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eSocial 1.2: como a nova versão do sistema pode interferir nos processos organizacionais do setor de RH

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O eSocial é um projeto do governo federal brasileiro que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

O eSocial, sistema brasileiro de escrituração digital, passou por uma significativa atualização com o lançamento da versão S-1.2, marcando uma evolução importante na gestão de Recursos Humanos (RH).

Desenvolvido para simplificar as obrigações trabalhistas das empresas, a nova versão promete maior eficiência operacional, redução da carga administrativa e conformidade facilitada com as regulamentações vigentes.

A integração entre os diversos setores organizacionais é vital para o sucesso operacional, e o S-1.2 do eSocial foi projetado com esse princípio em mente. Facilitando a comunicação entre os departamentos de RH, Contabilidade e outras áreas, a atualização promove uma colaboração mais eficaz, eliminando redundâncias e aprimorando a eficiência global.

Segundo Gabriela Puckar, consultora SAP HCM / eSocial da Intelligenza IT, o S-1.2 não se limita apenas ao cumprimento de obrigações legais; ele oferece às empresas uma ferramenta eficaz para otimizar seus processos internos. “Ao simplificar a gestão de RH, a nova versão contribui diretamente para a eficiência operacional, economia de tempo, recursos e consequentemente, para o crescimento sustentável das organizações”.

Um dos principais destaques do S-1.2 é a adequação dos eventos remuneratórios para a substituição da DIRF pelo eSocial em relação aos rendimentos do trabalho. Além disso, a nova versão realiza revisão e complementação dos eventos de processos trabalhistas.

“As principais alterações envolvem o envio mensal de informações sobre plano de saúde e reembolso, pensão alimentícia, previdência complementar, bem como informações vinculadas aos códigos de receita relacionados a rendimentos tributáveis e a deduções/isenções de acordo com a legislação aplicada ao imposto de renda. Outros campos que exigem atenção incluem a validação do nome social, agora alinhado ao cadastro do CPF na RFB”

Para auxiliar as companhias neste processo de adaptação que deverá ser feito até 21 de janeiro de 2024, a Intelligenza IT oferece uma solução abrangente para o eSocial, cobrindo todas as alterações da versão S-1.2 para folha de pagamento, SST e processos trabalhistas. A empresa também fornece relatórios para ajudar na conferência dos dados enviados ao eSocial, além de suporte para dúvidas e consultas sobre a solução.

“Vale ressaltar que o eSocial não se trata de uma nova obrigação e também não altera a legislação já existente, trata-se de uma forma única e padronizada de receber as informações de cada obrigação acessórias já existente. A nossa solução tem como objetivo simplificar todo o processo, principalmente, neste período que é bem complicado para as empresas devido ao pagamento de 13º salário, férias coletivas e, etc”, finaliza Gabriela. 

O certificado digital continua necessário para o eSocial 1.2.

Desde 1º de abril de 2021, para acessar o eSocial web por meio do certificado digital, é necessário o cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no portal gov.br.

O certificado digital emitido por autoridade certificadora credenciada junto à ICP-Brasil é necessário para funções de Assinatura. Além disso, somente e-CNPJ ou e-CPF, contendo obrigatoriamente os dados do NIS (PIS/PASEP) ou CEI, podem acessar a Conectividade Social ICP.

Sobre a Intelligenza IT

A Intelligenza IT é a maior consultoria brasileira de tecnologias SAP para RH e uma das únicas no mundo a alcançar o nível máximo em implementação WorkForce Software, sendo a única na América Latina e oferece atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas. Além das plataformas e produtos oferecidos, com Qualtrics também em seu portfólio para Gestão da Experiência de pessoas nas organizações, preza pela qualidade e agilidade de todos os seus processos, com um diferencial competitivo que une experiência vivencial e técnica durante o atendimento de seus consultores, acumulando casos de sucesso dentre mais de 1.000 projetos implantados em mais de 21 países e 15 anos de mercado.

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