Inteligência Artificial nos veículos é alternativa aos recursos de segurança punitivos como radares eletrônicos
21 de setembro de 2020Soluções com monitoramento remoto identificam direção distraída, fadiga do motorista, uso do telefone e cigarro dentro dos veículos
A frota brasileira deverá passar dos 60 milhões de veículos em 2020 na soma de automóveis, veículos comerciais leves, pesados e motos. A estimativa foi divulgada no Relatório da Frota Circulante, estudo anual do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e significa um crescimento de 3,7% em relação ao ano passado.
Enquanto isso, uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no dia 9 de setembro, proibiu a instalação de radares eletrônicos em árvores, marquises, passarelas, postes de energia elétrica ou qualquer outra obra de engenharia, de modo “velado ou não ostensivo”.
A combinação das duas notícias parece levar à conclusão de que haverá um aumento do número de acidentes nas estradas, mas a tecnologia já desenvolveu soluções alternativas para que esta lógica não prevaleça.
A evolução das aplicações do chamado conceito ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) tornou possível equipar os veículos de forma a proporcionar uma assistência mais abrangente ao motorista para que ele possa evitar problemas. A tecnologia conecta um arsenal de soluções para a prevenção de acidentes e monitoramento do comportamento do motorista, utilizando Inteligência Artificial.
É o caso, por exemplo, do Via Mobile 360 D700 AI Dash Cam, da VIA Technologies. Trata-se de uma solução desenvolvida para auxiliar no gerenciamento de frotas, mas que pode transformar toda a cadeia logística. Com sua utilização os gestores podem acessar os fatos que envolvem incidentes na estrada, inclusive com imagens em tempo real.
Concebido para capturar imagens das condições da estrada e do comportamento do motorista usando seu painel frontal duplo HD e câmeras internas que podem armazenar as imagens no próprio dispositivo, o VIA Mobile360 D700 está capacitado a fazer transmissões via nuvem por uma conexão sem fio 4G.
Além de contar com a tecnologia de disparo de avisos de saída da pista ou de colisões à frente, a inovação está apta a fazer imagens de vídeo de incidentes combinadas com dados adicionais extraídos do CAN – dispositivo que permite a coleta de dados valiosos de uso do veículo, como velocidade, distância, tempo ocioso e consumo de combustível, que podem ser analisados para identificar oportunidades de otimização da eficiência e segurança da frota para serem submetidas à análise.
Nos casos em que ocorre uma colisão ou outro incidente grave, um alerta em tempo real e os vídeos são transmitidos à nuvem de gerenciamento da frota para o acompanhamento imediato de todos os fatores envolvidos.
Os novos recursos do DMS (Driver Monitoring System) no VIA Mobile360 D700 também identificam comportamentos anormais e ilegais, incluindo direção distraída, fadiga do motorista, uso do telefone e cigarro na direção.
Ao fornecer dados objetivos e relevantes em tempo real que podem ser sincronizados com a nuvem, esses novos recursos permitem que os gerentes de frota identifiquem imediatamente os problemas mesmo a quilômetros de distância e assim possam ter uma ação preventiva que diminua o índice de acidentes sem a necessidade de pagar multas ou ficar procurando radares pela estrada para evitar que elas aconteçam.
Classificadores de veículos contribuem para o monitoramento das rodovias e planejamento viário
A inteligência artificial pode acabar com os engarrafamentos?