Últimas notícias

Fique informado
Gartner prevê novas funções que líderes de Infraestrutura e Operações desempenharão

Gartner prevê novas funções que líderes de Infraestrutura e Operações desempenharão

27 de fevereiro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Gartner diz que disrupção conduzida por infraestrutura e operações impulsionará a inovação nos negócios

Tecnologias emergentes oferecem oportunidades para os líderes apoiarem a transformação digital, de acordo com a empresa Gartner.

17 de fevereiro de 2020

Gartner alerta que líderes de I&O devem ampliar busca por estratégias de inovação tecnológica

Analistas irão explorar as principais tendências da indústria na Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud.

10 de fevereiro de 2020

Analistas do Gartner explicam a importância dos executivos de TI e Infraestrutura e Operações  na implementação de iniciativas de Internet das Coisas de suas organizações

O digital foi a principal prioridade dos CIOs em 2019. E eles irão procurar por líderes de Infraestrutura & Operações (I&O) que entreguem e ofereçam suporte a novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT). Porém é mais fácil dizer isso do que executar, segundo o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.

Com orçamentos estagnados e recursos reduzidos para a infraestrutura tradicional, os líderes de I&O precisam permanecer relevantes e provar que podem sustentar os negócios digitais.

Iniciativas digitais exigem uma estratégia fundamentalmente diferente da Infraestrutura e Operações tradicional, que requer maior envolvimento com o restante da organização desde o início.

Sanjit Ganguli – Vice-Presidente e Analista do Gartner

“Até 2022, 80% das principais organizações de Infraestrutura e Operações desenvolverão estratégias de I&O para as iniciativas de negócios digitais como Inteligência Artificial e IoT”, afirma Sanjit Ganguli, Vice-Presidente e Analista do Gartner.

“Projetos de Internet das Coisas, em especial, são um espaço em que os líderes de I&O podem testar suas novas estratégias e provar seu valor para os negócios”.

Os projetos de IoT mais bem-sucedidos exigem uma abordagem organizacional abrangente de três grupos distintos:

– I&O – Oferece integração, comunicação, análise e infraestrutura subjacente;

– Linhas de negócios – Focam no estabelecimento de metas e alocação de recursos;

– Equipes de operações – Focam em design e funcionalidade de produtos.

Tarefas como gerenciamento de projetos e segurança geralmente se enquadram nos três grupos. No entanto, as áreas de I&O deveriam estar cientes de todas as iniciativas de IoT para criar processos e documentação adequados.

Os líderes de Infraestrutura e Operações deveriam assumir um papel de liderança mais ativo

 Cada iniciativa de IoT representa um papel potencial diferente para as áreas de Infraestrutura e Operações, com variados níveis de influência, responsabilidade e propriedade. Os líderes de I&O deveriam buscar um papel ativo em qualquer iniciativa de Internet das Coisas que precise de seu suporte.

O objetivo deveria ser: (1) avaliar quais programas e iniciativas existem e qual o seu papel; (2) identificar áreas em que eles possam garantir maior propriedade estratégica.

O Gartner estima que, nos próximos anos, mais e mais equipes de I&O terão a responsabilidade de guia, desenvolvedor ou operador sobre as iniciativas de IoT de suas organizações. Os líderes de Infraestrutura e Operações deveriam estar atentos e passar, sempre que possível, de um papel de meros espectadores para uma posição mais impositiva de direcionamento.

Os quatro papéis que os líderes de I&O podem assumir são:

1) Espectador:

– A área de I&O não está envolvida em nenhum estágio de iniciativas IoT;

– A LOB (subdivisão corporativa focada em um único produto ou família de produtos, do inglêsline of business – LOB) ou a equipe de operações lideram o acompanhamento, a implementação e a operação da iniciativa.

2) Orientador:

– A área de I&O é a principal condutora de uma iniciativa IoT;

– A área de I&O orienta a justificativa de negócio, o início do projeto, a tomada de decisões técnicas, a implementação e as operações.

3) Operador:

– A área de I&O não conduz a iniciativa de IoT, mas é chamada após o estágio inicial para operar a solução IoT;

– As operações envolvem o gerenciamento da infraestrutura de terminais de borda, conexão com a plataforma IoT e integração com sistemas corporativos (rede, servidor e armazenamento);

– Também pode incluir algumas análises de dados IoT;

– Essa função geralmente é associada à função de implementador.

4) Implementador:

– A área de I&O não direciona a iniciativa de IoT (função a cargo da LOB ou da equipe de operações);

– A área de I&O é responsável pela implementação da iniciativa IoT, incluindo Edge, plataforma e integração à arquitetura corporativa já existente; isso geralmente acontece após a fase piloto ter sido concluída;

– A área de I&O também pode, ou não, operar os sistemas IoT, mas provavelmente herdará a função.

Pesquisas adicionais sobre o tema serão apresentadas durante a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, em São Paulo. No evento, analistas brasileiros e internacionais vão apresentar conexões vitais entre tecnologias, gestão e cultura com um foco especial na liderança de cada função de Infraestrutura e Operações (I&O). Participantes poderão interagir com mais de 1.000 profissionais, visionários e líderes de TI.

Até 13 de março, as inscrições para a Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Estratégias de Cloud estão com desconto de R$ 575,00. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail conferencias.brasil@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-5968 e 0800 006 3028, ou pelo site.

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro.

Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam.

Somos parceiros e um recurso de apoio crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite.

Gartner identifica as 10 principais tendências que impactarão o setor de Infraestrutura e Operações em 2020

Gartner anuncia agenda de eventos para o Brasil em 2020

Gartner alerta que líderes de I&O devem ampliar busca por estratégias de inovação tecnológica

Navegue  um pouco mais em nosso portal.

  Leia outros artigos!

Autenticação eletrônica: a validade jurídica do documento eletrônico  Ouça