Últimas notícias

Fique informado
Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

26 de novembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Foi aprovado ontem pelo Senado o Projeto de Lei (PL) nº 6.549/2019, que cria isenção tributária para dispositivos e sistemas de comunicação máquina a máquina, a expectativa é que a implementação da Internet das Coisas e da internet 5G além de gerar mais de 10 milhões de empregos, segundo o Ministério das Comunicações, deve impulsionar as identidades digitais para equipamentos IoT.

Por Regina Tupinambá

Regina Tupinambá – Sócia Fundadora do Portal Crypto ID

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

Bastam dois ou três exemplos para imaginarmos a dimensão dos riscos que equipamentos IoT, sem os protocolos de criptografia, podem proporcionar.

O protocolos TLS – Transport Layer Security, são protocolos de criptografia projetados para internet e permitem a comunicação segura entre os lados cliente e servidor de uma aplicação web.

Imagine, por exemplo, o que um time hacker pode fazer se tiver o controle de uma aeronave que tem milhares de componentes de IA – Inteligência Artificial ou acesso ao centro de controle de um aeroporto ou o acesso à equipamentos hospitalares? Todos estão ligados a IoT. Portanto, são infinitas possibilidades para a aplicação de Ransomware – software malicioso implantados por criminosos para exigir das suas vítimas altas cifras em dinheiro ou moedas – o mais recorrente como resgate.

Certificados digitais para Internet da Coisas

Existem soluções alternativas para atender o mercado das eIDS IoT – Identidades Digitais para internet da Coisas – e cada caso deverá seguir numa linha. Alguns objetos necessitaram apenas de certificados de atributos para serem identificados e outros precisaram realmente de protocolos TLS ou certificados específicos como é o caso dos certificados CF-e-SAT e OM-BR emitidos na hierarquia da ICP-Brasil

Os Certificados do tipo A CF-e-SAT são emitidos, exclusivamente, para equipamentos que emitem o Cupom Fiscal Eletrônico – SAT-CF-e, de acordo com a regulamentação do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária e os Certificados OM-BR são emitidos pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia para equipamentos, e é um dos primeiros certificados digitais em todo o mundo criado para atender a Internet das Coisas.

Conectividade Extrema

Estamos definitivamente entrando numa era de conectividade extrema e cada vez mais as empresas precisaram estar alinhadas ao conceito mundial da “Digital Trust” que engloba segurança, privacidade, transparência e confiabilidade e isso é obtido com a implementação de sistemas que proporcionam autenticação forte, criptografia nas comunicações e em arquivos de dados e o uso de assinaturas digitais que servem para reconhecer com valor legal e inquestionável e a manifestação de vontade registrada em meio eletrônico.

Além de impulsionar o mercado das identidades digitais, o uso de novas tecnologias da Internet das Coisas vai também proporcionar a geração de milhões de empregos em todo o Brasil.

O texto do Projeto de Lei (PL) nº 6.549/2019 segue agora para sanção presidencial

Na prática, o PL 6.549/2019 viabiliza a implementação da chamada Internet das Coisas – nome dado à integração de equipamentos e máquinas que se comunicam entre si para gerar experiências automatizadas.

Essa automação pode ser em larga escala, como carros autônomos ou indústrias robotizadas, ou em pequena escala, como eletrodomésticos inteligentes e relógios de pulso com sensores corporais, chamados de smartwatches.

Segundo o texto aprovado, dispositivos com conectividade 5G serão desonerados a partir de janeiro de 2021 durante 5 anos.

Os seguintes tributos serão dispensados: Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP), Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), Taxa de Fiscalização da Instalação (TFI) e de Fiscalização do Funcionamento (TFF).

Fonte: Com informações do Senado Federal e da Agência Brasil

Recomendamos a leitura do artigo sobre os certificados para IOT: Certificado digital atinge um novo patamar no Brasil – por Doutora Viviane Bertol | Consultora em Certificação Digital e CEO da PKI Consulting e Colunista do Crypto ID

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e vai impulsionar o mercado de eIDs

ITI participa das definições sobre o regulamento do INMETRO das bombas de combustíveis com certificados ICP-Brasil

Senado aprova isenções para incentivar Internet das Coisas; texto vai à sanção

Gartner prevê que 47% das empresas aumentarão os investimentos em Internet das Coisas, apesar dos impactos da COVID-19

Previsões de segurança cibernética da Check Point para 2021: Proteção ao “Próximo Normal”