HSM (Host Security Modules): o que são e quais são suas vantagens? Ouça
12 de novembro de 2020Tecnologia e praticidade devem andar juntas na rotina de qualquer negócio, uma vez que essa combinação contribui significativamente para o aumento da produtividade, tendo o HSM como aliado
O uso de dispositivos de segurança com alta eficiência, como é o caso dos HSM, constitui um pré-requisito para a empresa que busca a otimização das práticas administrativas em conjunto a uma proteção de dados robusta.
Diante desse cenário, é fundamental não só conhecer, como principalmente investir em recursos de HSM. Para esclarecer tal necessidade, preparamos este post.
Vamos mostrar o que são os HSM, como eles funcionam em termos práticos, em que segmentos podem ser utilizados e quais os principais benefícios de usar esses equipamentos.
Não deixe de conferir agora mesmo!
O que são os HSM?
Antes mesmo de explicar no que consistem os HSM, é preciso esclarecer que essa tecnologia faz parte de um conjunto de inovações computacionais que visam garantir a segurança apropriada e o armazenamento adequado de dados em ambiente digital. Portanto, essa solução tecnológica atua de forma direta no gerenciamento seguro das informações virtuais relativas a uma empresa.
Os HSM, sigla que corresponde à Hardware Secure Module, são dispositivos especializados em processos de proteção de chaves eletrônicas e que têm capacidade para gerar, assim como arquivar chaves criptográficas. Esses equipamentos ficam contidos em um hardware, que é material e digitalmente seguro, além de resistente a qualquer tipo de violação.
Nessa perspectiva, os HSM são imprescindíveis tanto para a praticidade e a eficácia dos Certificados Digitais nas rotinas administrativas quanto para a credibilidade de um negócio. Isso porque centenas desses arquivos eletrônicos que funcionam como uma identidade virtual de seus signatários podem ser fácil e seguramente armazenados em um único HSM.
E mais: é essencial levar em conta que a base de um processo de Certificação Digital é a confiança que se estabelece entre a empresa e a companhia responsável por sua Certificação, assim como entre a empresa e os seus clientes. Dessa maneira, torna-se necessário efetuar a proteção adequada das chaves eletrônicas, conferindo integridade a elas, para que essa confiança se mantenha.
Durante muito tempo, apenas instituições financeiras de grande porte, órgãos militares e departamentos do governo tinham acesso aos HSM, haja vista os custos elevados dessa tecnologia. Atualmente, esse dispositivo se tornou economicamente acessível, sendo, então, o que existe de mais moderno e eficiente com relação ao armazenamento e à segurança de dados.
Já estão disponíveis diferentes soluções de HSM no mercado brasileiro. Entre esses dispositivos, o Pocket é o mais efetivo e que apresenta maior viabilidade em termos da relação de custo-benefício.
Trata-se de um HSM de natureza compacta, alto desempenho para diversas operações e com capacidade para gerar, armazenar bem como proteger chaves criptográficas. Muito vantajoso!
Como os HSM funcionam na prática?
Conforme mostramos no tópico anterior, os HSM possuem atributos lógicos e físicos que asseguram a inviolabilidade do seu conteúdo e barram o acesso de usuários não autorizados. Essa proteção é possível porque tais equipamentos são dotados de certas funcionalidades que otimizam os mecanismos de segurança envolvidos.
Uma das principais funcionalidades do HSM é o arquivamento concomitante de múltiplos Certificados e chaves. Ela permite a administração automática de grandes quantidades de Certificados Digitais, de modo a não ser mais necessário que um profissional faça a gestão manual de diferentes prazos de validade, senhas, Tokens e Smartcards.
O controle de usuários e o registro de acesso constituem outra propriedade de funcionamento do HSM. Com a utilização desse dispositivo, é possível, a qualquer momento, efetuar operações de cadastro e revogação de usuários, além de realizar o registro do uso do Certificado com a indicação de usuário e horário de emissão.
Os HSM possuem mobilidade, oferecendo a opção de utilização em diferentes locais, e podem ser conectados à rede, permitindo o compartilhamento e melhorando a logística da transmissão de Certificados Digitais. Esses dispositivos ainda possibilitam a realização de backups de todos os Certificados em nuvem.
Em que segmentos esses equipamentos podem ser usados?
De forma geral, as soluções HSM podem ser utilizadas por qualquer empresa que tenha a necessidade de emitir, administrar e controlar o acesso a variados Certificados, com a finalidade de efetuar e manter o registro de utilização e evitar operações não autorizadas. Portanto, em termos de segmento, todos podem se beneficiar do uso desse tipo de dispositivo.
No entanto, a adoção desses equipamentos vem crescendo com maior rapidez em determinados ramos mercadológicos. Fazem parte desse grupo organizações privadas e governamentais, especificamente os segmentos jurídico, contábil, educacional, de administração de imóveis, de agronegócio, de saúde e de administração pública.
Tendo em vista a transformação digital que caracteriza as práticas de mercado atuais, o uso de soluções HSM tende a crescer exponencialmente. Nesse novo contexto, as chaves de segurança são o vínculo entre o universo físico e o mundo virtual, além de representarem a identidade da empresa na esfera digital
Quais os principais benefícios de utilizar os HSM?
Já deve ter ficado claro que a utilização de soluções HSM traz diversas vantagens operacionais e econômicas para uma empresa. A seguir, destacamos 3 benefícios principais.
Otimização e economia
Uma grande vantagem de adotar um dispositivo HSM é a possibilidade de otimizar procedimentos. Isso porque, usando somente essa solução, podem ser geradas Assinaturas Digitais, Certificação Digital e autenticação, o que gera economia de tempo e dinheiro.
Integridade e sigilo dos dados
Como há o controle de acesso individual, apenas usuários devidamente autorizados têm acesso a um equipamento HSM, de forma que os dados permanecem íntegros. Além disso, com a realização de cópias de segurança dos Certificados em nuvem, não há riscos de os arquivos serem perdidos
Praticidade e mobilidade
Uma solução HSM, em geral, dispensa a exigência de instalação do driver, bastando conectar o dispositivo, é totalmente compatível com a rede WiFi e pode ser transportada bem como utilizada remotamente. Tais propriedades conferem praticidade e mobilidade ao recurso.
Ao longo deste post, tratamos das principais características, funcionalidades, segmentos de uso e vantagens de adotar soluções do tipo HSM.
Como mostramos, a utilização dessa tecnologia é essencial para um negócio, já que proporciona, de uma só vez, assinatura e Certificação Digital, assim como autenticação, sigilo, integridade e inviolabilidade dos dados.
Fonte: Soluti Responde
Soluti fala sobre como os pagamentos digitais já estão mudando o mercado. Ouça
Renovação contratual pode ser feita a distância? Entenda! Ouça