Últimas notícias

Fique informado

Globo de Ouro 2021: Kaspersky aponta indicados na mira no cibercrime

1 de março de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Especialistas da Kaspersky listam quais filmes e séries indicados ao prêmio são os mais usados por hackers como iscas para ataques

O primeiro grande evento televisivo da temporada de premiação de 2021 acontece neste domingo (28), com a 78ª edição do Globo de Ouro. Porém, programas de TV e filmes não são apenas fontes de entretenimento, mas também iscas atraentes para que os cibercriminosos disseminem ameaças como programas maliciosos, phishing e spam.

Como resultado, na véspera de uma data tão importante para a indústria, o evento se tornou uma fonte de interesse não apenas para cinéfilos, mas também para golpistas e fraudadores.

Para obter uma imagem mais clara de como os cibercriminosos tentam monetizar os interesses dos espectadores, os especialistas da Kaspersky analisaram arquivos maliciosos por trás dos filmes indicados, bem como sites de phishing relacionados a filmes, que foram criados para roubar as credenciais dos usuários.

Durante as três primeiras semanas de janeiro, a empresa observou que 275 usuários foram submetidos a tentativas de infecção por meio de arquivos com ameaças disfarçadas de produções indicadas para os prêmios de melhor filme ou série.

Os pesquisadores da Kaspersky descobriram que “The Mandalorian” foi a isca mais popular entre os cibercriminosos, respondendo por 68% das infecções. A série de sucesso da Netflix “The Queen’s Gambit” ficou em segundo na classificação, com 11% dos usuários infectados, e “Ozark” completou os três primeiros com 6% dos usuários (ver gráfico completo abaixo).

Porcentagem de usuários alvo de malware associado a filmes indicados em janeiro

Em 21 de fevereiro, os pesquisadores da Kaspersky descobriram que o número de usuários alvo de malware associado a filmes e séries nomeados diminuiu quase três vezes em comparação com o mês anterior.

“The Mandalorian” permaneceu como o recurso mais direcionado, enquanto “The Queen’s Gambit” se manteve em segundo lugar. No entanto, houve mudanças nas porcentagens de usuários-alvo – 33% e 18%, respectivamente.

Isso significa que, no mesmo período de fevereiro, o número de tentativas de infecções disfarçadas de “The Mandarolian” diminuiu seis vezes.

Ao mesmo tempo, enquanto os espectadores de “Ozark” estavam mais seguros, o interesse dos cibercriminosos em “Palm Springs” cresceu, e o número de detecções de golpes aumentou três vezes.

Porcentagem de usuários alvo de malware associado a filmes indicados em fevereiro

Os especialistas da Kaspersky também descobriram vários sites de phishing projetados para roubar as credenciais dos visualizadores. Alguns deles pediam, inclusive, dados de cartão bancário, usando como pretexto a “confirmação” de que o usuário estava localizado na região exata onde o recurso da web está licenciado para distribuir o conteúdo.

Outros apenas redirecionam para recursos de terceiros. Em qualquer um dos cenários, o usuário é enganado e tem seus dados vazados e credenciais roubadas.

Exemplo de site de phishing relacionado a produções indicadas ao Globo de Ouro

“Filmes e séries de TV sempre foram iscas populares para golpes online e campanhas de phishing. No entanto, hoje vemos que os cibercriminosos tiraram um pouco da atenção à indústria cinematográfica, e passaram a se interessar mais em programas mais populares, como The Mandalorian. Parece que este grande programa atrai não apenas espectadores em todo o mundo, mas também o interesse dos cibercriminosos”, comenta o especialista em segurança da Kaspersky, Anton V. Ivanov.

Anton V. Ivanov – Especialista em segurança da Kaspersky

Para evitar ser vítima de um golpe, o Kaspersky aconselha que os usuários:

  • Verifiquem a autenticidade dos sites antes de inserir dados pessoais, e use apenas as páginas oficiais para assistir a filmes, séries e programas. Verifiquem novamente os formatos de URL e a grafia do nome da empresa.
  • Prestem atenção nas extensões dos arquivos que você está baixando. Um arquivo de vídeo nunca terá uma extensão .exe ou .msi.
  • Usem uma solução de segurança confiável, como o Kaspersky Security Cloud, que identifica anexos maliciosos e bloqueia sites de phishing.
  • Evitem links que prometem visualizações antecipadas de conteúdo e, se você tiver alguma dúvida sobre a autenticidade do conteúdo, consulte o provedor.

O que podemos aprender sobre segurança da informação com os filmes da saga Star Wars

Paris Filmes desvenda os chatbots para criar nova forma de interação com seus filmes

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro.

O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

Clubhouse: Kaspersky alerta para possíveis golpes sobre o app