Últimas notícias

Fique informado

Levantamento da FGV destaca que mais da metade das PMEs se considera preparada para o PIX

16 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Levantamento realizado pela fintech Zoop, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, apresenta as expectativas das empresas desse setor sobre o PIX e os impactos sobre seus negócios

O início das operações com PIX, sistema de pagamento instantâneo do Brasil, foi bastante aguardado pelo sistema financeiro. Em pesquisa realizada junto a pequenas e médias empresas, 64,1% dos entrevistados disseram que suas companhias estão preparadas para operar com o novo sistema.

As PMEs também disseram esperar que a adoção do PIX se dê mais rapidamente entre os jovens, bem como projetam um impacto sobre as transações em cartão de débito, no primeiro momento. Os dados são do levantamento da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pesquisa teve o objetivo de entender as percepções e expectativas das PMEs envolvidas diretamente com o comércio sobre o PIX e os possíveis impactos sobre seus negócios, a partir do lançamento oficial do produto.

Foram ouvidos representantes de empresas com média de 100 funcionários e atuação nos setores de e-commerce e marketplace, ERP e facilitadoras de pagamento.

O fato de que 64,1% das PMEs dizerem estar preparadas para adotar o PIX reforça as expectativas sobre as mudanças no mercado financeiro. Entre os entrevistados, 32,6% acreditam que o PIX trará um impacto a todas as modalidades de pagamento. Neste mesmo ponto, outros 32,6% projetam que o novo sistema afetará principalmente as transações com cartão de débito.

É consenso que o PIX tende a democratizar o acesso ao sistema financeiro a todos os perfis. Contudo, 52,2% dos entrevistados acreditam que a adesão ao sistema se dará mais rapidamente entre os consumidores mais jovens, de até 30 anos de idade.

Ainda de acordo com os ouvidos no levantamento, as principais vantagens para os consumidores serão a transferência instantânea, a simplicidade do sistema e a gratuidade. Para as empresas, a expectativa é de tarifas mais baixas nas operações.

Alessandro Raposo – Co-fundador e diretor de Estratégia e Produtos da Zoop

O co-fundador e diretor de Estratégia e Produtos da Zoop, Alessandro Raposo, ressalta que o sistema de pagamento instantâneo é uma parte do que o sistema financeiro promete ser no futuro, principalmente com a agenda do Open Banking.

“As novidades trazidas ao setor tornarão o mercado mais aberto e digital, ambiente propício para o surgimento de plataformas que ajudarão as empresas a criarem serviços financeiros diferenciados e centrados nos consumidores”, finaliza o executivo.

Apesar de 71,9% dos entrevistados se considerarem bem informados sobre o tema de uma forma geral, houve quem apontasse possíveis desvantagens do PIX. Entre os entrevistados, 31,5% afirmam que a impossibilidade de chargeback, o cancelamento e estorno para compras por engano, seria uma das características sistema.

No entanto, Raposo, explica que, embora pareça que não há chargeback para o PIX, a autenticação garante essas operações no e-commerce.

“Quem opera hoje no comércio eletrônico já está habituado com o sistema de autenticação para compras no cartão de crédito. A autenticação do PIX é muito similar e já surge como obrigatória, garantindo o bom funcionamento desse meio de pagamento, tanto para consumidores quanto para vendedores”, afirma.

Instituições iniciam hoje a operação plena do Pix

Registrato passa a contar com o Pix

Sobre a Zoop

Zoop é a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no mercado B2B, que atua em três segmentos: meios de pagamento, “banking as a service” (BaaS) e crédito. Seus produtos unem tecnologia e conformidade regulatória, permitindo que qualquer empresa – seja ela uma startup, um marketplace ou mesmo uma grande empresa – possa criar e oferecer serviços financeiros, com a sua própria marca, de forma simples, eficiente e segura.

Dessa forma, a Zoop ajuda a tornar o futuro dos serviços financeiros mais democrático, impulsionando a participação de novos players na indústria financeira e a criação de serviços que atendam melhor todas as camadas da população.

Com cerca de 560 parceiros cadastrados em sua plataforma, e atuando no mercado B2B, a empresa viabiliza a criação de mais de 10.000 empregos indiretos. A Zoop está no ranking de Linkedin Top Startups pelo 2° ano consecutivo, e em 2020, foi eleita uma das 100 Startups to Watch segundo a revista Época Negócios e Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Os novos desafios de cibersegurança com o PIX!