Últimas notícias

Fique informado

Evolução do Big Data: Dados agora são fundamentais para entender o consumidor moderno

26 de setembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Peça importante para novas tendências, o big data tem sido utilizado no marketing para construção de insights, novos rumos de campanhas de publicidade, e-mail marketing, marketing de conteúdo e de influência

Grande volume de dados coletados ajudam a criar estratégias inovadoras, mas consentimento de consumidores sobre informações utilizadas ainda é pequena

A era da transformação digital ocasionou a mudança de muitos planos, estratégias e ações que anteriormente eram vistas como “garantidas” por empresas e grandes marcas.

Peça importante para novas tendências, o big data tem sido utilizado no marketing para construção de insights, novos rumos de campanhas de publicidade, e-mail marketing, marketing de conteúdo e de influência.

Uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) estima que até o fim deste ano sejam investidos cerca de R$345,5 bilhões na área de tecnologia, com destaque para o big data. 

Basicamente, o big data resume-se em técnicas, meios e ferramentas para analisar grandes volumes de dados e assim possibilitar direcionamento de estratégias. 

Esses dados reunidos e analisados por especialistas de tecnologia têm contribuído, em conjunto aos times de marketing, para conhecer aspectos do consumidor moderno, atrelado a uma assertividade cada vez maior dos conteúdos feitos e compartilhados com ele.

Hoje, o profissional de tecnologia que trabalha nesta área é peça fundamental para a criação de todo um conjunto de estratégias mercadológicas que as empresas pretendem trilhar, baseados em estatísticas e padrões de comportamento no ambiente digital”, explica João Gabriel, fundador da Compass Tech e Top Voice do LinkedIn.

Produtos digitais ganham cada vez mais espaço ao utilizar dados 

Nos últimos anos, o marketing digital e o big data tornaram-se fundamentais para criadores de produtos digitais. As duas ferramentas estão diretamente ligadas na análise dos criadores para auxiliar as escolhas pessoais que os consumidores realizam na hora de adquirir o produto ofertado.

Plataformas de infoprodutos, como o Greenn, apresentaram aumento na procura de interessados e têm ganhado mais espaço entre os cursos de modelo tradicional.

A análise de métricas e dados possibilita ainda uma melhor compreensão dos produtos e entendimento dos clientes da empresa.

A partir de análises profundas com o time de tecnologia podemos traçar estratégias, desenvolver ideias e recalcular rotas. O marketing e a área tech estão estreitamente relacionados para o bom funcionamento dos planos mercadológicos que precisamos ter como empresa de produtos digitais”, comenta Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn.

Big data e LGPD

Em meio a grande circulação de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira tem como principal objetivo principal fornecer segurança às informações pessoais de todos os cidadãos.

Em 2022, quase dois anos após a sanção da lei, a proteção de dados se tornou um direito fundamental.

Um dos grandes problemas presentes nesta questão é justamente a utilização dos dados sem consentimento, como explica João: “Como especialista e desenvolvedor, eu entendo que exista um problema em termos muitas informações sensíveis que não gostaríamos de compartilhar sendo filtradas“.

Apenas em 2021, o Brasil teve 2,8 bilhões de dados sensíveis segundo o relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil, divulgado pela Axur.

Para o desenvolvedor, a única maneira de diminuir a exposição de dados pessoais atualmente é utilizar o mínimo possível as redes sociais e internet. 

Apesar disso, o fundador da Compass Tech enxerga que o país tem avançado nesta questão e que um equilíbrio entre as situações está cada vez mais próximo.

Estamos evoluindo a cada ano, os dados devem ser tratados como direito fundamental, assim como está na constituição e as empresas devem ter consentimento para criar estratégias assertivas e não para incomodar os consumidores“.

Sobre O Matuto Programador

Top Voice do Linkedin em 2020, João Gabriel é head de tecnologia na Ideen. Formado em Sistemas da Informação pela Fundação Santo André e em Big Data – Inteligência na gestão de dados pela escola Politécnica da USP, possui mais de 14 anos de experiência na área.

Atualmente é seguido por mais de 80 mil pessoas no Linkedin, além de conduzir o podcast 404 no Youtube e ser fundador da Compass Tech, empresa de recrutamento de tecnologia.

Fórum e-commerce Brasil 2022 reúne mais de 18 mil pessoas e discute Big Data , inteligência artificial e experiência do consumidor

IA, Big Data e IoT puxam investimentos no saneamento para atender à agenda ESG e ao Novo Marco Legal

Uso combinado de 5G, IoT, Big Data e Inteligência Artificial traz um mar de possibilidades para os negócios

InterSystems Virtual Summit 2020 será gratuito e apresentará as tendências em gestão, big data, inteligência artificial e saúde

Sobre o Greenn

Fundado em 2021, o Greenn é uma plataforma completa de vendas de cursos com pagamentos (cartões, dois cartões, pix e boleto), assinatura, coprodução, afiliação, integrações, order-bump, upsell, webhooks e muito mais. Para saber mais, acesse: https://www.greenn.com.br/ 

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!