Últimas notícias

Fique informado

Governo simplifica acesso a normas federais

24 de dezembro de 2020

Serpro aperfeiçoa solução para disponibilizar, em um único ambiente, acesso facilitado a leis e atos normativos do governo atualizados

Para modernizar e simplificar o Estado Brasileiro e unificar as bases de dados legais, o Governo Federal lançou, no final de novembro, o projeto Codex, visando a dar maior eficiência, transparência e publicidade aos atos normativos editados pela Presidência da República.

Uma das iniciativas do projeto é a disponibilização da solução Normas, que foi aperfeiçoada pelo Serpro, por meio do uso de ciência de dados, para facilitar a busca e o acesso a todas as leis e atos normativos federais atualizados, em um único local, pelo cidadão, poder público e judiciário. 

“O cidadão vai poder buscar todas as normas sobre determinado tema de forma ágil e prática em um único local. Antes, para encontrá-las era preciso navegar em vários portais que não estavam conectados”, destaca o gerente do Serpro do Departamento de Soluções de Gestão da Presidência da República, André Luis Lago.

De acordo com o gerente, em breve, a solução estará disponível no portal da Presidência.

O Projeto Codex foi instituído pelo Governo Federal pela Portaria nº 48/2020, de 12 junho de 2020, e está vinculado diretamente à Secretaria-Geral da Presidência da República.

A primeira etapa do projeto será implementada na Imprensa Nacional, responsável pela publicação e divulgação dos atos normativos e que trabalha em conjunto com a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (SAJ), órgão à frente da manutenção do projeto. 

Além disso, foi criado um Comitê Gestor, que está responsável pelo desenvolvimento do plano de projeto e pela sua supervisão, sendo composto por integrantes da Secretaria-Executiva (SE), Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (SAJ), Secretaria Especial de Modernização do Estado (SEME) e Imprensa Nacional (IN).

Governo lança resolução para facilitar dispensa de alvará e habite-se

Governo brasileiro é referência mundial no desenvolvimento em Plone

Após STJ, hackers atingem sistemas do Ministério da Saúde e governo do DF