Últimas notícias

Fique informado

Entrevista com Maurício Coelho, diretor-presidente interino do ITI, sobre a v13

30 de novembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Em entrevista ao Crypto ID, Luciano Schewe, Diretor da Safeweb, fala sobre PL aprovado pela CCJ do Senado Federal que trata do Certificado de Atributos

Será possível representar diretamente os representantes e representados no sem reconhecimento de cartório que é caríssimo.

28 de novembro de 2023

Crypto ID entrevista André Serpa, Vice-presidente da Neo4j para América Latina

André Serpa fala sobre a tecnologia de grafos e sua aplicação no setor financeiro e em inteligências artificiais

22 de novembro de 2023

Entrevista com Vito Fabbrizio, Managing Director da HID, partes I e II

Vito Fabbrizio falou sobre soluções de reconhecimento facial e maturidade tecnológica da América Latina em comparação com outros países.

30 de outubro de 2023

Em entrevista à Forbes USA, Alexey Khitrov presidente de ID R&D fala sobre autenticação biométrica e acessibilidade

O presidente de ID R&D Alexey Khitrov, fala sobre autenticação biométrica, acessibilidade e ascensão da IA

23 de outubro de 2023

Entrevista com Leidivino Natal, CEO da Stefanini Cyber

A Stefanini Cyber, venture de cibersegurança do Grupo Stefanini, e a SIGA OT Solutions, anunciaram uma parceria global.

17 de outubro de 2023

Entrevista com Luis Correia, da AET Europe, sobre o mercado ICP-Brasil

Luis Correia, da AET Europe, dá entrevista ao Crypto ID sobre o mercado ICP-Brasil e sobre as soluções da empresa neste mercado

16 de outubro de 2023

Entrevista com Fernando Parlangeli, da emnify, sobre IoT e a Futurecom 2023

Em entrevista ao Crypto ID, Fernando Parlangeli, da emnify, fala sobre o mercado de IoT, soluções da empresa e participação na Futurecom 2023

13 de outubro de 2023

Em entrevista ao Crypto ID, Maurício Coelho esclareceu dúvidas sobre a substituição da cadeia v5 pela v13 da ICP-Brasil

Maurício Coelho, diretor-presidente interino do ITI

No dia 29 de novembro de 2023, o Crypto ID realizou uma entrevista com o diretor-presidente interino do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Coelho.

O objetivo da entrevista foi esclarecer as principais dúvidas sobre a substituição da cadeia v5 pela v13 da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Na entrevista, Coelho esclareceu que a substituição da cadeia v5 pela v13 é uma sucessão natural, prevista, devida ao encerramento do ciclo de vida da v5.

O certificado raiz v5 da ICP-Brasil expirará em 02 de março de 2029, e nenhum certificado emitido sob uma cadeia pode ter vigência além do certificado que o antecede na cadeia hierárquica de confiança.

O diretor-presidente interino do ITI também explicou que a escolha da cadeia v13 para suceder a v5 foi feita por uma questão de continuidade. A v13 é a próxima cadeia livre na ICP-Brasil, e já existem outras cadeias vigentes para diferentes casos de uso e algoritmos criptográficos aplicados.

Coelho ainda destacou que não haverá diferenças significativas entre a cadeia v5 e a v13 do ponto de vista criptográfico e de aplicação (caso de uso). As duas cadeias usarão o mesmo algoritmo criptográfico (RSA), os mesmos tamanhos de chaves (4096 bits para ACs e 2048 bits para usuários finais), os mesmos períodos de vigência (até 13 anos para ACs e até 5 anos para certificados finais) e o mesmo caso de uso geral (S/MIME).

Leia a ítegra da entrevista.

Crypto ID: Quais foram as principais motivações para a substituição da cadeia v5 pela v13 na ICP-Brasil? A substituição já era prevista?

Maurício Coelho: Importante esclarecer que não se trata de uma substituição de cadeia, mas uma sucessão natural, normal, prevista, devida ao encerramento do ciclo de vida da cadeia v5, visto que a vigência do certificado raiz v5 da ICP-Brasil expirará em 02 de março de 2029. Como nenhum certificado emitido sob uma cadeia pode ter vigência além do certificado que o antecede na cadeia hierárquica de confiança, o certificado raiz da cadeia impõe um prazo máximo para a vigência de todos os certificados emitidos por ela.

Sendo assim, no caso da v5, cuja destinação é a emissão de certificados para o caso de uso S/MIME
(proteção de e-mails e assinaturas de documentos eletrônicos em geral), nenhum certificado, de AC ou de usuário final, poderá viger além de 02 de março de 2029. Daí a necessidade de se criar uma cadeia para suceder a v5 e dar condições à ICP-Brasil de continuidade na emissão de certificados digitais S/MIME.

Crypto ID: Porque pula da V5 para a V13?

Maurício Coelho: Lembrem-se de que temos outras cadeias vigentes na ICP-Brasil, para diferentes casos de uso e algoritmos criptográficos aplicados. Já temos até a cadeia v11 emitidas. Portanto, a próxima será a v12, que pretendemos usar para o caso de uso WEB SSL/TLS, e assim, seguir naturalmente até a v13, próxima cadeia livre.

Crypto ID: Quais são as principais diferenças entre a cadeia v5 e a v13?

Maurício Coelho: Do ponto de vista criptográfico e de aplicação (caso de uso) não haverá diferença. Teremos o mesmo algoritmo criptográfico (RSA), mesmos tamanhos de chaves (4096 bits para ACs e 2048 bits para usuários finais), mesmos períodos de vigência (até 13 anos para ACs e até 5 anos para certificados finais), mesmo caso de uso geral (S/MIME).

