Últimas notícias

Fique informado

FBI e Europol derrubam sites de vazamento de dados do RagnarLocker

20 de outubro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

RagnarLocker é um grupo conhecido por seus ataques de ransomware de toque duplo

O FBI (Federal Bureau of Investigation dos EUA), a Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial) e forças policiais de outros países apreenderam sites de vazamento de dados da gangue de ransomware RagnarLocker (a.k.a Viking Spider).

Ao acessar os sites na dark web, é exibida uma mensagem afirmando que “este serviço foi apreendido como parte de uma ação coordenada de aplicação da lei internacional”.

O RagnarLocker é um grupo conhecido por seus ataques de ransomware de toque duplo, assim chamado por criptografar arquivos e roubar dados, exigindo o pagamento de um resgate em troca da descriptografia e da promessa de não publicar os dados roubados. A gangue usou vários métodos ao longo dos anos para atingir as vítimas, inclusive tendo comprado publicidade no Facebook Inc. para pressioná-las.

“A CrowdStrike Intelligence avalia que esta operação deve impactar severamente as operações do VIKING SPIDER no médio prazo”, disse Adam Meyers, head de Operações Contra Adversários da CrowdStrike.

A CrowdStrike rastreia o RagnarLocker como “VIKING SPIDER”. Esse grupo está operando pelo menos desde dezembro de 2019, e é um dos primeiros adversários Big Game Hunting (um tipo de ataque cibernético que utiliza ransomware para atingir organizações de alto valor) a ameaçar publicar dados roubados em um Dedicated Leak Sites (DLS) para pressionar as vítimas. No seu período de atividade, o VIKING SPIDER postou em DLS’ dados de mais de uma centena de entidades de 27 setores.

A operação de apreensão dos sites de vazamento de dados é um grande golpe para o RagnarLocker. Sem esses sites, a gangue terá mais dificuldade em pressionar as vítimas a pagar resgates.

“Esta operação é um lembrete de que os cibercriminosos estão sempre procurando novas maneiras de atacar as organizações”, disse Meyers. “As empresas devem estar sempre atentas às ameaças cibernéticas e tomar medidas para se proteger”.

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!