobre o crescimento exponencial da linguagem.

O índice especulou que a linguagem poderia ser vítima de consolidação na programação estatística, com mais desenvolvedores gravando em direção a Python.

“Uma possível razão para isso é que a programação estatística está encontrando seu caminho da universidade para a indústria hoje em dia, e o Python é mais aceito pela indústria”, disse Tiobe na época.

Paul Jansen – CEO da Tiobe Software

Conforme aponta o ZDNet, Paul Jansen, CEO da Tiobe Software, disse em julho que acredita que R e Python se beneficiaram da demanda das universidades e dos esforços globais para encontrar uma vacina para o vírus da Covid-19. “Os dias de linguagens estatísticas comerciais e pacotes como SAS, Stata e SPSS terminaram”, escreveu Jansen na atualização de julho.

Uma pesquisa da StackOverflow, em 2017, descobriu que R era a segunda linguagem mais visitada das universidades atrás do Python. Ele também descobriu que os dois maiores grupos que usam R são acadêmicos de ciências sociais e biologia, seguidos de perto pelo setor de saúde, diz o site.

As classificações do índice são baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores de terceiros. Mecanismos de pesquisa populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados para calcular as classificações.

Entretanto, segundo o ZDNet, alguns desenvolvedores questionam a medida usada para calcular a popularidade. De qualquer maneira, o analista de desenvolvedores RedMonk calcula que R nunca será uma das 10 principais linguagens por causa de seu público especializado.

No entanto, observou recentemente que R ilustra a “notável popularidade de uma linguagem cujo uso é restrito para todos os efeitos a um único domínio – aqueles que trabalham e operam com dados”, de acordo com o site.

O R também não aparece na lista dos 10 melhores do GitHub para 2019, liderada por JavaScript e seguida por Python, Java, PHP, C#, C++, TypeScript, Shell, C e Ruby.

Os 10 principais de agosto deste ano em ordem decrescente são C, Java, Python, C ++, C #, Visual Basic, JavaScript, R, PHP e SQL. O índice destaca a luta pela posição #10 no índice Tiobe entre Go, Swift e SQL. Swift perdeu 2 posições este mês (do 10 ao 12). O SQL assumiu o controle e está de volta ao top 10 desta vez.

Fonte: CIO

Mais de 30% dos brasileiros se acha “comum” demais para ser hackeado

Crise de habilidades de carreira em cibersegurança piora pelo quarto ano consecutivo

Entenda o conceito de SASE, o futuro da cibersegurança, segundo o Gartner

Confira mais sobre cibersegurança e criptografia no Crypto ID! linguagem