Governo brasileiro é referência mundial no desenvolvimento em Plone
18 de novembro de 2020Tecnologia utilizada no portal do governo, gov.br, também é adotada pela ONU, FBI e Agência Europeia de Meio Ambiente
Graças ao gov.br, portal criado e mantido pelo Serpro para o Governo Federal, o Brasil tem ganhado destaque internacional no desenvolvimento em Plone. O país é citado na wikipedia internacional como referência na utilização da tecnologia.
A implantação do portal também foi considerada um dos dez projetos com maior impacto na América Latina em 2020 pela PMI (Project Management Institute), organização que reúne 2,9 milhões de profissionais em 214 países.
Até o início de novembro, o gov.br já contava com mais de 84 milhões de usuários cadastrados, o que corresponde a 39,6% da população do país, segundo projeção do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Segurança
No ano passado, a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia encomendou ao Serpro um ambiente unificado para abrigar todos os serviços de governo eletrônico prestados pela União.
Essa demanda resultou na criação do gov.br, que utiliza o sistema Plone. A tecnologia foi escolhida pelo Serpro que, ao fazer a comparação com várias outras soluções, constatou que essa era a opção que oferecia maior nível de segurança.
Outro fator importante é que o Serpro já possui 15 anos de experiência com desenvolvimento em Plone. Uma expertise que fez com que o governo brasileiro tivesse sido citado como referência na página da Wikipedia, que traz uma análise sobre o uso da tecnologia em todo o mundo.
Segundo a enciclopédia virtual, o sistema de gerenciamento é utilizado também pelo FBI, Nações Unidas, Governo de Nova Gales do Sul (Austrália) e Prefeitura de Bern (Suíça).
Melhor linguagem
O Plone é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, ou “Content Management System”), escrito em Python e muito utilizado na construção de portais. ”Há quem diga que o Python hoje é a melhor linguagem de programação que existe.
Isso porque ela é muito robusta e segura, sendo especialmente indicada para funcionalidades que lidam com inteligência artificial”, avalia o gerente do Serpro e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do portal de governo, Tiago Antônio Resende.
Para 2020, a meta das migrações de serviços para o gov.br é de 120 URLs. No entanto, a previsão é de que, ainda em novembro, sejam atingidas 137 URLs de 93 portais de diversos órgãos e entidades governamentais.
Fonte: Serpro
Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica
Governo lança eSocial simplificado
Rede Serpro: conectividade e serviços exclusivos para governo