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Fintech Awards Latam 2017 divulga startups vencedoras em cinco categorias

Fintech Awards Latam 2017 divulga startups vencedoras em cinco categorias

26 de abril de 2017

Com avaliações feitas por especialistas e mentores do setor, premiação elege melhores soluções financeiras com potencial de revolucionar o mercado

O prêmio FINTECH ARWARDS LATAM 2017, promovido pela Cantarino Brasileiro, empresa especializada em comunicação e marketing de relacionamento para o setor financeiro, divulgou na noite de ontem os vencedores por categoria: Crypto Market (Disrupção), Kickante (User Experience), Magnetis (Modelo de Negócios), Moneto (Inclusão Financeira) e UBER.ME (Tração). Ao todo foram avaliados 80 projetos por um júri altamente qualificado.

Os contínuos avanços tecnológicos, o advento da digitalização, do mobile, da conectividade entre pessoas e coisas geram cada vez mais novos mercados e oportunidades de negócios, onde se destacam aqueles que oferecerem mais eficiência e praticidade em seus sistemas.

“As fintechs surgem justamente para atender o novo perfil de consumidor, que busca empresas que reflitam suas convicções e valores, que entendam seu comportamento e ofereçam produtos e serviços que superem as expectativas, disponibilizando soluções mais eficientes, baratas e que cultivam uma conexão mais próxima e transparente”, afirma Marcos Cantarino, diretor da Cantarino Brasileiro e idealizador do prêmio, o primeiro da América Latino focado no setor de fintechs.

O prêmio FINTECH AWARDS LATAM 2017 foi dividido em cinco categorias, cada uma com seu critério e linha de análise

Disrupção – Case de negócios que tenham atingido um novo mercado de consumidores, remodelando o nicho em que atuam.
Inclusão financeira – Iniciativa que tenha proporcionado acesso a serviços financeiros para empresas ou indivíduos.
Modelo de negócios – Solução que tenha criado valor da melhor maneira para seu público de interesse.
Tração – Projeto que apresente sustentabilidade da ideia em relação ao cenário do mercado em que atua.
User Experience – Projeto que tenha a melhor interatividade para seu usuário, analisando a facilidade para navegar pelo produto ou serviço.

Conheça os projetos vencedores

Transferência de dinheiro a baixo custo (Disrupção)

A startup chilena CryptoMarket, especializada em Blockchain Ethrereum, oferece uma plataforma de negociação eletrônica, que permite, de forma inclusiva, receber e enviar valores (ethereum ETH) digitalmente, em segundos e em qualquer lugar do mundo. Fundada em 2016, a empresa que integra 600 milhões de pessoas na América do Sul oferece um novo modo de fazer pagamentos internacionais, com taxas menores que 1%. E provê aos usuários registrados o uso da tecnologia Blockchain com contratos inteligentes, as “carteiras”, para a transferência de dinheiro digital.

A plataforma conecta e fornece a base para a integração com os sistemas de pagamento existentes. A tecnologia CryptoMarket também melhora a cadeia e gera mudança disruptiva na sociedade, assegurando que participantes do mercado de diferentes países ou culturas troquem valores na web. A empresa avalia que, atualmente, os intermediários são altamente ineficientes e deixam de fora 60% da população da América Latina que não podem ter serviços bancários. Ainda segundo a empresa, na área financeira, a confiança é o ponto-chave para a troca de valores entre os participantes do mercado e os intermediários dão a confiança necessária entre as partes para o intercâmbio ocorrer.

A tecnologia também gera automaticamente ordens de compra e venda por meio da funcionalidade Instant Exchange, segundo as condições de mercado. Além disso, a plataforma CryptoMKT permite escolher, adquirir ou vender valores digitais via ordens de mercado (formato de comércio avançado) e conhecer os detalhes da cada operação no registro histórico.

A revolução do crowfuning no Brasil (User Experience)

A plataforma virtual de financiamento coletivo, Kickante, captou, em apenas três anos de existência, mais de 40 milhões de reais, impulsionando projetos, vidas e sonhos de mais de 50 mil brasileiros. Um dos diferenciais da empresa é não haver investimento inicial ou riscos para o empreendedor, que paga apenas sobre o que arrecada. Além disso, o criador lança sua campanha sem controle humano de curadoria, o que assegurou à plataforma ultrapassar mil campanhas lançadas por mês, sem anúncio pago. O máximo conseguido no Brasil, até então, eram 30.

A Magnetis, consultoria de investimentos automatizados, desenvolveu um robo-advisor que personaliza as indicações e permite que pessoas, com pouco conhecimento em finanças, optem pelas melhores aplicações financeiras disponíveis. A solução cria um plano sob medida, feito por algoritmos que analisam perfil e objetivos de cada pessoa. Por serem elaboradas de forma imparcial, as recomendações deixam de ser enviesadas, eliminando conflito de interesses normalmente presente nas indicações dos bancos tradicionais.

Segundo a empresa, seu modelo de negócio democratiza o acesso a esse tipo de consultoria que, tradicionalmente, era acessível somente a pessoas com muitos milhares ou alguns milhões para investir, clientes classificados no perfil private dos bancos. Para aplicar, é preciso abrir uma conta na corretora parceira, Easynvest.

