Últimas notícias

Fique informado

Hackers norte-coreanos tentam roubar informações sobre vacina da Pfizer

18 de fevereiro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A tentativa de hackear as informações sobre a mais recente vacina da Covid-19, foi divulgada pelo serviço de inteligência da Coreia do Sul

O ataque norte coreano não teve sua data e detalhes divulgados. De acordo com Ha Tae Keung, representante da oposição do painel de inteligência do parlamento, o Serviço de Inteligência sul coreano entende que o objetivo era obter tecnologias sobre a vacina e tratamentos contra o novo coronavírus utilizando os meios digitais. 

A vacina da empresa farmacêutica, em união com a empresa alemã BioNTech, vem utilizando o mais alto nível de tecnologia para a criação de vacinas e medicações que diminuem o risco da Covid-19. Além disso, as companhias investiram em um maior nível de segurança digital desde que vem sofrendo inúmeros ataques e tentativas de roubos de dados. 

Em dezembro as duas empresas revelaram que documentos, também relacionados com a vacina, foram acessando de maneira ilegal durante um ciberataque no servidor do EMA – a agencia de medicina europeia. 

O histórico de ciberataques norte-coreanos vacina

A Coreia do Norte já tem data marcada para receber aproximadamente dois milhões de vacinas desenvolvidas pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford. Ainda assim, o país vem sendo acusado de vários ataques hackers, recentemente com foco na vacina. 

No ano passado, hackers tentaram invadir e coletar documentos privados de nove empresas de saúde, como Johnson & Johnson. Novavax e AstraZeneca. Mas ainda assim, os representantes em Pyongyang sempre negam que não estão envolvidos em qualquer um desses ataques. 

Os alertas de ataques norte-coreanos começaram em 2014, com o caso de acesso ilegal ao sistema da Sony Pictures Entertainment, como uma vingança por um filme com sátiras ao líder Kim Jong Un.

Além disso, o país é acusado de realizar ataques ao Banco Central de Bangladesh e a um banco internacional localizado em Taiwan. Entre muitos outros casos que vêm sendo constantemente divulgados na mídia.  

Fonte: Al Jazeera e Forbes

Hackers roubam dados da Pfizer e da BioNTech na violação da EMA enquanto os ataques de segurança cibernética aumentam

Empresas de tecnologia, saúde e aviação se unem e criam um projeto de passaporte digital de vacinação

Agendamento da vacina: cuidado para não cair em golpes virtuais