Havan usa tecnologia da Acesso Digital para pagamentos com biometria facial
23 de novembro de 2020Mais de cinco milhões de clientes já utilizam o reconhecimento facial. Acesso Digital contribuiu para que a varejista evitasse R$ 4 milhões em perdas financeiras com tentativas de fraude
O uso de reconhecimento facial para efetuar pagamentos já é uma realidade para os clientes da Havan, varejista presente em 18 estados e no Distrito Federal.
A tecnologia é oferecida pela Acesso Digital, IDTech de soluções de identidade digital, e permite que a compra seja efetivada diretamente com o vendedor, sem a necessidade de filas, e também o pagamento nos postos de combustível e a retirada de produtos adquiridos online em lojas físicas.
A Havan utiliza a solução AcessoBio desde 2016 para fazer a autenticação da identidade de seus clientes no crediário e em 2020 deu início ao uso do sistema de pagamentos com a face, que também reduz as tentativas de fraude e prejuízos.
“A parceria entre Acesso Digital e Havan já soma mais de cinco milhões de cadastros e mostra a importância que a empresa dá para a segurança de seus clientes. Ao longo do tempo conseguimos identificar cerca de 10 mil fraudes e evitar R$ 4 milhões em perdas financeiras”, afirma Marcelo Zanelatto, Diretor de Produto da Acesso Digital.
Como funciona o reconhecimento facial
Durante o cadastro na Havan, o novo cliente tem sua imagem capturada mediante consentimento para a autenticação de identidade no processo de aprovação de crédito.
A Acesso Digital faz a validação, checando se o CPF condiz com aquela pessoa e gera um score de autenticação, que é enviado para a Havan com a probabilidade de ser ela ou não.
A partir desse cadastro, o consumidor tira a própria selfie para a confirmação de compra cada vez que for à loja ou posto de combustível, proporcionando uma experiência inovadora e sem fricção.
A varejista comemora os números e já tem planos para usar a ferramenta em mais momentos: “Os resultados são tão positivos que já temos novos projetos à vista com o uso da biometria em outras frentes do nosso processo, como no e-commerce. É uma parceria que a gente tem muito orgulho, satisfação e ainda pode crescer muito”, diz Patrícia Christiano, gerente de Crédito e Cobrança da Havan.
Sobre a Acesso Digital
A Acesso Digital foi criada para simplificar a relação das pessoas com as empresas por meio da identidade digital. Primeira IDTech brasileira, foi fundada em 2007 por Diego Martins, Rui Jordão e Paulo Alencastro e foi pioneira ao oferecer soluções de biometria facial, admissão digital e assinatura eletrônica.
Com sede em São Paulo, a Acesso Digital tem como clientes os principais bancos do país e grandes empresas varejistas do Brasil.
Votação em 2022 pode ser feita pelo celular com reconhecimento facial, diz presidente do TSE
ProID: a identidade digital do profissional conectado
Como a Biometria Facial está sendo aplicada contra fraudes na previdência
- DigitalSign e Oiti integram a ANCD
- HID apresenta Soluções Inovadoras em Identificação Humana para Segurança Pública no Rio de Janeiro
- Planos de Saúde estão adotando o reconhecimento facial para prevenir fraudes. É o caso da Unimed de Limeira
- O relatório de fraude de identidade biométrica da Socure revela ataques de falsificação de selfie direcionados a usuários com mais de 50 anos
- BioCatch divulga relatório sobre o impacto da IA na fraude digital e no crime financeiro
- VTEX DAY: Inteligência Artificial, Soluções Antifraude e Casos de Sucesso foram os destaques da edição de 2024
- A Innovatrics adicionou biometria da íris ao seu SDK universal de reconhecimento facial, o SmartFace Embedded Toolkit
- Biometria é a chave para viagens digitais mais inteligentes