O serviço contratado, que é gratuito, foi testado por mais de 25 mil pessoas e assegura investimentos mais inteligentes e com menor custo. O valor mínimo é de R$ 15 mil e todas as carteiras possuem uma combinação de ativos pensada para maximizar a rentabilidade e minimizar os riscos de acordo com o perfil de cada pessoa.
O plano de investimentos projetado pelo algoritmo é posto em ação automaticamente, com monitoramento constante.

Todo o processo é 100% online, mas a Magnetis oferece para quem tem dúvidas, atendimento de uma equipe de consultores por telefone, e-mail ou chat. O uso de algoritmos faz com que os custos de consultoria da Magnetis sejam menores que dos bancos ou assessorias tradicionais. Outra diferença, é que no modelo tradicional os consultores humanos não conseguem atender a um volume grande de clientes. Com a automatização, o serviço ganha escala e, com isso, os custos são reduzidos.
Aplicativo gerencia ciclo da cobrança de autônomos (Inclusão Financeira)

O Moneto é um aplicativo Android e iOS, também com uma versão web, de envio e gestão de cobranças e pagamentos on-line para MEI’s e autônomos, que acelera o recebimento do dinheiro das vendas, com o menor nível de inadimplência possível. A solução reduz a zero o contato humano entre cobrador e pagador.

Segundo a empresa, a solução se destina aos 55 milhões de profissionais autônomos economicamente ativos e desbancarizados, 5 milhões de profissionais de venda direta, 10 milhões de microempreendedores individuais economicamente ativos, que acumulam funções na empresa e têm dificuldade em realizar cobranças.

Sem taxas de adesão, mensalidades, uso de conta bancária, avaliação de CPF, SERASA, etc., o Moneto faz o dinheiro das vendas chegar eletronicamente até o empreendedor por meio da transferência para um cartão pré-pago Mastercard Internacional. O valor ainda pode ser sacado em mais de 13 mil lotéricas, o que atende à demanda desses trabalhadores ou ainda pode ser usado no pagamento de contas.

O app uniu tecnologias de gestão do ciclo de vida cobrança – desde a criação e envio até o pagamento e baixa – e de meios de pagamentos on-line, sempre com alertas dos vencimentos, acompanhamento do status em tempo real e envio dos comprovantes das transações. O cliente também tem a opção de fazer cobranças presenciais, com a maquininha virtual de cartão de crédito, que aceita pagamentos à vista ou parcelado, bem como, remotamente, com o envio da cobrança via email, SMS e WhatsApp.

Intuitivo, a aplicativo Moneto alcançou 10 mil donwloads, 70% dos quais se converteram em cadastro completo e 30%, em ativos, com emissão de cobranças mensalmente.

Investimento imobiliário a partir de R$ 1 mil (Tração)

O URBE.ME, primeira empresa de investimento imobiliário on-line do Brasil, assegura que as pessoas apliquem seu dinheiro na construção de imóveis, anteriormente disponível a apenas grandes investidores. A partir de R$ 1.000,00 (mil reais), a fintech garante rendimentos de 20% a.a. Segundo a empresa, na fase de incorporação a rentabilidade é superior à da renda fixa, inclusive, houve um case que superou os 30% ao ano. A URBE.ME reúne em sua plataforma de crowdinvesting imobiliário, incorporadores que precisam captar recursos para sua obra, bem como investidores, que buscam maior rentabilidade e baixo capital para começar.

Além de romper o paradigma dos valores mínimos, o URBE.ME inova ao permitir que os investimentos na etapa de incorporação, já bastante tradicional, sejam feitos on-line. Em sua plataforma, o investidor consegue, com apenas quatro cliques, investir e ter acesso a todas as informações, o que inclui acompanhar o andamento do empreendimento. Ao realizar o aporte, o usuário adquire um título de dívida cujos rendimentos estão atrelados ao Valor Geral de Vendas (VGV) do empreendimento e receberá uma participação nas vendas das unidades. A incorporação dá garantias, uma vez que o terreno e o próprio imóvel avalizam o retorno. A rentabilidade mínima, a da poupança, tamém é assegurada por contrato e os empreendimentos em captação devem estar registrados sob o regime de afeta&cced il;ão patrimonial, que protege os recursos do investidor. O URBE.ME é regulado pela CVM e todos os projetos passam por avaliação antes de serem lançados na plataforma.
Os incorporadores precisam estruturar ofertas públicas de investimento, já que antes só conseguiam acessar capital por meio de seu relacionamento. Após a estruturação e acompanhamento do projeto junto a CVM, a startup gaúcha faz a captação por meio da sua rede e de parceiros, acompanhando todo o processo. Do outro lado, atende a investidores que procuram diversificar seus investimentos com garantia e altas rentabilidades que, de acordo com a empresa, não são encontradas hoje no mercado. Outra vantagem, é que eles não pagam nada para acessar seus investimentos via URBE.ME, e podem investir com a menor burocracia possível.

 

Sobre a Cantarino Brasileiro
Com 12 anos de experiência no mercado, a Cantarino Brasileiro é uma tradicional empresa de marketing e comunicação focada nos mercados financeiro e de meios de pagamento. Seu objetivo é promover a aproximação entre as empresas e seu público alvo através de ações criativas e dinâmicas por meio de eventos, treinamentos, seminários, publicações, consultoria e relatórios setoriais. A empresa também é responsável pelas publicações: Anuário Brasileiro de Bancos; de Canais de Pagamento e de Cobrança.