Últimas notícias

Fique informado

IRPF: Trinta anos facilitando a vida do contribuinte

9 de abril de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Desde a sua estreia em 1991, o Programa Gerador do IRPF é renovado anualmente, acompanhando a história do desenvolvimento tecnológico do Brasil e seu contribuinte

No começo da década de 90, quando os brasileiros começaram a descobrir os microcomputadores, a Receita Federal e o Serpro decidiram acompanhar o desenvolvimento tecnológico que ocorria no país. Foi  o início de um processo que nunca mais parou.

Tudo começou em 1991, quando surgiu o  Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda – PGD, uma tecnologia que, há mais de três décadas, se renova a cada ano, recebendo atualizações tecnológicas que têm tornado a vida do contribuinte cada vez mais fácil.

Ariadne Fonseca – Superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendários do Serpro

“Hoje, processamos cerca de 140 mil declarações por hora. E o tempo total de processamento das declarações entregues dentro do prazo é de apenas dois dias após o encerramento da entrega”, explica Ariadne Fonseca, superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendários do Serpro.

“Um outro destaque importante é a infraestrutura segura, baseada em serviços na web que visam gravar e recuperar as declarações preenchidas pelo contribuinte”, complementa.

Após três décadas de desenvolvimento de novas funcionalidades, o PGD possui Java embutido, o que permite que suas atualizações sejam realizadas automaticamente, com a nova versão sempre disponível para o contribuinte. 

No início, a entrega era feita por meio magnético. A tecnologia da época utilizava um disquete que continha o programa gerador, entregue diretamente aos contribuintes.

Após os dados terem sido  preenchidos no computador, o dispositivo de memória tinha que ser entregue fisicamente em postos de atendimento, pontos que funcionavam como verdadeiros “drives-thru” da Receita Federal.

 Em 1997, a declaração já passou a ser transmitida pela internet, o que virtualizou o procedimento da entrega do IRPF. Já em 2013, surgiu a versão mobile, com a geração e o envio podendo ser realizados por tablets e smartphones. No ano seguinte, é apresentada a declaração pré-preenchida, na época disponível apenas para os contribuintes que possuíam certificado digital.

Um outro marco importante acontece em 2018, com o lançamento da solução Meu Imposto de Renda, que permite a auto regulamentação de pendências pelo contribuinte. Confira a história do Programa Gerador do Imposto de Renda na entrevista com Ariadne Fonseca.

O Programa Gerador da Declaração Dirf 2021 está disponível no Portal Gov.Br.

Fonte: Serpro

Sefaz-MS digital: contribuintes podem usufruir de mais de 20 serviços tributários via web

Contribuintes agora têm sistema de busca de decisões do CARF

É possível obter a declaração pré-preenchida para o IRPF de 2021 utilizando a conta do Portal gov.br