Últimas notícias

Fique informado

Governo lança eSocial simplificado

27 de outubro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Novas funcionalidades deixam o eSocial Web Doméstico ainda mais simples

Diversas mudanças no eSocial Web Doméstico entraram em vigor e ainda há outras ferramentas a serem disponibilizadas em breve.

13 de novembro de 2019

Sistema eSocial desenvolvido pelo Serpro agora exige preenchimento de menos informações e CPF passa a ser a única identificação do trabalhador

O Governo Federal simplificou o eSocial, sistema de escrituração digital de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que reúne informações de cerca de 40 milhões de empregados e quase 6 milhões de empregadores de todo o país.

As mudanças no eSocial diminuem a burocracia e trazem mais facilidades para milhões de empresas que utilizam a tecnologia. A novidade foi lançada pelo presidente Jair Bolsonaro, na última quinta-feira, 22, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O evento contou com as presenças do presidente do Serpro, Gileno Barreto, do diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, e do gerente de Soluções para Órgãos de Gestão do Serpro, Alexandre Ávila. 

Bruno Bianco – Secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia

”Não se toca em política. É só a retirada da burocracia para melhorar o ambiente de negócios”, avaliou o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco.

Agora, o formulário possui menos campos e utiliza apenas o CPF como forma de identificar o trabalhador. Informações de outros documentos, como PIS e Pasep, passam a ser obtidos automaticamente a partir do cruzamento de dados das bases de informação hospedadas pelo Serpro. 

“Oferecemos nossa inteligência para simplificar a vida do cidadão brasileiro. No eSocial, utilizamos tecnologia de Análise de Dados e Big Data para facilitar o preenchimento de dados e melhorar a experiência do usuário, que conta com um atendimento por meio de chatbot e serviços mobile”, ressaltou André de Cesero.

O Serpro vem também trabalhando com juntas comerciais de todo país para permitir que os trabalhadores, no momento de inscrição na empresa, já sejam registrados no eSocial. “A previsão é que os primeiros acordos comecem a valer a partir do início do ano que vem”, afirmou Alexandre Ávila.  

Gileno Barreto – Presidente do Serpro

Para Gileno Barreto, as novidades do eSocial são o resultado do esforço e comprometimento da equipe do Serpro com o projeto do governo em promover a transformação digital do país.

“O eSocial é um projeto histórico que mudou a relação dos empregados com empregadores. Estamos trabalhando para garantir a evolução contínua do sistema e facilitar cada vez mais essa relação que é tão importante para o Brasil”, destacou.

Números do eSocial

O sistema atende, atualmente, a mais de 1,5 milhões de empregadores domésticos (pessoa física) e cerca de 4,3 milhões de empresas de todo o país. A solução reúne informações de cerca de 40 milhões de trabalhadores, simplificando a prestação de informações referentes a obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

O eSocial permite a integração entre diversas áreas da empresa, como RH, contabilidade, departamento pessoal, dentre outras, tornando os processos da instituição mais transparentes tanto para o governo quanto para seus clientes e fornecedores.

Pesquisa realizada pelo Ministério da Economia aponta que mais de 70% dos usuários consideram a experiência com o eSocial melhor ou muito melhor do que antes.

Os usuários do sistema contam com serviços de integração com os softwares de gestão corporativa; portais Web para acesso das empresas e do cidadão; aplicativo mobile para trazer mobilidade à gestão dos empregados; chatbot para responder ao questionamento dos empregadores domésticos; lago de dados para possibilitar o consumo dos dados do eSocial; e serviço de download para possibilitar que as empresas/empregadores recuperem as informações enviadas para o eSocial. 

Desburocratização

O novo eSocial simplificado atende à previsão da Lei de Liberdade Econômica e contou com a participação de representantes das categorias profissionais envolvidas, como o Sebrae e o Conselho Federal de Contabilidade.

Na cerimônia, o governo também anunciou o programa “Descomplica Trabalhista”, que deve revisar até 2 mil documentos do antigo Ministério do Trabalho, além de revogar 48 portarias e assinar uma nova norma que regulamenta a saúde e a segurança de trabalhadores do agronegócio.

Fonte: Serpro

Governo lança aplicativo eSocial Doméstico

Nova funcionalidade do eSocial permite alterar responsável por contratação de trabalho doméstico

Extinção do eSocial: o que mudará a partir de 2020? – Ouça