Crypto ID: Quais são as principais diferenças entre as duas versões e as vantagens da substituição?

Maurício Coelho: Complementando a resposta anterior, o que teremos de diferente entre as cadeias v5 e v13 são as Políticas de Certificado (PC) suportadas. Na v13 pretendemos trazer inovações, conforme já anunciado pelo ITI quanto à pauta modernizante da ICP-Brasil que se pretende implementar. Na cadeia v13, pretende-se deixar de suportar as PCs A1 (PF), A2, S1 a S4, manter as demais PCs e passar a suportar uma nova PC para os certificados de selo eletrônico, em substituição aos certificados de pessoa jurídica.

Quanto a vantagens, como explicado, não vemos como uma substituição, mas como uma sucessão e, portanto, não se trata de ter vantagens ou não, mas sim de um processo normal para a continuidade das operações da ICP-Brasil.

Crypto ID: A v13 trará alguma funcionalidade adicional a ICP-Brasil ou recurso que não estava presente na v5?

Maurício Coelho: Penso que esta pergunta já está respondida nas questões anteriores. Recomendo, entretanto, para quem quiser entender melhor a respeito da pauta modernizante citada, assistir à entrevista que concedi à CryptoID, quando então, naquela oportunidade, comentamos em mais profundidade sobre essa pauta.

Crypto ID: Quais serão os principais desafios enfrentados durante a substituição da v5 pela v13?

Maurício Coelho: Toda nova cadeia traz um trabalho operacional considerável, dada a necessidade de realização de cerimônias de emissão de certificados, além da AC Raiz, para todas as ACs subordinadas. Numa hierarquia grande como é o caso da ICP-Brasil, isso é trabalhoso e leva tempo. Outra questão importante é a propagação (distribuição) de todos os novos certificados, da AC Raiz e das ACs subordinadas à nova cadeia, para todas as aplicações usuárias, de modo que passem a reconhecer tal cadeia. Por fim, a questão da adaptação das aplicações usuárias às alterações de PCs pretendidas, ação determinante para o sucesso da nova cadeia.

Crypto ID: Quais são os passos após a implementação da v13?

Maurício Coelho: Já estamos trabalhando no assunto. Primeiramente, é preciso que o Comitê Gestor da ICP-Brasil (CG ICP-Brasil) seja reorganizado e recomposto, uma vez que, com a mudança de governo, tivemos alterações de ministérios que compunham o Comitê e de seus representantes. O CG ICP-Brasil é necessário para aprovar a emissão de nova raiz pelo ITI e as alterações de políticas de certificado pretendidas.

Após as aprovações no CG ICP-Brasil dá-se andamento às questões operacionais, com as realizações das cerimônias de emissão dos certificados novos da AC Raiz e ACs subordinadas, já com o devido suporte às PCs aprovadas. A partir de então, as ACs estarão habilitadas à emissão de certificados para os usuários finais.

Crypto ID: Quais serão os possíveis impactos para a ICP-Brasil considerando as entidades: Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz); Autoridades Certificadoras (ACs); Autoridades de Registro (ARs); Autoridades Certificadoras do Tempo (ACTs); Prestadores de Serviço Biométrico (PSBios) e Prestadores de Serviço de Suporte (PSS).

Maurício Coelho: Em termos de impactos, além dos operacionais já comentados, penso que a indústria ICP-Brasil deverá se preparar para adequar seus modelos de negócio às inovações que se pretende implementar, para melhor ofertar e prover os serviços que a sociedade e governos brasileiros esperam da ICP-Brasil.

Crypto ID: Você poderia falar sobre o cronograma de substituição e quando a v13 vai expirar?

Maurício Coelho: Tudo depende de quando o CG ICP-Brasil estará em condições de deliberar os assuntos apontados. Nossa expectativa, no momento, é que em algum momento do primeiro semestre de 2024 faremos a emissão do novo certificado raiz da ICP-Brasil (v13) e então daremos andamento às emissões das ACs subordinadas e, assim, os usuários poderão ter acesso a certificados sob esta nova cadeia. A cadeia v13 terá sua expiração coincidente com a do certificado raiz v13 a ser emitido, que terá 13 anos de validade, a partir de sua data de emissão..

Crypto ID: Para terminar, e tranquilizar os titulares dos certificados digitais ICP-Brasil, usuários terão algum impacto em relação a essa substituição? Precisarão trocar de certificado ou fazer algum tipo de procedimento?

Maurício Coelho: Não há com o que se preocupar. O processo de sucessão transcorrerá de forma natural e gradual, na medida em que os certificados vigentes sob a v5 forem normalmente expirando e, então, novos certificados sob a v13 forem emitidos. Não é preciso trocar os certificados. A cadeia v5 e os certificados a ela subordinados continuarão válidos e com prazos de vigência permitidos até 02 de março de 2029.

A entrevista do Crypto ID com Maurício Coelho foi uma oportunidade importante para esclarecer as principais dúvidas sobre a substituição da cadeia v5 pela v13 da ICP-Brasil. As respostas do diretor-presidente interino do ITI foram claras e objetivas, e ajudarão a garantir a continuidade da utilização de certificados digitais no Brasil.

ICP-Brasil lança nova Cadeia Criptográfica em 2024. Por Marcelo Buz

Certificação digital ICP-Brasil poderá atestar poderes de representação

Crypto ID entrevista Geraldo Ramos, Co-founder e CEO da Moises.ai sobre IA na indústria musical

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

TAGS

icp-brasil